Tour virtual em Portugal: conheça lugares e exposições sem sair de casa

PORTUGAL NA PANDEMIA: acompanhe aqui as atualizações da Covid-19

Em época de pandemia da Covid-19 pelo mundo, estamos recolhidos em casa e cheios de vontade (e saudade) de desfrutar espaços culturais, de conhecer histórias, de absorver boas energias. De visitar Portugal, de conhecer lugares novos.

Pensando nisso, separamos dicas interessantes que você pode aproveitar nesse período para permanecer pertinho de Portugal fazendo um tour virtual!

Quem sabe esses locais não inspiram também a sua próxima viagem?

Tour virtual em Portugal: conheça lugares e exposições sem sair de casa

Exposição de Corpus Christi no antigo Convento da Graça (Lisboa)

Tour virtual em Portugal: exposição em Lisboa

Ao acessar o link da visita virtual, use o seu mouse para percorrer a sala e clique nas bolinhas azuis para ler as legendas

Somente a visita ao antigo Convento da Graça para ver os belíssimos painéis de azulejos que revestem o seu interior já valeria muito a pena.

Porém, além de ter a oportunidade de percorrer virtualmente uma parte deste espaço (com direito a ver os detalhes dos painéis e suas devidas referências), você poderá prestigiar a exposição “A Procissão do Corpo de Deus, por Diamantino Tojal”.

Ela já esteve aberta ao público em algumas ocasiões, sendo a primeira vez em 1948. Agora, esta é uma versão digital e muito realista que pode ser acessada de qualquer parte do mundo, seja no celular, seja no computador. Clique aqui para fazer essa visita virtual.

Para que você saiba, o Diamantino Tojal é o autor das 1587 miniaturas de barro que compõem a obra e representam uma autêntica procissão de Corpus Christi do século 18, aos moldes da época do reinado de D. João V.

VEJA TAMBÉM:  Boas dicas do que fazer em casa (com receitas e música portuguesa) ❤

Tour virtual durante live no Teatro Romano (Lisboa)

Você sabia que por baixo das áreas mais antigas do centro histórico de Lisboa há ruínas romanas que contam muito sobre o passado da cidade, quando podemos voltar mais de 2 mil anos?

Somente para te situar, na Antiguidade o território ocupado por Portugal fez parte do Império Romano.

Lisboa se chamava Felicitas Iulia Olisipo e tinha como uma de suas principais atividades econômicas o tratamento do peixe para a produção do garum (uma espécie de pasta muito utilizada na alimentação da época, uma iguaria). Esse produto era transportado para diversas partes do Império Romano.

Assim, trago aqui uma sugestão diferente das demais.

No início do mês de abril, a coordenadora do Museu de Lisboa – Teatro Romano, Lídia Fernandes, se dispôs a ir até as ruínas e fez uma live no Facebook percorrendo este espaço e contando algumas de suas características.

O Teatro Romano era um dos principais edifícios dessa época.

Vou deixar aqui este vídeo, que tem 30 minutos, e também permanece disponível no Facebook do Museu de Lisboa para quem desejar assistir:

Visita virtual ao Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa)

Visita virtual ao museu de arte antiga de Lisboa

Se você acessar pelo computador, verá do lado direito da sua tela o ícone de uma pessoa. É nele que você precisa clicar para “entrar” no museu

A plataforma Google Arts & Culture possui um acervo muito interessante para o acesso virtual. Entre as opções disponíveis estão diversas obras do Museu Nacional de Arte Antiga, de Lisboa, um dos mais importantes do país.

São 112 artigos disponíveis – todos com suas fichas completas e a maioria deles também com uma breve explicação sobre o contexto em que foi produzido ou utilizado.

Tour virtual em Portugal: museu em Lisboa

Você ainda poderá explorar os ambientes, com imagens em 360º, e duas “exposições” virtuais – feitas especialmente para a plataforma. Funciona bem no celular e no computador. Clique
aqui
para fazer a visita virtual.

Vista virtual 360º ao Theatro Circo, que completou 105 anos (Braga)

Tour virtual Portugal: Theatro Circo Braga

Aqui está um dos espaços culturais mais bonitos de Portugal: o Theatro Circo de Braga.

Esse teatro completou 105 anos em 2020 e, para celebrar o momento (infelizmente de portas fechadas devido a Covid-19), a direção optou por criar uma belíssima vista de 360º da sala. Clique aqui para ver a sala.

É uma experiência bem rapidinha, mas de enorme valor.

Você terá a oportunidade de conhecer sua área interior e imaginar o quão especial é assistir a um espetáculo sentado em suas cadeiras.

