Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Os últimos anos de Ayrton Senna foram em Portugal, quando fixou residência em uma casa no Algarve ao lado de Adriane Galisteu e sua cadelinha Kinda.

    Conheça mais curiosidades sobre esse período de Senna no país.

    Os últimos anos de Ayrton Senna em Portugal

    De acordo com o grande amigo e banqueiro Antonio Almeida Braga, o Braguinha, que foi o intermediador da compra da casa de Ayrton Senna em Portugal, o piloto “queria um local parecido com a Inglaterra, mas com sol“.

    Aliás, Braguinha chegou a receber Senna diversas vezes em sua Quinta Penalva, em Sintra – principalmente durante os GPs de Estoril e antes das corridas europeias.

    Entretanto, a casa que ele sugeriu a Ayrton Senna em Portugal estava localizada mais a sul do país, na região do Algarve.

    O ano era de 1991 quando Ayrton Senna decidiu, então, comprar essa residência na Quinta do Lago – localizada a 25 minutos do Aeroporto de Faro, onde mantinha também o seu jatinho.

    Você sabia?

    A primeira vitória de Ayton Senna foi no Grande Prêmio de Estoril, em Portugal, no dia 21 de abril de 1985. :)

    Hoje em dia, o autódromo, que fica a 30km de Lisboa, não recebe mais corridas de Fórmula 1.

    Casa Ayrton Senna em Portugal
    Casa que Ayrton Senna morou no Algarve – Foto: Reprodução

    Em 1992, Senna propôs para Adriane uma mudança definitiva para Portugal. Então, levaram todos os pertences importantes e viveram na residência do Algarve até o dia do acidente, em 1º de maio de 1994, no autódromo de Ímola.

    No mesmo dia do falecimento de Senna, Adriane recebeu uma chamada da família do piloto, que pedia sua saída imediata da casa da Quinta do Lago.

    Casa Ayrton Senna em Portugal
    Casa de Ayrton Senna em Portugal, na Quinta do Lago – Foto: Reprodução

    Em 2011, a mansão com 10,5 mil m², seis suítes, sete banheiros, living, cozinha, sala de TV, sala de jogos, área externa com piscina aquecida, quadra de tênis e campo de futebol e de golfe, além de uma casa de hóspedes anexada com três suítes, sala e cozinha, foi colocada à venda.

    Hoje, essa casa não pertence mais a família de Ayrton Senna.

    Ayrton Senna tinha uma cachorrinha portuguesa

    Ayrton Senna em Portugal
    Ayrton Senna e sua cachorrinha Kinda – Foto: Reprodução

    Kinda também tem raízes portuguesas – é da raça Cão d’Água Português.

    A cadelinha nasceu em Portugal, foi levada pelo piloto para Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, e, quando firmou residência no Algarve, carregou novamente a fiel companheira para o seu país de origem.

    Veja aqui mais memórias de Ayrton Senna no Algarve

    Como está a casa que Ayrton Senna morou em Portugal atualmente?

    A Quinta do Lago, onde se encontra a antiga casa de Ayrton Senna em Portugal, é uma espécie de bairro de luxo que conta com casas (disponíveis para venda e aluguel), restaurantes, hotéis e campos de golfe.

    Em novembro de 2019, fomos até lá para conhecer a avenida que o homenageia e também a fachada da antiga casa de Ayrton Senna no Algarve.

    Contrário do que muita gente pensa, a casa não se encontra na Avenida Ayrton Senna. Ela está em uma travessa, na Rua Sado (número 30/ 31 – casa 14). Entretanto, são bem fáceis de encontrar e o acesso as ruas são livres.

    Casa Ayrton Senna Algarve Portugal
    Fachada atual da casa em que viveu Ayrton Senna no Algarve, em Portugal
    Avenida Ayrton Senna Algarve Portugal
    Esta é a Avenida Ayrton Senna, na Quinta do Lago, no Algarve
    Homenagem Ayrton Senna Algarve Portugal
    Placa na Quinta do Lago, uma homenagem a Ayrton Senna no Algarve

    Quinta do Lago: uma opção de hospedagem no Algarve

    Toda a área envolvente da Quinta do Lago é bem preservada e muito bonita. Há restaurante e uma área livre para passeios a beira do lago.

    Para quem viaja ao sul de Portugal, também pode se hospedar por aqui, se desejar – e os preços não são astronômicos, não!

    Veja o Lakeside Country Club e o Encosta do Lago Resort, que são excelentes opções 4 estrelas e ficam bem pertinho de onde o Ayrton Senna viveu, dentro da Quinta do Lago.

    Viaje a Portugal com tudo organizado
    ver disponibilidade

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    12 Comentários

    1. Selma Guardiano Swenson em

      Estou emocionadíssima até as lágrimas. Amo AYRTON como u’a mãe AMA o SEU FILHO. (eu não tive filhos) Obrigada por essa lembrança Sempre que vejo o AYRTON meu coração fica partido em mil fragmentos. Para mim ele NÃO MORREU porque “NINGUÉM MORRE QUANDO É LEMBRADO.”

      • Priscila Roque em

        Selma,
        Você tem toda a razão. Há admiradores de Ayrton Senna espalhados por diversos países, mas todos têm um sentimento em comum: um grande amor pela figura que ele foi e o que representa ainda hoje. Eu também prefiro pensar que ele não morreu. Suas conquistas e a grande paixão que tinha por seu trabalho continuam refletidos em todos nós. É como algo que li hoje: todo mundo se lembra do que estava fazendo no momento do acidente, tamanho foi o impacto na vida das pessoas. O carinho e a lembrança permanecem pelo tempo que quiseremos. E pode ser para sempre!
        Um grande beijo!

      • Monica Guerreiro em

        Verdade,ele não morre enquanto lembramos,???????????????? estará seguramente num plano muito elevado!!! Um extraordinário ser humano ♥️????????????????

    2. Boa tarde Priscila, estou gostando muito de suas dicas, estarei pela primeira vez em Portugal agora em Outubro (já esta chegando!!!) e vamos visitar o Algarve.
      Claro que como brasileiros, gostaríamos muito de visitar a casa onde nosso querido Ayrton Senna viveu nessa linda terra, mas não estou encontrando em lugar nenhum as indicações de como chegar até lá.
      Vc poderia me ajudar??
      Te agradeço “imenso”.
      Um grande abraco

      • Olá, Jussara
        Tudo bem?

        Fico feliz que esteja gostando das dicas do Cultuga! :)

        Atualmente, a casa onde ele passava férias fica dentro da Quinta do Lago, um resort turístico de luxo, com quartos e casas para alugar, restaurantes e golfe: https://www.quintadolago.com/pt/

        Um abraço e boa viagem!

            • Na verdade o Rubens morou na zona do Estoril, segundo ele informou em seu Instagram passado ano, quando esteve ca novamente para ver a corrida de seu filho no Circuito do Estoril.

    Deixe um comentário