PORTUGAL NA PANDEMIA: eventos podem ser adiados ou cancelados; atrações e estabelecimentos podem funcionar sob horário e regime especiais. Acompanhe aqui as atualizações da Covid-19
Hum… Caldo Verde e friozinho é uma combinação perfeita, não é? Agora que as temperaturas caíram um pouco no Brasil, essa é uma ótima oportunidade para matar as saudades daqueles sabores do outro lado do Atlântico e que podem ser replicados em qualquer cozinha. Quer aprender a fazer uma deliciosa receita de Caldo Verde português?
A minha história com o Caldo Verde…
Apesar de ser paulistano, grande parte da minha família é de Bauru, interior de São Paulo. E foi por lá que passei boa parte da minha infância.
Quando o frio batia na porta da casa dos meus pais, era sinal que a época das festas portuguesas, principalmente as da Associação Luso Brasileira de Bauru, estavam chegando.
Geralmente, nós participávamos. Mas, quando não dava para ir, a minha mãe ou a minha vó paterna botavam a “mão na massa” para trazer esses sabores para dentro de casa.
Por ainda guardar essa lembrança com muito carinho, a minha mãe resolveu compartilhar aqui no Cultuga uma receita que ela faz sempre.
Se você quer aprender a fazer um Caldo Verde português, tenho a certeza você vai gostar bastante.
Acompanhe o passo a passo:
Receita de Caldo Verde português
Ingredientes (receita para 6 pessoas)
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho triturados
- 5 a 6 folhas de couve manteiga picadas sem o talo
- 1 litro e meio de água
- 6 batatas grandes ou 8 médias descascadas e cortadas em fatias finas
- 4 gomos de linguiça* fina cortados em rodelas finas
- Azeite, sal e pimenta do reino ou pimenta calabresa moída a gosto
*A linguiça substituiu no lugar do chouriço porque nem sempre é fácil de encontrar esse embutido típico português em todas as cidades do Brasil
Modo de preparo
2. Em uma assadeira antiaderente, coloque as rodelas de linguiça e leve ao forno até ficarem crocantes. Reserve.
3. Em uma panela grande, de preferência funda, frite a cebola picada e o alho triturado em azeite. Se desejar, aproveite esse momento para colocar a pimenta do reino ou a pimenta calabresa moída.
5. Coloque 1 litro e meio de água para ferver. Quando as batatas já estiverem coradas, acrescente a água fervida para cobri-las. Cozinhe das batatas até que elas fiquem despedaçando. Se necessário, acrescente mais água para deixá-las bem macias.
6. Acrescente a couve já picada (não é necessário escaldar a couve. Se você preferir, pode deixá-la na peneira e jogar água fervente. Mas seja rápido para que ela não perca a crocância). Acrescente a linguiça assada e ferva o preparo para apurar o sabor. Atenção: não deixe de provar o sal depois de colocar a linguiça.
Bom apetite :)
Doces portugueses que você precisa experimentar
Este conteúdo foi útil para você? ❤
Estamos há 10 anos produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa e o turismo cultural e criativo de Portugal de forma independente. Você se identifica com essa proposta?
♥ Acompanhe o nosso canal no YouTube
♥ Colabore via PayPal para continuarmos ativos
♥ Conheça nossas experiências para quem viaja a Portugal
Viaje a Portugal com segurança ✈
SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!
ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.
HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!
TRANSFERS EM PORTUGAL
Conheça o Vinícius e sua equipe! Eles terão enorme carinho em receber você em segurança e tranquilidade no aeroporto.
16 Comentários
ótima receita estão de parabéns gostei. continuem assim.
:)
Peço desculpe essa não é de todo a receita do Caldo Verde Portugues que é de origem Minhota , posso passar mas procurando na cozinha tradicional Portuguesa encontrarão , para ter o caracteristico sabor tem que ser feita com couve Galega e basta cozer a cebola com os alhos uma folha de louro , ( tirar a folha de louro após a cozedura ) passar na varinha juntar a couve um bom fio de azeite cozer a couve (que nao deve ficar demadiado cozida … ) servir com rodelas de chouriço crú !! Bom apetite
Desculpem esqueci as batatas no caldo verde , cozem junto com a cebola e os alhos !!
Agradecemos as sugestões e as dicas, Conceição! :)
Um grande abraço!
Hummm, já esta na hora de fazer de novo….friozinho chegando por aqui!
Isso é muito bom saber, Carmen!
Caldo Verde combina tão bem com o friozinho.
Um grande abraço e bom apetite :)
Adorei suas receitas….farei com certeza. Mto obrigado.
De nada, Jussara!
Ficamos felizes que tenha gostado das receitas! 😃
Um grande abraço e bom apetite!
hoje na televisao americaa vi um programa de portugal narrado por jornalista america seu eh zimmeran fiquei encantado com lisboa meus proximo viagem que visitar esta linda terra portuguesa
Olá, Eulalio
Tudo bom?
Lisboa é realmente linda. Você vai gostar muito daqui e de outras cidades portuguesas fantásticas!
Um grande abraço!
A receita parece boa, mas como Filha de Português lhe digo com todo respeito não é um Caldo Verde a moda Portuguesa. O legítimo Caldo Verde cai somente batatas, couve, azeite de oliva e copa ou chouriço português. ??
Vou testar a receita hoje.
Que bom saber, Don!
Espero que tenha sido um sucesso.
Um grande abraço!
Adorei a receita do verdadeiro caldo verde ..
Fazia diferente….sem mto sabor ..
Que bom saber, Marlizia! :)
Agradeço o feedback.
Um grande abraço e bom apetite!