Aliás, são diversos os teatros históricos espalhados por Portugal. Além de receberem peças e espetáculos de dança, também servem como espaço para shows dos mais diversos estilos musicais.

Recomendo vivamente que, em sua próxima viagem a Portugal, você escolha um teatro histórico para conhecer pessoalmente, seja naqueles que oferecem visitas guiadas, seja selecionando um espetáculo para assistir (em nossos artigos mês a mês temos sempre diversas indicações).

Certamente ficará entre as melhores memórias do seu roteiro a Portugal!

Tour virtual sobre Loulé

Tour virtual em Portugal arqueologia

Ao acessar o link da visita virtual, use o seu mouse para percorrer a sala e clique nas bolinhas azuis para ler as legendas e ativar os vídeos

Aqui nesta visita virtual unem-se duas experiências fascinantes. A primeira é ter a sensação de entrar em uma das áreas que faz parte do complexo do Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, o Museu de Arqueologia (não deixe de notar a beleza do teto).

E a outra é conhecer mais sobre a história da arqueologia de Loulé, o maior concelho da região do Algarve (no sul de Portugal) percorrendo a exposição “LOULÉ. Territórios, Memórias e Identidades em 3D”. Clique aqui para visitar.

Há cerâmicas domésticas medievais, documentos históricos, artefatos usados na pesca, peças da antiguidade e também vídeos que podem ser ativados ao longo do percurso e que vão te ajudar a compreender mais sobre essa região.

Loulé está no meu coração. É uma região bastante cultural, histórica e genuína do sul de Portugal. Deixo ainda como recomendação que você inclua no seu roteiro futuro pelo país. Será uma experiência bem diferente do clássico Algarve tão conhecido por suas praias paradisíacas.

Tour virtual ao Castelo de Leiria

tour virtual Castelo de Leiria

Na visita virtual ao Castelo de Leiria, você tem a companhia de uma guia e poderá movimentar o mouse para todos os lados enquanto ela explica

Quem acompanha o Cultuga sabe que eu e o Rafa temos um carinho especial por Leiria. Já fomos diversas vezes e temos lá amigos queridos.

Deixo como sugestão que você conheça esse projeto fantástico de visita guiada de forma virtual ao Castelo de Leiria. São vídeos produzidos em 360º que, enquanto você dá o play e ouve explicações, também pode interagir com o mouse, girando a tela para os lados, reproduzindo a sensação do seu olhar percorrendo o espaço.

O Castelo de Leiria, neste momento, está fechado não somente pela pandemia, mas também por se encontrar em obras. Clique aqui para visitar as principais áreas do castelo acompanhado de uma guia virtual. 

 

Espero que estas sugestões tenham sido um acalento ao seu dia neste momento tão difícil em que todos nós estamos passando de pandemia. :)

Envie este artigo para alguém que você gosta!

Portugal perto de você ❤

Há 11 anos produzimos conteúdo autêntico sobre cultura portuguesa e turismo cultural de Portugal!

 YOUTUBE
Inscreva-se
em nosso canal no YouTube – há sempre novidades!

NEWSLETTER
Cadastre-se na nossa newsletter
 e receba atualizações por e-mail

Viaje a Portugal com tranquilidade ✈

icon-saude

SEGURO SAÚDE
Faça o seguro para Portugal na Real Seguro Viagem. Você ganha 10% de desconto!

icon-carro

ALUGAR CARRO
Viaje de carro com um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking e proteja-se de imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

SESSÃO FOTOGRÁFICA
Eternize a sua viagem a Portugal com um ensaio fotográfico!

TOURS E TRANSFERS
Conheça o trabalho do Vinícius! Ele e sua equipe vão receber você com carinho e conforto!

Sobre o autor

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Tenho Lisboa como o meu lugar no mundo, o meu refúgio, a minha casa. Mas é também em Portugal, este país vivo e com tanto para contar, que me sinto completa. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

2 Comentários

  1. Saturno & Beth em

    Como sempre as suas sugestões são imperdiveis!!! Suas dicas de viagem fazem qualquer uma valer a pena! Parabéns e continuem assim sempre.
    Somos seus fãs e admiradores., e sempre que viajamos para a terrinha consultamos suas observações.
    Beijinhos
    Paulo & Beth

    • Que felicidade ler o comentário de vocês, Paulo e Beth! ❤️
      Agradecemos o enorme carinho com o nosso trabalho!
      Vamos matando a saudade de Portugal com esses tours virtuais. 🇵🇹😍
      Um forte abraço e fiquem bem!

Deixe um comentário