Quem é Vasco da Gama? [+ lugares para conhecer]

Envie este artigo para alguém que você gosta!

Começamos uma série no canal do Cultuga no YouTube sobre personagens portugueses. Queremos te contar de forma didática quem são alguns dos principais nomes de Portugal, seja na cultura, seja na história. Hoje, vamos falar de Vasco da Gama.

Quem é Vasco da Gama?

O Vasco da Gama é, sem dúvidas, um dos nomes mais lembrados quando falamos das navegações portuguesas.

Vasco da Gama

Um homem do final da Idade Média – uma época em que os portugueses estavam ativamente no mar em busca de conhecer melhor o globo e descobrir rotas comerciais.

Descobrimentos portugueses

O rei da época era D. Manuel I. Foi ele que o convocou como capitão da expedição que partiu aqui de Lisboa (no atual bairro de Belém) rumo a Índia para traçar seu caminho marítimo.

Vasco da Gama D Manuel I

Vasco da Gama apresenta a D. Manuel as primícias da Índia (arquivo da Biblioteca Nacional)

O navegador chegou a antiga Calicute, no estado de Kerala, na costa da Índia, em 20 maio de 1498. Esta data ficou marcada como uma das mais importantes da Era dos Descobrimentos.

Na tripulação que acompanhava ele também estava Paulo da Gama, seu irmão. Porém, no retorno a Portugal, Paulo faleceu durante uma parada feita nos Açores, antes de chegar a Lisboa.

Vasco da Gama Ilha Terceira

Estátua de Vasco da Gama na cidade de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira – Açores

Índia

Esta não foi sua única expedição para o Oriente.

Vasco da Gama Calecute

Vasco da Gama perante o Samorim de Calicute por Veloso Salgado (Sociedade de Geografia de Lisboa)

O domínio português sobre aquela região se expandiu de tal forma que, na terceira viagem de Vasco da Gama, ele já era vice-rei da Índia.

Mas foi por pouco tempo, pois faleceu meses depois dessa última viagem, no ano de 1524, em Cochim – até hoje uma cidade da Índia em que Vasco da Gama dá nome a lugares e com referências portuguesas na arquitetura, como a famosa Igreja de São Francisco onde seu corpo foi inicialmente sepultado antes de ser trasladado para Portugal.

Suas origens

Somente a título de curiosidade, Vasco da Gama não nasceu em Lisboa. Aliás, há algumas discussões sobre seu lugar exato de nascimento.

Segundo a tradição, ele teria nascido em Sines, na costa alentejana, a sul de Portugal. Sua família era de posses e bastante influente na região.

Praia Vasco da Gama Sines

Praia que leva o seu nome em Sines, na Costa Alentejana, vista a partir do Castelo

Locais para saber mais sobre Vasco da Gama

Se você deseja conhecer mais sobre o Vasco da Gama, vale a pena visitar Sines.

Por lá, podemos ver o Castelo onde ele teria passado sua infância e com uma interessante exposição, além da estátua que o homenageia do lado de fora.

Castelo de Sines Portugal

Por dentro das muralhas do Castelo de Sines

Prato Vasco da Gama Sines

Prato pertencente a exposição do Castelo de Sines

Estátua de Vasco da Gama em Sines

Outro ponto bastante interessante é ver seu túmulo dentro da igreja do Mosteiro dos Jerónimos.

Túmulo de Vasco da Gama

Túmulo de Vasco da Gama dentro do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa

Quando faleceu, no século 16, foi sepultado em Cochim, na Índia. Alguns anos depois, foi trazido para Portugal e seu corpo ficou no Alentejo. Entretanto, desde o século 19 que seus restos mortais foram transferidos para Lisboa.

Assim,  vemos hoje seu túmulo posicionado ao lado do túmulo de Luís de Camões. Portanto, o autor de Os Lusíadas e seu principal personagem da epopeia dos descobrimentos portugueses.

Veja aqui o nosso artigo completo sobre o Mosteiro dos Jerónimos

Por fim, algo que é bastante interessante notar também é a referência feita a esse período da história de Portugal no Parque das Nações, um bairro aqui de Lisboa.

Em 1998, aquela área foi construída para receber a Expo 98. O tema era “Os oceanos: um patrimônio para o futuro” e, usando esse mote, trouxe ainda a memória dos 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia.

Centro Comercial Vasco da Gama

Centro Comercial Vasco da Gama, no Parque das Nações, em Lisboa

Portanto, vemos lá diversas referências a ele, como a Ponte Vasco da Gama, a Torre Vasco da Gama e também o Centro Comercial Vasco da Gama.

Parque das Nações

Ponte Vasco da Gama, no Parque das Nações, construída em 1998

Veja aqui o nosso artigo completo sobre o Parque das Nações

E se você quer saber mais sobre cultura portuguesa e turismo cultural e criativo em Portugal, inscreva-se no canal do Cultuga no YouTube, acompanhe a gente nas redes sociais (@cultuga) e também os artigos publicados aqui no blog. :)


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Viaje a Portugal com segurança ✈

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

TRANSFERS EM PORTUGAL
Conheça o Vinícius e sua equipe! Eles terão enorme carinho em receber você em segurança e tranquilidade no aeroporto.

Veja como ficar mais perto da gente ❤

Estamos há 10 anos no ar produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa e turismo cultural e criativo para viajantes brasileiros!

♥ Seja membro em nosso Apoia-se (há vários mimos mensais!)

Participe das nossas lives temáticas aos domingos no YouTube

Siga o Cultuga no Instagram, no Facebook e no YouTube

Conheça as experiências que temos disponíveis para quem viaja a Portugal

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

Deixe um comentário