Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    A tomada em Portugal é um pouco diferente do Brasil. E, com tantas tomadas e plugues diferentes pelo mundo, sempre bate aquela insegurança na hora de viajar.

    Se você chegou até aqui é porque vai viajar a Portugal e tem algum equipamento eletrônico para levar na mala. Mas fique tranquilo. Vou te explicar aqui como fazer melhor uso da tomada em Portugal.

    Tomada em Portugal: qual é a voltagem e o padrão?

    Voltagem em Portugal

    De norte a sul do país, inclusive Lisboa, Porto e também as ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, a voltagem em Portugal padrão é de 230V – 50Hz. 

    Entretanto, a boa notícia é que vários dos equipamentos que costumamos usar em uma viagem são bivolts, como o telefone celular, os tablets e também notebooks.

    Mas tenha atenção especial ao secador, a chapinha de cabelos, o ferro portátil e outros aparelhos elétricos usados em viagem. Esses, nem sempre são bivolts.

    Caso você tenha um aparelho 220V, não se preocupe. Você poderá utilizar da mesma forma. Em uma viagem,  não causará danos. Somente em um uso contínuo é que poderia ser prejudicial em sua vida útil.

    Aliás, você sabia que há muitos lugares do Brasil que são 127V (e normalmente dizemos que é 110V)?

    Padrão dos plugues e das tomadas em Portugal

    Em Portugal continental e nas ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores encontramos dois tipos de tomadas e plugues, do chamado padrão europeu:

    • Tipo C: mais antigos, com dois pinos mais finos no plugue, utilizado somente em equipamentos que sejam classificados em 2,5 Amps ou menos. A tomada é mais “rasa”. Parecem com as antigas tomadas e plugues que usávamos no Brasil.
    • Tipo F: são dois pinos de 4,8mm no plugue e classificados em 16 Amps – conforme mostramos na foto do início desse artigo. A tomada é mais funda.
    tomada portugal
    A tomada em Portugal pode ser funda, como essa, ou um pouco mais rasa

    Geralmente, os plugues das tomadas do carregador do smartphone, dos tablets e também dos computadores portáteis – exceto aqueles equipamentos do Brasil com três pinos – são compatíveis, apesar de não serem do mesmo padrão.

    Não costuma ser necessário utilizar um adaptador para a tomada.

    tomada portugal
    Plugue da tomada do carregador do meu telefone. Eu trouxe do Brasil e funciona perfeitamente em Portugal
    tomada em portugal
    Esse é um plugue de tomada Tipo F em Portugal, com os pinos um pouco mais grossos
    tomada portugal
    Plugue de tomada do Tipo C

    Com essa diferença de plugues, o que pode acontecer é o plugue da tomada brasileira ficar um pouco frouxo na tomada portuguesa.

    Quando isso aconteceu com a gente, um macete que usamos (desde que chegamos a Portugal) foi colocar o plugue em um “T” – desses que usamos no Brasil (também vale para tomada de três pinos e aquele do padrão americano, com os pinos achatados).

    Para nós, funcionou bem e não foi necessário comprar um adaptador. Para quem está de viagem, pode usar esse macete de forma tranquila. :)

    Plugue da tomada do Brasil
    Do lado esquerdo, o plugue de um equipamento que trouxe do Brasil, com três pinos. Do lado direito um “T”, que também trouxe do Brasil, e que serviu bem na tomada portuguesa

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    48 Comentários

    1. Oi, Priscila, tudo bom?
      Então, o problema está nos 50 hertz daqui, já que, no Brasil, a voltagem é de 60 hz, e os equipamentos que “aquecem”, como secadores de cabelo, chapinhas, ferros de roupa, etc, podem apresentar problemas com essa “hertagem” mais baixa.
      Claro que para usar por um tempo curto (1 semana ou mesmo um mês) não há problema, só que trazer uma chapinha do Brasil e usar aqui por muito tempo pode diminuir o tempo de vida útil do equipamento.

      Bjs!!

      • Muito obrigada pelo toque, Lia!
        Realmente, eu não sabia desse detalhe. Trouxe um secador bivolt do Brasil, mas como uso pouquinho não senti essa questão da vida útil.
        Um grande beijo :D

        • Só para esclarecer, hertz é frequência e volts é tensão. Você não pode ligar um equipamento de 110v em uma rede de 220v, vai queimar seu equipamento, só se ele for bi-volt. Normalmente 110v é 60hz e 220v é 50hz. Espero ter ajudado.

