Aprenda a receita de Caldo Verde português

Envie este artigo para alguém que você gosta!

Hum… Caldo Verde e friozinho é uma combinação perfeita, não é? Agora que as temperaturas caíram um pouco no Brasil, essa é uma ótima oportunidade para matar as saudades daqueles sabores do outro lado do Atlântico e que podem ser replicados em qualquer cozinha. Quer aprender a fazer uma deliciosa receita de Caldo Verde português?

A minha história com o Caldo Verde…

Apesar de ser paulistano, grande parte da minha família é de Bauru, interior de São Paulo. E foi por lá que passei boa parte da minha infância. Quando o frio batia na porta da casa dos meus pais, era sinal que a época das festas portuguesas, principalmente as da Associação Luso Brasileira de Bauru, estavam chegando. Geralmente, nós participávamos. Mas, quando não dava para ir, a minha mãe ou a minha vó paterna botavam a “mão na massa” para trazer esses sabores para dentro de casa.

Por ainda guardar essa lembrança com muito carinho, a minha mãe resolveu compartilhar aqui no Cultuga uma receita que ela faz sempre. Se você quer aprender a fazer um Caldo Verde português, tenho a certeza você vai gostar bastante. Acompanhe o passo a passo:

Receita de Caldo Verde português

Ingredientes (receita para 6 pessoas)

  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho triturados
  • 5 a 6 folhas de couve manteiga picadas sem o talo
  • 1 litro e meio de água
  • 6 batatas grandes ou 8 médias descascadas e cortadas em fatias finas
  • 4 gomos de linguiça* fina cortados em rodelas finas
  • Azeite, sal e pimenta do reino ou pimenta calabresa moída a gosto

*A linguiça substituiu no lugar do chouriço porque nem sempre é fácil de encontrar esse embutido típico português em todas as cidades do Brasil 

Modo de preparo

1. Prepare os ingredientes antes de começar

1. Prepare os ingredientes antes de começar

receita_caldo_verde_portugues_cultuga_2

2. Em uma assadeira antiaderente, coloque as rodelas de linguiça e leve ao forno até ficarem crocantes. Reserve.

receita_caldo_verde_portugues_cultuga_3

3. Em uma panela grande, de preferência funda, frite a cebola picada e o alho triturado em azeite. Se desejar, aproveite esse momento para colocar a pimenta do reino ou a pimenta calabresa moída.

4. Acrescente as batatas fatiadas e as refogue para pegar o sabor dos temperos.

4. Acrescente as batatas fatiadas e as refogue para pegar o sabor dos temperos.

5. Coloque 1 litro e meio de água para ferver. Quando as batatas já estiverem coradas, acrescente a água fervida para cobri-las. Cozinhe das batatas até que elas fiquem despedaçando. Se necessário, acrescente mais água para deixá-las bem macias.

5. Coloque 1 litro e meio de água para ferver. Quando as batatas já estiverem coradas, acrescente a água fervida para cobri-las. Cozinhe das batatas até que elas fiquem despedaçando. Se necessário, acrescente mais água para deixá-las bem macias.

6. Acrescente a couve já picada (não é necessário escaldar a couve. Se você preferir, pode deixá-la na peneira e jogar água fervente. Mas seja rápida para que ela não perca a crocância).

6. Acrescente a couve já picada (não é necessário escaldar a couve. Se você preferir, pode deixá-la na peneira e jogar água fervente. Mas seja rápido para que ela não perca a crocância). Acrescente a linguiça assada e ferva o preparo para apurar o sabor. Atenção: não deixe de provar o sal depois de colocar a linguiça.

Sirva com azeite e pão e acompanhe com um bom vinho tinto português!

Sirva com azeite e pão e acompanhe com um bom vinho tinto português!

Bom apetite :)

Doces portugueses que você precisa experimentar


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Viaje a Portugal com segurança ✈

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

TRANSFERS EM PORTUGAL
Conheça o Vinícius e sua equipe! Eles terão enorme carinho em receber você em segurança e tranquilidade no aeroporto.

Veja como ficar mais perto da gente ❤

Estamos há 10 anos no ar produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa e turismo cultural e criativo para viajantes brasileiros!

♥ Seja membro em nosso Apoia-se (há vários mimos mensais!)

Participe das nossas lives temáticas aos domingos no YouTube

Siga o Cultuga no Instagram, no Facebook e no YouTube

Conheça as experiências que temos disponíveis para quem viaja a Portugal

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 36 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

14 Comentários

    • Avatar
      Conceição Narciso em

      Peço desculpe essa não é de todo a receita do Caldo Verde Portugues que é de origem Minhota , posso passar mas procurando na cozinha tradicional Portuguesa encontrarão , para ter o caracteristico sabor tem que ser feita com couve Galega e basta cozer a cebola com os alhos uma folha de louro , ( tirar a folha de louro após a cozedura ) passar na varinha juntar a couve um bom fio de azeite cozer a couve (que nao deve ficar demadiado cozida … ) servir com rodelas de chouriço crú !! Bom apetite

  1. Avatar

    hoje na televisao americaa vi um programa de portugal narrado por jornalista america seu eh zimmeran fiquei encantado com lisboa meus proximo viagem que visitar esta linda terra portuguesa

    • Rafael Boro

      Olá, Eulalio
      Tudo bom?
      Lisboa é realmente linda. Você vai gostar muito daqui e de outras cidades portuguesas fantásticas!
      Um grande abraço!

  2. Avatar

    A receita parece boa, mas como Filha de Português lhe digo com todo respeito não é um Caldo Verde a moda Portuguesa. O legítimo Caldo Verde cai somente batatas, couve, azeite de oliva e copa ou chouriço português. ??

Deixe um comentário