A receita de Natas do Céu, uma tradicional sobremesa portuguesa, é perfeita para fazer em casa. Tenho certeza que você vai gostar de preparar, seja para seu próprio deleite ou para dividir com a família!

Natas do Céu: como fazer essa sobremesa portuguesa

Minha mãe, que já dividiu outras receitas de Portugal aqui no Cultuga, teve a oportunidade de provar Natas do Céu nas muitas vezes que veio me visitar em Lisboa.

Para matar a saudade dos sabores lusitanos, ela preparou essa sobremesa portuguesa no Brasil e adorou o resultado. Por isso, compartilhamos aqui com você!

Curiosidade

Natas do Céu ou Doce da Casa?

Se você mora aqui em Portugal ou já esteve em viagem pelo país, deve ter reparado no cardápio de sobremesas dos restaurantes que nem todos chamam as Natas do Céu desse jeito, mas sim de Doce da Casa.

Ela é quase sempre servida em taças transparentes. Assim, é possível ver suas camadas.

Cada doceira ou doceiro dá o seu toque especial, principalmente na escolha da bolacha e na cobertura.

Depois de escrever, ler e reler esse artigo, já estou cheio de vontade de comer as Natas do Céu. Hummm!

Você também?

Então, prepare a sua bancada da cozinha e sinta-se em um típico restaurante de Portugal fazendo e saboreando essa tradicional sobremesa.

Ingredientes para as Natas do Céu (receita para 7 porções)

  • 6 ovos
  • 200ml de creme de leite fresco (“natas”, em Portugal”) para bater
  • 200g de bolacha maria de chocolate ralada*
  • 120ml de água
  • 130g de açúcar para o doce de ovos
  • 1 pedaço de casca de limão
  • 1 pau de canela
  • 40g de açúcar (para o creme de leite)
  • 80g de açúcar (para as claras em neve)
  • Amêndoas torradas em lascas

*Minha mãe optou por usar a bolacha maria de chocolate, mas o doce também pode ser feito com bolacha maria normal

Modo de preparo

1. Começamos a receita preparando o doce de ovos. Para fazê-lo, separe as gemas das claras. Na sequência, bata as gemas com um fuê ou um garfo.

Natas do Céu - Sobremesa portuguesa

 

2. Em uma panela média, adicione 120ml de água, 130g de açúcar, o pau de canela e a casca de limão, mexendo sempre. Quando o preparo levantar fervura, deixe no fogo por mais 5 minutos. Retire a casca de limão e o pau de canela. Desligue o fogo e deixe a calda esfriar um pouco.

Natas do Céu - Sobremesa portuguesa

 

3. Junto a essa calda de açúcar morna, coloque as gemas batidas, mexendo sempre. Volte a panela ao fogo médio e continue mexendo. No momento em que esse creme começar a engrossar (antes de ferver), desligue o fogo e mexa mais um pouquinho para que as gemas não fiquem cozidas. O doce de ovos está pronto. Agora, deixe esfriar antes de seguir os próximos passos da receita.

Receita Natas do Céu

 

4. Com ajuda da batedeira, bata o creme de leite até ficar com uma consistência bem firme. Acrescente, aos poucos, 40g de açúcar para que forme um chantilly.

Receita Natas do Céu

 

5. Em um outro recipiente, bata as claras em neve até que fiquem bem consistentes. Coloque os 80g de açúcar e continue batendo para formar um merengue.

6. Com a ajuda de uma colher, misture o chantilly ao merengue e envolva-os com delicadeza, até que forme um creme homogêneo.

7. Vamos montar o doce? Separe as taças e faça as etapas por camadas. Comece por adicionar camadas alternadas de bolacha e de creme. O número de camadas e a espessura delas vai depender do tamanho da taça ou do copo que você tiver. Utilize uma colher para alisar o creme entre as camadas e lembre-se de deixar o creme como última camada.

Natas do Céu - sobremesa portuguesa

 

8. Para finalizar a receita de Natas do Céu, cubra as taças com uma camada de doce de ovos e polvilhe com lascas de amêndoas torradas.

9. Leve para a geladeira por, aproximadamente, duas horas. Já está pronto para servir!

Natas do Céu - sobremesa portuguesa

Bom apetite!

LEIA TAMBÉM: Aprenda a fazer um delicioso Caldo Verde português

Viaje a Portugal com tudo organizado

Sou jornalista, luso-brasileiro, tenho 40 anos e gosto de apreciar a gastronomia portuguesa. Lisboa me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca, Moonspell e Tiago Bettencourt.

4 Comentários

    • Ficamos muito felizes que vai fazer essa deliciosa sobremesa em uma data tão importante! ❤️
      Um grande abraço, seja sempre bem-vinda ao Cultuga e bom apetite!

Deixe um comentário