5 músicas sobre Lisboa que você vai gostar de conhecer

PORTUGAL NA PANDEMIA: eventos podem ser adiados ou cancelados; atrações e estabelecimentos podem funcionar sob horário e regime especiais. Acompanhe aqui as atualizações da Covid-19

Envie este artigo para alguém que você gosta!

Lisboa é uma cidade que inspira as mais diversas artes, do teatro ao cinema, da literatura a música. Ela tem uma luz intensa e marcante, é o berço do Fado, mostra-nos a imensidão do rio Tejo que parece o mar, carrega um passado histórico… As referências são muitas! No artigo de hoje, vamos sugerir músicas sobre Lisboa que você vai adorar conhecer!

Veja como elas nos revelam diversos olhares em bonitas interpretações sobre a capital portuguesa!

5 músicas sobre Lisboa que você vai gostar de conhecer

“Lisboa” – Tara Perdida e Tim

Nada melhor do que começar com uma música que leva o nome de “Lisboa”. Ela é da banda Tara Perdida e teve a participação do Tim, vocalista dos Xutos & Pontapés – a mais expressiva referência do rock português.

“Lisboa” fala de uma conexão pessoal com a cidade, da saudade, e foi gravada em 2013.

Como o Tara Perdida é mais lembrado por sua sonoridade mais punk, essa música, que é mais melancólica, acaba por chamar bastante atenção.

Este também foi um dos últimos registros de João Ribas, o vocalista e fundador do Tara Perdida, que faleceu em março de 2014.

“Tantas Lisboas” – Marco Rodrigues

O Fado, sendo uma música que nasceu nos bairros mais antigos de Lisboa, naturalmente tem diversas letras que homenageiam a cidade.

Para esta lista de músicas sobre Lisboa, escolhemos “Tantas Lisboas”, cantada por um dos fadistas da atualidade que a gente mais gosta, o Marco Rodrigues.

Na letra desta música, conseguimos imaginar o cotidiano das pessoas nas ruas e em cada bairro. Ela também destaca uma das características mais autênticas de Lisboa, que é a luz intensa que se multiplica na calçada portuguesa, nos edifícios coloridos e no rio Tejo.

“Senhora do Tejo” – Oquestrada

A marcha “Senhora do Tejo”, de Fontes Rocha e José Luis Gordo, foi cantada por diversos intérpretes portugueses. Mas nós escolhemos a versão da banda Oquestrada para ilustrar esta lista por ter um apelo mais divertido e autêntico. Foi também por meio dessa banda que conhecemos a música.

Aqui temos uma espécie de retrato dos bairros históricos de Lisboa e sua conexão direta com o rio Tejo.

A música ainda conta com a participação dos fadistas Cristiano de Sousa, Toni di Paiva, João Roque e Conceição Ribeiro.

“Lisboa Menina e Moça” – Carlos do Carmo por vários artistas

Agora vamos falar de uma das músicas que mais representa e traz boas lembranças da cidade, que é “Lisboa Menina e Moça”.

Ela foi eternizada na voz do grande fadista Carlos do Carmo, que tem mais de 50 anos de carreira, e foi escrita por José Carlos Ary dos Santos, Joaquim Pessoa e Fernando Tordo.

Nesta versão, 35 artistas de gerações e estilos musicais diferentes se unem para homenagear Carlos do Carmo. O convite foi feito por uma emissora de rádio portuguesa, a Rádio Comercial.

“Meu Amor de Longe” – Raquel Tavares

Para finalizar as nossas sugestões de música sobre Lisboa, vamos dar mais um passeio pela cidade! Agora com a Raquel Tavares.

“Meu Amor de Longe” tem um videoclipe cativante. Temos a sensação de percorrer o bairro de Alfama com ela, interagindo com os vizinhos e percorrendo o comércio popular por entre as ruas estreitas, os becos e as casas coloridas.

E você, já conhecia essas músicas sobre Lisboa? Conta para a gente aqui nos comentários qual foi aquela que você mais gostou!

Aproveitamos para deixar também um convite caso queira conhecer mais músicas sobre Lisboa. Temos uma playlist no Spotify do Cultuga dedicada somente a esse tema e você poderá escutar gratuitamente aqui:


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Apoie o Cultuga ❤

Estamos há 11 anos produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa e o turismo cultural de Portugal.

Com a pandemia, manter o Cultuga tem sido um desafio. Se você gosta do nosso trabalho e se o nosso conteúdo é útil para você, veja como nos apoiar:

Apoie com o valor que puder via PIX. Chave PIX: contato@cultuga.com.br

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as atualizações do Cultuga em seu e-mail

 Inscreva-se em nosso canal no YouTube – é gratuito e há sempre novidades

Portugal com segurança ✈

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking com boa limpeza e evite surpresas com a opção de cancelamento gratuito!

TRANSFERS E TOURS EM PORTUGAL
Conheça o Vinícius e sua equipe! Eles vão receber você com segurança, conhecimento e tranquilidade.

Sobre o autor

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Tenho Lisboa como o meu lugar no mundo, o meu refúgio, a minha casa. Mas é também em Portugal, este país vivo e com tanto para contar, que me sinto completa. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

Deixe um comentário