        • Clovis Santos Machado em

          ESCLARECENDO:
          A diferença de frequência só afeta o funcionamento de motores, interferindo na sua rotação (motores para 60Hz, ligados em 50Hz terão uma redução na rotação). Quanto ao resto não há problema, tanto que, para partida de motores de potência elevada, empregamos um variador de frequência para que ele parta com frequência reduzida e minimize o impacto na rede.

          • Estou me mudando para Portugal, embora os aparelhos que levarei como secador e pranchas de cabelo etc são bivolt, mas fiquei muito preocuda com isso, será então que os meus aparelhos de cabelo funcionaram normalmente mesmo com a variação de frequência? Aí que medo gente rs, desde já agradeço a ajuda de todos!

            • Oi Priscila, senti falta da Amperagem, no Brasil as tomadas normalmente são de 10A e se o aparelho for mais potente 20A, vc falou em pinos mais grossos, isto corresponde a 20A?

            • Priscila Roque em

              Olá, Martha
              Tudo bem?
              Muito obrigada pelo seu questionamento. Aqui em Portugal há dois tipos mais utilizados, que é o C e o F. Essa que indicamos na imagem é uma que vemos com grande frequência, que é a F. Ela tem 16Amps. :)
              Um grande abraço

      • Olá, Cleide
        Tudo bem?
        Não há esse tipo de serviço no El Corte Inglés. Como alternativas, você pode pegar um táxi no ponto que há em frente a uma das saídas da Av. António Aguiar ou chamar um Uber (tem Wi-Fi dentro da loja). :)
        Um abraço e boas compras!

      • Quero mudar para o brasil gostaria de saber se posso levar de Portugal televisão forno microndas bimby maquinas de cafe e outros aparelhos gostaria de saber se funciona lá sendo quê la 110 w e aqui 220 obrigada.

        • Olá, Gislane
          Para utilizar equipamentos elétricos ou eletrônicos que não são da voltagem correta, é preciso utilizar um transformador ou conversor. Entretanto, além do custo acrescido, esse procedimento encurta a vida útil dos seus equipamentos.
          Um grande abraço

    2. Oi Priscilla, eu estou pretendo ir a Portugal em Setembro.
      Vou vou estar sozinha e estou preocupado com os horários de saída de Lisboa.
      Meu voo de volta sai as 05;40, e devo estar 3 horas antes para os procedimentos de praxe.
      Pode me indicar um serviço de transfer?
      Desde ja agradeço.

    3. Olá,
      Estarei de mudança para Portugal em setembro. A questão dos hertz me deixou apreensiva, pois terei que comprar eletrodomésticos novos….os valores de TV , blu ray, aparelho de som, grill, torradeira, batedeira..ufa … são razoáveis ? mais caros ou mais baratos que no Brasil?

    4. Ola, Priscila! Tb nos preocupamos com a diferenca de frequencia. Ainda assim, gostaríamos de saber se vc sabe qual o melhor meio de levar bagagem, alem daquela permitida no voo. Eu soube que da pra despachar como carga, em voos ou navios. Vc sabe sobre isso? Obrigada e parabens pelo blog!!! Obrigada por nos ajudar com tantas informações!!!

    5. Olá, Luciana

      Vou para Portugal em meio de Agosto, preciso localizar um hotel que fica próximo de tudo e que seja bom, que custe em torno de 1.800 euros, no booking aparece muitos e fico com duvidas? outra pergunta quero comprar passagem de trem noturno para Paris…..posso comprar lá quando chegar?

      • Priscila Roque em

        Olá, Nadia
        Tudo bem?
        O que você procura é efetivamente uma festa popular ou a participação em uma vindima? Para festas populares, na segunda quinzena de setembro, que seja do meu conhecimento, haverá a de Viseu (http://festa.vindimasviseu.pt/). Veja se está dentro do período da sua viagem e do roteiro que pretende fazer :)
        Um grande abraço e uma excelente viagem!

    6. JANAINA RODRIGUES RAMOS em

      Olà!

      Moro no RS e em setembro do ano que vem quero me mudar para Algarve. Você conhece? Qual o melhor lugar lá? Me sugeriram Albufeira ( não sei se este é o nome correto.)
      Até lá meu marido já estará aposentado. Estamos a procura de qualidade de vida e pelas fotos e sobre tudo que li adorei toda a região de algarve.
      Estou ansiosa!

