Miradouro da Vitória: uma vista espetácular no Porto

Envie este artigo para alguém que você gosta!

Sabe aquela sensação de encontrar um lugar escondido, no meio da cidade, durante uma caminhada sem rumo? É assim que me senti na primeira vez que visitei o Miradouro da Vitória, no Porto, em 2011.

Na verdade, eu e a Pri ainda sentimos isso quando vamos ao norte de Portugal e escolhemos passar propositadamente nesse mirante, seja em busca de um momento de tranquilidade ao ver a “antiga, mui nobre, sempre leal e Invicta cidade do Porto”, o rio Douro e a bonita paisagem da Vila Nova de Gaia do alto, seja para fazer novas fotos a qualquer hora do dia.

icon-hotelReserve o seu hotel no Porto pelo Booking com opção de cancelamento gratuito

Miradouro da Vitória: uma vista espetácular no Porto

Confesso que, ao passar pelo portão deste miradouro, a primeira impressão que se tem é de abandono. O terreno é de propriedade privada e, infelizmente, não é bem conservado (veja que interessante a posição de JA Rio Fernandes sobre a privatização deste espaço público e histórico).

Portão de acesso ao Miradouro da Vitória

Portão de acesso ao Miradouro da Vitória

A boa notícia é que, contrário do que parece, ao menos não é proibido entrar ali. Todos os visitantes podem admirar de forma livre a vista dentro daquele pequeno espaço. Ainda bem!

O que dá para ver a partir do Miradouro da Vitória?

Uma coisa que eu ainda não disse, mas que você já deve ter percebido, é que a palavra miradouro, em Portugal, tem o mesmo significado de mirante, no Brasil. Dito isso, listo aqui quais são os principais pontos que dá para avistar a partir do Miradouro da Vitória, para que você possa identificar durante a sua visita:

Vista a partir do Miradouro da Vitória no Porto, Portugal

1. Ponte D. Luís I

Essa é a principal ponte – e mais emblemática – que liga o Porto a Vila Nova de Gaia, cruzando o Rio Douro. Projetada por Teófilo Seyrig, discípulo de Gustave Eiffel, ela tem acesso pedestre tanto em sua parte superior, como na inferior (aliás, vale a pena atravessá-la por cima e por baixo a pé, é um percurso muito bonito).

2. Miradouro do Mosteiro da Serra do Pilar

De miradouro para miradouro! O Miradouro do Mosteiro da Serra do Pilar é um dos bons motivos para cruzar o Rio Douro pela parte superior da Ponte D. Luís I (mas, veja bem, não o único!). Mais uma oportunidade de ver o Porto e Vila Nova de Gaia por cima e com uma diferente perspectiva, sobretudo em um fim de tarde.

3. Igreja e Convento dos Grilos/ Igreja de São Lourenço

A fachada da Igreja e Convento dos Grilos (Igreja de São Lourenço) impressiona a partir deste mirante. Mas, de pertinho, ainda mais. Aproveite e conjugue a visita com a Sé Catedral e o Paço Episcopal.

4. Paço Episcopal

São mais de 600 anos de história. D. António Francisco, bispo do Porto, define o Paço Episcopal como “um palácio habitado não por reis, mas por bispos“. Está aberto a visita cinco dias da semana, menos as quartas e aos domingos.

Vista a partir do Miradouro da Vitória no Porto, Portugal

5. Sé do Porto

A Sé do Porto começou a ser erguida no século XII, com uma arquitetura romana-gótica. Assim como muitas igrejas portuguesas, com o passar dos anos sofreu diversas modificações. A mais recente aconteceu já no século XX.

Vista a partir do Miradouro da Vitória no Porto, Portugal

Faça um ensaio fotográfico no Porto

6. Palácio da Bolsa

Aqui nessa imagem apenas é possível enxergar a cúpula de vidro do Palácio da Bolsa, edifício construído na segunda metade do século XIX. Em seu interior, estão salas lindíssimas que mesclam diversos tipos de arquitetura. A visita é guiada e precisa de marcação. Programe-se!

7. Caves de Vinho e Vila Nova de Gaia

É em Vila Nova de Gaia que ficam as caves do Vinho do Porto. É possível ver a fachada de várias delas na Avenida Diogo Leite e também nas ruas acima. Quem sabe você não reconhece aquela que já provou um bom vinho? ;)

Como chegar ao Miradouro da Vitória?

A Livraria Lello e o Palácio da Bolsa são duas boas referências para chegar até o Miradouro da Vitória, pois ele está próximo a esses dois pontos emblemáticos da cidade do Porto.

Rua de acesso ao Miradouro da Vitória, no Porto, em Portugal

A partir da Lello ou da Torre dos Clérigos, desça a Rua de São Bento da Vitória até o final, que irá dar de frente com o portãozinho de entrada. Do Palácio da Bolsa, localizado na Rua Ferreira Borges, suba até a Rua Belmonte, vire a esquerda, e entre nas Escadas da Vitória. O mirante estará logo acima.

Endereço: Rua de São Bento da Vitória, 11
Aberto todos os dias, das 9h às 20h


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Viaje a Portugal com segurança

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

O Cultuga precisa do seu apoio para permanecer ativo!

Estamos há 10 anos no ar produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa para viajantes brasileiros e apaixonados por Portugal. Frente a pandemia, precisamos da sua parceria para que esse trabalho continue sendo feito e esteja disponível a todos.

Veja de que forma que você pode colaborar com o Cultuga:

 Conheça o nosso clube de membros do Apoia-se

Participe das nossas lives sobre cultura portuguesa aos domingos no YouTube

Leu um artigo que foi útil para você? Compartilhe-o com alguém que você gosta, no seu grupo de amigos ou nas redes sociais!

Siga o Cultuga no Instagram, no Facebook e no YouTube

Conheça os serviços que nós promovemos para quem viaja por Portugal

Agradecemos o seu carinho e suporte!

Apoie o Cultuga

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 36 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

2 Comentários

Deixe um comentário