O Porto encanta? A Rita garante que sim!

Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

“Tudo começou quando, há 60 anos, o meu pai saiu de Miranda do Douro (em Trás-os-Montes) e a minha mãe saiu de Satão (em Viseu) e foram cada qual com a sua família para uma terra chamada Brasil.

Lá em São Paulo o destino os uniu. Casaram, tiveram seus dois filhos – eu e o meu irmão – e nunca mais voltaram a Portugal.

Nasci e vivi em São Paulo, onde me formei em Comunicação Social, Publicidde e Propaganda. Depois de muitas voltas que a vida me obrigou a dar, resolvi vir conhecer a terra dos meus pais, as suas origens e ficar por aqui um tempo. A ideia era morar em Barcelona e voltar para o Brasil depois de uns 3 anos.

Só que o destino me trouxe ao Porto, uma cidade que me encantou. Assim como um fotógrafo portuense. Casei. Com o fotógrafo e com a cidade.

rita_oportoencanta_2

Barcelona ficou apenas para as visitas que lá faço uma vez ou outra. Porque o meu lugar é o Porto.

E, por isso, há quase 3 anos, comecei a escrever o blog O Porto Encanta, para mostrar às pessoas a minha paixão por esta cidade.

A ideia era mostrar a cidade para os brasileiros, com o objetivo deles incluirem o Porto nos seus roteiros de viagens para a Europa. Mas, para minha surpresa, os próprios portuenses adoram o blog e os portugueses que vivem em outras cidades ou países também.

Lá se vão quase 10 anos de Portugal e de Porto. Hoje sinto-me portuense e paulistana 50-50%.

A vida em Portugal me seduziu por completo: aqui aprendi a apreciar cada vez mais a cultura, a gastronomia e os vinhos. Aprendi a respeitar as diferenças e a valorizar as coisas simples da vida.

rita_oportoencanta_3

Por incrível que pareça, descobri o valor de cada estação do ano e o que cada uma dela pode nos oferecer. Descubro, dia após dia, que a felicidade não é um estado geográfico, mas sim, um estado da alma.

Uma coisa nunca me abandona: a saudades da minha família e dos meus amigos do Brasil.”

Rita Branco
O Porto Encanta

Você também tem uma história especial com Portugal e gostaria de vê-la publicada aqui no Cultuga? Escreva para nós!

Boas escolhas para sua viagem a Portugal

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal com a Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Utilizamos o Booking para reservas há mas de 15 anos. Apartamentos turísticos, casas típicas rurais e excelentes hotéis com cancelamento gratuito!

Conheça os serviços do Cultuga!

icon-carroTRANSFER E TOURS
Tenha uma viagem a Portugal tranquila com os transfers e tours do Vinícius e sua equipe!

TOURS A PÉ
Conheça Lisboa a pé com os nossos tours históricos e culturais!

icon-tourTOUR DE TUK TUK
Quer ter uma experiência divertida? A Kamila vai te levar em um tour de tuk tuk!

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos para fazer o seu ensaio fotográfico!


Não sabe por onde começar a organizar sua viagem para Portugal? Veja aqui as nossas recomendações!


 

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

6 Comentários

  1. Avatar
    Jose Luiz Pontes Macedo em

    Cara Pricila
    Parabéns pelo belo trabalho que esta realizando. Espero que você possa me ajudar.
    Cheguei do Porto semana passada, tenho cidadania portuguesa , moro e trabalho aqui no Rio de Janeiro. Fiquei tão encantando com o Porto que acabei por comprar, ou melhor, manifestar interesse de compra em um imóvel na Ribeira. A duvida é: Por se tratar de imóvel remodelado, em fase final de obra, o mesmo esta sendo passado com contrato de cedência de posição do primeiro proponente. Sendo que deverei pagar um determinado valor já pago pelo primeiro proponente, acrescido do lucro que o mesmo esta obtendo . O restante segundo promessa de venda já enviada, deverá ser pago na ocasião da escritura definitiva, o que esta previsto para Maio. Que certidões/ documentos, devo solicitar ao proponente vendedor, para que eu possa transferir o dinheiro com tranquilidade. Caso não possa me ajudar, peço que indique alguém por ai que possa me ajudar Ok. Muito Obrigado. Seu site esta show. Abçs

  2. Avatar

    Olá Priscila!
    Vivi no Porto no ano de 2013. Desejo retornar à Portugal em Janeiro de 2016 (Inverno!). Mas gostaria de alugar um apartamento na região da Costa próxima à Lisboa. A ideia inicial é Setubal. O que achas?

    Estou preocupada com o custo de vida. Pensas que consigo um T2 mobiliado com o básico, confortável ( aquecimento) e em bairro agradável ( alguma opção de bairro?) em torno de 500 euros para 30 dias?

    Caso seja possível envia uma mensagem para o meu email?

    Parabéns pelo Blog!
    Abraço,
    A.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Alice!
      Como vai?
      Não sei se entendi bem a questão que propôs. Você deseja morar na região de Setúbal ou passar as férias de 1 mês por lá?
      Para viver, Setúbal pode ser uma opção. Para passear, escolheria Cascais. Na minha opinião, Cascais tem uma estrutura melhor para o turista e de acesso a Lisboa. Mas se é para viver, realmente Setúbal pode ser mais barato e interessante. Entretanto, essa questão é bastante pessoal e varia de acordo com o que você planeja para a sua rotina.
      Com relação a Setúbal conheço somente o centro histórico, então, infelizmente não posso ajudá-la. Para cotar preços de imóveis, creio que o ideal seja fazer uma pesquisa diretamente em sites direcionados. Para alugar por um longo tempo, por exemplo: http://www.imovirtual.com/ Para alugar por temporada, por exemplo: http://www.homestay.com
      Boas pesquisas!

  3. Avatar
    Rosemeire De Melo Telheiro em

    Olá, Priscila Roque. Adorei seu blog, estou prestes a me mudar para o Porto, pois meu marido foi contratado para trabalhar em Leca do Bailo, gostaria de dicas de onde alugar, pois hoje moro em Santos-SP, amamos aqui. Estamos até em dúvida em fazer essa mudança, devido ao clima que estamos acostumados aqui. O que vc me indica? Desde já, obrigada. Abs.

    • Priscila Roque

      Olá, Rosemeire
      Como vai?
      Como vivo em Lisboa, não posso ajudá-la com sugestões de onde viver nos arredores do Porto, pois não conheço a área com profundidade – somente as áreas turísticas. O ideal é que vocês fiquem em um apartamento temporário ao chegarem a cidade para depois procurar, junto as imobiliárias locais, as melhores opções que possam se adequar ao que procuram.
      O clima é bem diferente de Santos, sim. Entretanto, poderão se adaptar – sobretudo pelas belezas do norte e do país como um todo.
      Um forte abraço

Deixe um comentário