    7. Olá!
      Iremos passar apenas 8 dias em Portugal (7 noites), já na próxima semana. Fiz reserva em hotel para os dois primeiros dias (Porto) e para os últimos dois dias (Lisboa) antes do retorno. Pensamos em nos hospedar em alguns lugares que formos visitar nos 3 dias intermediários, ao longo da costa, que será no trajeto do Porto até Lisboa. Isso é possível, ou haverá a exigência de comprovar hospedagem de todos os dias já na chegada no aeroporto?

    8. Olá Rafael e Priscila, tudo bem?
      Iremos em 8 pessoas para Lisboa no dia 27/12. No dia 01/01 iremos para Porto e ficaremos até dia 04/01. O que vocês sugerem de condução? Alugar uma Van ou contratar um motorista/guia? Há necessidade de alugarmos carro para todo o período que ficaremos por lá ou conseguimos passear de ônibus/trem?

      • Olá, Tais
        Tudo bem e com você?
        Depende da disposição das pessoas que irão conduzir durante a viagem. Alugar uma van ou dois carros grande é uma opção interessante para vocês terem mais mobilidade, dividir o custo do aluguel e passear por mais cidades. Contratar um guia/motorista também é bom, já que é confortável e a pessoa conhece bem os caminhos. Temos um parceiro que faz passeios de grupos. Você pode entrar em contato com eles através desse link: https://www.cultuga.com.br/2017/02/city-tours-passeios-guiados-em-lisboa/

        Sobre passear de ônibus e trem, pode não valer a pena financeiramente O custo das passagens diárias ficariam mais caras do que um aluguel de carro e vocês irão depender dos horários dos transportes. Pode ser ruim com o frio e a chuva. ;)

        Um abraço e boa viagem!

    9. Olá adorei achar o site de vocês!! Estou avaliando mudar-me para o Porto e estou à procura de apartamentos ou casas de 3 quartos para locação em Matosinhos. Sabem de algum site que seja bom para locação? Sabem qual a documentação que geralmente é exigida para locação em Portugal? Desde já parabenizo pelo site e agradeço pela ajuda! Abs Michelle

    10. Olá Rafael boa noite vou para Lisboa Portugal em março de 2019 gostaria de saber se consigo levar uma chapinha do Brasil na mala despacha? É se dá pra usar as tomadas são iguais do Brasil? É outra coisa aí em Lisboa em março é frio ou calor?
      Desce já agradeço

    11. Olá boa tarde!!!
      Meu nome é Viviane sou de São Paulo, meu esposo teve uma proposta de trabalho para Portugal na cidade de Oliveira. Estou um pouco preocupada, pois não sabemos nada de Portugal, moradia, escola, o que podemos levar ou não. Estou em dúvida se qdo estiver tudo pronto se devemos ir junto com ele ou era melhor ele ir primeiro para nos acomodar (procurar um apartamento), não sei se vamos ter que imobiliar ou já estão mobilados. Socorro me ajuda

    12. Olá, estou na dúvida se posso levar minha Airfryer, na verdade quero saber se vale a pena levar. E uma televisão, será que é tranquilo transportar como carga especial de avião?

      Obrigada.
      Gisele

      • Olá, Gisele
        Tudo bem?

        São objetos delicados para levar em uma viagem longa de avião e também podem ter custos altos de transportes – a Airfryer até cabe em uma mala grande de despachar, mas ocupa muito espaço, peso e tem chances de quebrar. Pode ser mais vantajoso comprar novos aqui em Portugal.

        Um abraço e boa viagem!

    13. Boa tarde,
      Sou portuguesa e irei visitar o Brasil e outros países da américa do sul em breve. Levo vários equipamentos eletrónicos (câmara, telemóvel, computador…) devo adquirir um conversor de voltagem? Desde já muito obrigada pela vossa ajuda.

      • Olá, Isabela
        Boa tarde!
        Geralmente, esses equipamentos possuem fontes bivolts, sobretudo por serem utilizados em locais diversos para além de dentro de casa. Portando, costumam funcionar corretamente sem a necessidade de um conversor. Entretanto, para viajar com tranquilidade, verifique cada equipamento eletrónico que utilizará nessa viagem.
        Um grande abraço!

    Deixe um comentário