Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Há algo que está sempre em nosso imaginário que são os palácios de Portugal, não é? Afinal, o que há por dentro de construções tão luxuosas e históricas? Como são os mobiliários? Como eram os costumes da época em que foram construídos e utilizados?

    Em tempos de pandemia, as viagens para conhecer tudo isso pessoalmente ficaram em segundo plano.

    Mas, enquanto pacientemente esperamos e cuidamos da nossa saúde, podemos aproveitar os tours virtuais para sentir um pouquinho de como são esses espaços.

    Há uma ferramenta bastante interessante do Google, o Street View, que pouco utilizamos para percorrer lugares interiores. Geralmente, fazemos uso para conhecer melhor as ruas, as avenidas e as construções exteriores.

    Entretanto, alguns palácios de Portugal tiveram seus espaços interiores capturados pelo Google e podem ser vistos em 360º. Ou seja, com o seu mouse, poderá navegar por esses espaços como se pudesse reproduzir a sensação de olhar para cima, para baixo, para os lados…

    Para fazer a visita virtual, basta utilizar os comandos da tela.

    As setas que estão no chão fazem você “caminhar” pelo espaço.

    Se você clicar e segurar em qualquer ponto da imagem, poderá movimentar para cima, para baixa ou para os lados.

    Na lateral direita de cada imagem, há também o zoom e uma bússola, que podem ser acionados para tornar a sua experiência mais interessante.

    Espero que esse artigo deixe os seus dias de confinamento mais leves, que possa te inspirar. :)

    Experimente: tour virtual pelos palácios de Portugal!

    Palácio Nacional da Pena, em Sintra

    O Palácio Nacional da Pena é um dos mais emblemáticos de Portugal. É aquele palácio super colorido (que parece até um castelo) no topo da Serra de Sintra.

    O rei (consorte) responsável por sua construção, D. Fernando II, é um sujeito típico do século XIX, romântico. E, em busca de um local para o seu palácio dos sonhos, encontrou nas ruínas do antigo Mosteiro de Nossa Senhora da Pena de Sintra, de 1503, o espaço perfeito.

    Aqui nessa experiência você poderá percorrer algumas de suas salas, ver o mobiliário, obras de arte, lustres glamurosos… Enfim, ter uma ideia do que há em seu interior.

    Ah, e se você quiser aprofundar o seu conhecimento, recomendo que leia aqui o nosso artigo mais completo sobre a história desse palácio de Portugal.

    Palácio de Monserrate, em Sintra

    Diferente de todos os palácios portugueses aqui deste artigo, o Palácio de Monserrate não tem ligação direta com a monarquia de Portugal.

    Ele fica inserido em um dos jardins mais bonitos do país, na encantadora vila de Sintra.

    Aliás, este palácio também é uma referência arquitetônica do Romantismo em Portugal, com influências góticas, indianas e mouriscas – de deixar o queixo caído.

    Claro que o tour virtual não chega perto da experiência real que é estar lá, pois a visita pessoal também inclui um bom material sobre sua história.

    Entretanto, desfrute dessas imagens que, certamente, vão enriquecer o seu olhar cultural.

    Ah, e se você tiver planos futuros de conhecê-lo pessoalmente, temos aqui a sugestão de um roteiro para você fazer em Sintra.

    Palácio Nacional de Queluz: por dentro do Quarto D. Quixote

    Você sabia que o D. Pedro I do Brasil (o D. Pedro IV de Portugal) nasceu e morreu no mesmo quarto? Esse quarto fica dentro do Palácio Nacional de Queluz, pertinho da vila de Sintra.

    Nesta visita virtual, você poderá conhecer o famoso Quarto D. Quixote e dar uma pequena volta pelas demais dependências do palácio.

    Uma história que também está intimamente ligada ao período da fuga da família real portuguesa das Invasões Francesas para o Brasil.

    LEIA TAMBÉM: Veja aqui uma seleção especial de castelos portugueses

    Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa

    O Palácio Nacional da Ajuda foi a última residência da família real portuguesa em Lisboa (somente a título de curiosidade, a monarquia portuguesa caiu em 1910).

    Para quem conhece Lisboa, esse palácio fica em um bairro vizinho a Belém. Aliás, quem sobe ao Padrão dos Descobrimentos, consegue ver claramente o Palácio da Ajuda no alto.

    Aproveite essa visita virtual para percorrer alguns de seus corredores e identificar os gostos pessoais dos últimos reis de Portugal.

    Palácio Nacional de Mafra

    A biblioteca do Palácio Nacional de Mafra é uma das mais bonitas de Portugal e das mais importantes da Europa.

    É impossível ficar indiferente a grandiosidade de seu acervo com 36 mil volumes.

    Nesta visita virtual, você poderá percorrer o corredor da biblioteca deste palácio em Portugal e também conhecer mais algumas salas desse complexo, que não compreende só as alas reais, mas também de um antigo convento.

    Um complexo conhecido, principalmente, por seu principal morador e idealizador: o excêntrico rei D. João V.

    LEIA TAMBÉM: Roteiro completo em Coimbra (incluindo a incrível Biblioteca Joanina)

    Palácio Nacional de Sintra

    Dos palácios de Portugal aqui citados, este é o que nos leva em uma viagem ainda mais distante no tempo.

    Em sua origem, está um antigo palácio mouro, anterior a Reconquista Cristã e ao que conhecemos hoje pelo território de Portugal.

    O primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, conquistou Sintra aos Mouros em 1147. Entretanto, foi só no século seguinte que a coroa portuguesa passou a utilizar este palácio efetivamente.

    Percorrer seus corredores é ver o gosto dos monarcas ao longo dos séculos e as marcas que cada um deixou, presentes até os dias de hoje.

     

    Você já conhecia algum desses palácios em Portugal? Me conta qual foi aquele que você mais gostou!

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    Deixe um comentário