Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    A costa portuguesa tem sido cada vez mais procurada pelos surfistas do mundo inteiro. Mas muitos anos atrás – pra não falar quase sete décadas -, quando essa popularidade não era sequer imaginada, um jovem de 16 anos começou a dar suas primeiras remandas no mar lusitano, mais precisamente na praia de Carcavelos (concelho de Cascais): esse era Pedro Martins de Lima, pioneiro do surf em Portugal.

    Infelizmente, Pedro Martins de Lima faleceu em 21 de fevereiro de 2023, aos 92 anos.

    Entrevista

    Com 84 anos, essa lenda tem muita história para contar. E foi isso que ele fez ao jornal metro (aquele distribuido gratuitamente nas estações de metrô ao redor do mundo).

    Separei trechos da reportagem escrita pela jornalista Patrícia Tadeia para você, leitor do Cultuga, conhecer um pouco do “pai do surf português”.

    O início:Comecei a fazer bodyboard em 1946, tinha 16 anos, com umas barbatanas e uma prancha que improvisei, ainda com a curva do sobreiro (árvore na qual é retirada a cortiça)”.

    Pranchas: “Em 1957 conheci um realizador norte-americano em Biarritz. Ele era surfista e tinha mandado vir uma prancha de fibra de vidro. Dois anos depois comprei uma também. Só que eu punha-me em pé e escorregava! Então percebi que era preciso pôr o wax (cera). Aí pus-me em pé pela primeira vez e descobri aquilo que foi o desporto número um da minha vida“.

    Sozinho: “Fiz quase 20 anos surf sozinho em Portugal. Em 1968 veio cá um grupo de estrangeiros e foi aí que o surf se desenvolveu”.

    O Pai do Surf Português

    Aproveito para divulgar este documentário que conta um pouco da história de vida de Pedro Martins de Lima e do surf português. Assista:

    Surf profissional

    Hoje, a região entre Cascais e Nazaré é frequentada por nomes de peso do surf profissional, como Kelly Slater, Gabriel Medina, Mick Fanning, Garrett McNamara e Carlos Burle.

    cascais_ericeira_peniche_nazare_mapa

    Os super tubos e as ondas gigantes também atraem milhares de turistas e amantes do esporte para sentir e ver de perto essa parte do mar português.

    A penúltima etapa do WCT (World Championship Tour), o MEO Rip Curl Pro Portugal, disputada em Peniche, e ver a maior onda do mundo, que fica na Praia do Norte, na Nazaré, são mais dois bons motivos para reverenciar essa parte da costa.

    Sou jornalista, luso-brasileiro, tenho 40 anos e gosto de apreciar a gastronomia portuguesa. Lisboa me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca, Moonspell e Tiago Bettencourt.

    Deixe um comentário