Pensão Destino: hospede-se em uma antiga estação de trem

2

Há algum tempo já alimentava o desejo de conhecer Castelo de Vide, no Alentejo. Quando soube que ali também havia uma hospedagem bem diferente, instalada em uma antiga estação de trem, essa ansiedade só aumentou.

Entretanto, como a vila está inserida no Parque Natural da Serra de São Mamede, que faz fronteira com a Espanha, precisávamos nos programar para a viagem, e fomos adiando, adiando.

Nesse segundo semestre, com a visita dos pais do Rafa a Portugal, conseguimos incluir esse cantinho do país e a experiência na Pensão Destino em nosso roteiro 🙂

Hotel em Castelo de Vide: como é a Pensão Destino

As primeiras impressões

Estava curiosa para conhecer a Pensão Destino, imaginando como deveria ser a hospedagem em um ambiente desses: uma estação ferroviária inaugurada no final do século XIX.

Por isso, a experiência começou logo na nossa chegada, antes mesmo de estacionar o carro, e ver toda a estação restaurada por fora.

Pensão Destino: hotel em uma estação de trem de Portugal

Fachada da Pensão Destino

A fachada que fica para a rua levam as cores branco, amarelo e azul. Do outro lado, onde ficam os trilhos, encontramos os painéis de azulejos do pintor Jorge Colaço – o mesmo artista que fez os famosos painéis de azulejos da Estação São Bento, no Porto – e a referência ao prêmio que recebeu no Concurso das Estações Floridas de 1948.

Pensão Destino: hotel em uma estação de trem de Portugal

Os painéis de azulejos estão impecáveis

Ao entrar, fomos recebidos pela querida Ana Patrício, a proprietária desse espaço, que cuida com tanto carinho e delicadeza até dos menores detalhes da casa. Como fizemos essa viagem com os pais do Rafa – que adoraram a ideia –, ficamos com duas suites, uma ao lado da outra.

Além de nós, havia também um outro casal bastante simpático hospedado e o Gepeto – o cachorro da Ana, extremamente amoroso (depois de conhecê-lo, eu já não queria mais sair de lá rs.). A sensação foi que tínhamos chegado a casa de amigos para passar a noite, de tão gostosa que foi a recepção.

Pensão Destino: hotel em uma estação de trem de Portugal

O Gepeto foi adotado pela Ana, após a morte de sua dona

A Pensão leva esse nome, pois a ideia da Ana foi recriar na estação desativada uma antiga e típica pensão portuguesa, mas sem deixar de lado algumas adaptações que pudessem oferecer mais conforto aos hóspedes.

Por isso, aconselho vivamente a hospedagem de famílias (inclusive com bebês e crianças) ou grupos de amigos. No total, são 4 suites, além de 2 quartos duplos com banheiro fora, sendo que a Ana ainda disponibiliza a possibilidade do aluguel da casa toda por uma noite, por um fim de semana e até por uma semana completa (já pensou em reunir a família ou os amigos para um Natal ou Ano Novo bem diferente por aqui? Eu não consigo tirar essa ideia da cabeça rs.).

Pensão Destino: hotel em uma estação de trem de Portugal

Manhã, trilho do trem e neblina… Cenário de filme 🙂

Como chegar

Nós partimos de Lisboa rumo a Pensão Destino de carro e aconselho o caminho que nós fizemos, por ser muito bonito e passar pelos campos alentejanos.

castelo-de-vide-paisagem-alentejana

Ah, a paisagem alentejana…

Deixamos a capital pela Ponte 25 de Abril e seguimos pelas autoestradas A2 e A6 (passando por Évora e Estremoz). Então, usamos a E802 para alcançar o Parque Natural da Serra de São Mamede e entramos por algumas estradas nacionais para conhecer as belezas da região.

estradas-mais-bonitas-de-portugal-alentejo-portagem-marvao-castelo-de-vide-cultuga

Uma das estradas mais bonitas de Portugal, a N246-1

O GPS funcionou muito bem por aqui. Porém, ter um mapa das estradas em papel também facilita o deslocamento. Esse é um percurso de 240km que demora, aproximadamente, 2h50.

Tenha atenção que a Pensão Destino está inserida em uma antiga estação de trem desativada. Portanto, não está localizada no centro da vila de Castelo de Vide – mas a 4km dela ou 10 minutinhos de carro.

Acomodações

O quarto tem um bom espaço para a acomodação das malas, área para pendurar as roupas, ar condicionado, wi-fi e banheiro com ducha forte.

Pensão Destino: hotel em uma estação de trem de Portugal Pensão Destino: hotel em uma estação de trem de Portugal Pensão Destino: hotel em uma estação de trem de Portugal

Tanto o quarto como o banheiro têm janela para o exterior com privacidade, pois a estação tem apenas um vizinho de frente. Nas laterais e costas da estação não há trânsito de pessoas, somente os trilhos do trem e uma área natural de muita paz.

Pensão Destino: hotel em uma estação de trem de Portugal

É mágico abrir a janela do quarto e ver os trilhos do trem, logo ali

Nas áreas comuns interiores estão uma sala de estar e pequena cozinha completa para que você possa preparar refeições, se desejar, além do jardim e do terraço no exterior, com bancos e mesas.

Para o jantar, tanto nós como os outros hóspedes optamos por levar alguns pães, queijos e vinhos para fazer um lanche. Terminamos a noite com muita conversa a volta da mesa – não poderia ter sido melhor.

Pensão Destino: hotel em uma estação de trem de Portugal

Café da manhã

O café da manhã está incluído no valor hospedagem e nos foi servido pela Ana, com café, chá, suco e leite, além de pão alentejano, bolos, geleia e frios. Todas as escolhas de muito bom gosto e colocados com carinho a mesa.

Pensão Destino: hotel em uma estação de trem de Portugal

Serviços e facilidades

A Pensão Destino é uma casa completa com o total de 6 quartos (sendo 4 suites), sala de estar, cozinha, jardim, terraço e estacionamento que pode ser reservada individualmente por quarto ou a casa completa.

Pensão Destino: hotel em uma estação de trem de Portugal

Estacionamento da Pensão Destino

As crianças são bem-vindas, com a possibilidade da inclusão de berços ou colchões extras. Animais de estimação são permitidos, basta avisar com antecedência.

Portanto, basta conversar com a Ana sobre o que você precisa. Tenho a certeza que terá bons momentos por aqui 🙂

Pensão Destino: hotel em uma estação de trem de Portugal

Juntamos todo mundo no terraço para fazer pose de despedida na estação rs.

Endereço: Estação de Comboios de Castelo de Vide
Contatos: (+351) 966 852 131/ pensao.destino@gmail.com
Site: pensao-destino.webnode.pt

Organize AQUI a sua viagem para Portugal!

icon-saude

Parcele o seguro saúde na Real Seguro Viagem em 6x SEM JUROS

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro

icon-hotel

Reserve o seu hotel no Booking, com cancelamento gratuito

Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia em Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Reserve um transfer ou city tour com os nossos parceiros em Portugal

icon-foto

Faça um ensaio fotográfico em Lisboa ou no Porto

Veja o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro ❤

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

2 comentários

  1. Avatar
    Ivete Mattias Sartori em

    Adorei Priscila! Parabéns pela matéria! Pode ter certeza que irei. Obrigada por nos transmitir essas informações. Bjs

Deixe um comentário