Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    A seleção portuguesa de futebol chegou ao Brasil no início do mês para o Mundial e, no hotel em que está hospedada, foi recepcionada calorosamente com quartos personalizados. Tamanho carinho se deve a nacionalidade do proprietário, o Sr. Armindo Dias, que é português, mas vive no Brasil há mais de 50 anos.

    Mas uma outra homenagem chamou a atenção de toda a delegação nos corredores do Royal Palm de Campinas: uma bola de bronze, com quase 300 kg, idealizada pela artista plástica e produtora cultural Maria dos Anjos Oliveira (Anjos Art Gallery) e confeccionada pelo escultor português, radicado no Brasil, Santos Lopes.

    bola_maria_dos_anjos

    O projeto, intitulado “Portugal na Copa”, ficará permanentemente no hotel. Réplicas da bola também foram entregues aos membros da equipe técnica. Segundo a artista Maria dos Anjos, o ex-jogador João Pinto foi um dos mais se emocionou com a homenagem.

    O ex-jogador João Pinto e a artista plástica Maria dos Anjos no Royal Palm
    O ex-jogador João Pinto, o escultor Santos Lopes e a artista plástica Maria dos Anjos Oliveira no Royal Palm

    Maria dos Anjos Oliveira (Anjos Art Gallery)

    A artista plástica, produtora cultural e galeristas Maria dos Anjos nasceu em Nisa, Portugal. Entretanto, em 1959 mudou-se para o Brasil e, juntamente com seus pais, fixou residência em São Paulo. Há mais de trinta anos coordena as exposições da galeria da Casa de Portugal e há três do Clube Português – espaços culturais por onde já passaram grandes nomes da pintura luso-brasileira e mundial.

    Santos Lopes

    Santos Lopes é fotógrafo, professor e escultor. Nasceu em 1948, em Abrantes, Portugal. Iniciou os seus estudos de arte na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa. Em 1975, mudou-se para o Brasil e fixou residência em São Paulo. Trabalhou na Europa, África e nos Estados Unidos onde frequentou Art Students League, em Nova Iorque. Seus trabalhos integram coleções em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Suíça, Estados Unidos, Egipto, Brasil, Uruguai, Alemanha e diversos países africanos.

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    2 Comentários

    Deixe um comentário