Tomada em Portugal: qual é a voltagem e o padrão?

Envie este artigo para alguém que você gosta!

A tomada em Portugal é um pouco diferente do Brasil. E, com tantas tomadas e plugues diferentes pelo mundo, sempre bate aquela insegurança na hora de viajar.

Se você chegou até aqui é porque vai viajar a Portugal e tem algum equipamento eletrônico para levar na mala. Mas fique tranquilo. Vou te explicar aqui como fazer melhor uso da tomada em Portugal.

Tomada em Portugal: qual é a voltagem e o padrão?

Voltagem em Portugal

De norte a sul do país, inclusive Lisboa, Porto e também as ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, a voltagem em Portugal padrão é de 230V – 50Hz. 

Entretanto, a boa notícia é que vários dos equipamentos que costumamos usar em uma viagem são bivolts, como o telefone celular, os tablets e também notebooks.

Mas tenha atenção especial ao secador, a chapinha de cabelos, o ferro portátil e outros aparelhos elétricos usados em viagem. Esses, nem sempre são bivolts.

Caso você tenha um aparelho 220V, não se preocupe. Você poderá utilizar da mesma forma. Em uma viagem,  não causará danos. Somente em um uso contínuo é que poderia ser prejudicial em sua vida útil.

Aliás, você sabia que há muitos lugares do Brasil que são 127V (e normalmente dizemos que é 110V)?

Padrão dos plugues e das tomadas em Portugal

Em Portugal continental e nas ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores encontramos dois tipos de tomadas e plugues, do chamado padrão europeu:

  • Tipo C: mais antigos, com dois pinos mais finos no plugue, utilizado somente em equipamentos que sejam classificados em 2,5 Amps ou menos. A tomada é mais “rasa”. Parecem com as antigas tomadas e plugues que usávamos no Brasil.
  • Tipo F: são dois pinos de 4,8mm no plugue e classificados em 16 Amps – conforme mostramos na foto do início desse artigo. A tomada é mais funda.
tomada portugal

A tomada em Portugal pode ser funda, como essa, ou um pouco mais rasa

Geralmente, os plugues das tomadas do carregador do smartphone, dos tablets e também dos computadores portáteis – exceto aqueles equipamentos do Brasil com três pinos – são compatíveis, apesar de não serem do mesmo padrão.

Não costuma ser necessário utilizar um adaptador para a tomada.

tomada portugal

Plugue da tomada do carregador do meu telefone. Eu trouxe do Brasil e funciona perfeitamente em Portugal

tomada em portugal

Esse é um plugue de tomada Tipo F em Portugal, com os pinos um pouco mais grossos

tomada portugal

Plugue de tomada do Tipo C

Com essa diferença de plugues, o que pode acontecer é o plugue da tomada brasileira ficar um pouco frouxo na tomada portuguesa.

Quando isso aconteceu com a gente, um macete que usamos (desde que chegamos a Portugal) foi colocar o plugue em um “T” – desses que usamos no Brasil (também vale para tomada de três pinos e aquele do padrão americano, com os pinos achatados).

Para nós, funcionou bem e não foi necessário comprar um adaptador. Para quem está de viagem, pode usar esse macete de forma tranquila. :)

Plugue da tomada do Brasil

Do lado esquerdo, o plugue de um equipamento que trouxe do Brasil, com três pinos. Do lado direito um “T”, que também trouxe do Brasil, e que serviu bem na tomada portuguesa


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Viaje a Portugal com segurança ✈

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

TRANSFERS EM PORTUGAL
Conheça o Vinícius e sua equipe! Eles terão enorme carinho em receber você em segurança e tranquilidade no aeroporto.

Veja como ficar mais perto da gente ❤

Estamos há 10 anos no ar produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa e turismo cultural e criativo para viajantes brasileiros!

♥ Seja membro em nosso Apoia-se (há vários mimos mensais!)

Participe das nossas lives temáticas aos domingos no YouTube

Siga o Cultuga no Instagram, no Facebook e no YouTube

Conheça as experiências que temos disponíveis para quem viaja a Portugal

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

35 Comentários

  1. Avatar

    Oi, Priscila, tudo bom?
    Então, o problema está nos 50 hertz daqui, já que, no Brasil, a voltagem é de 60 hz, e os equipamentos que “aquecem”, como secadores de cabelo, chapinhas, ferros de roupa, etc, podem apresentar problemas com essa “hertagem” mais baixa.
    Claro que para usar por um tempo curto (1 semana ou mesmo um mês) não há problema, só que trazer uma chapinha do Brasil e usar aqui por muito tempo pode diminuir o tempo de vida útil do equipamento.

    Bjs!!

    • Priscila Roque

      Muito obrigada pelo toque, Lia!
      Realmente, eu não sabia desse detalhe. Trouxe um secador bivolt do Brasil, mas como uso pouquinho não senti essa questão da vida útil.
      Um grande beijo :D

      • Avatar

        Só para esclarecer, hertz é frequência e volts é tensão. Você não pode ligar um equipamento de 110v em uma rede de 220v, vai queimar seu equipamento, só se ele for bi-volt. Normalmente 110v é 60hz e 220v é 50hz. Espero ter ajudado.

      • Avatar
        Clovis Santos Machado em

        ESCLARECENDO:
        A diferença de frequência só afeta o funcionamento de motores, interferindo na sua rotação (motores para 60Hz, ligados em 50Hz terão uma redução na rotação). Quanto ao resto não há problema, tanto que, para partida de motores de potência elevada, empregamos um variador de frequência para que ele parta com frequência reduzida e minimize o impacto na rede.

        • Avatar

          Estou me mudando para Portugal, embora os aparelhos que levarei como secador e pranchas de cabelo etc são bivolt, mas fiquei muito preocuda com isso, será então que os meus aparelhos de cabelo funcionaram normalmente mesmo com a variação de frequência? Aí que medo gente rs, desde já agradeço a ajuda de todos!

          • Avatar

            Oi Priscila, senti falta da Amperagem, no Brasil as tomadas normalmente são de 10A e se o aparelho for mais potente 20A, vc falou em pinos mais grossos, isto corresponde a 20A?

          • Priscila Roque
            Priscila Roque em

            Olá, Martha
            Tudo bem?
            Muito obrigada pelo seu questionamento. Aqui em Portugal há dois tipos mais utilizados, que é o C e o F. Essa que indicamos na imagem é uma que vemos com grande frequência, que é a F. Ela tem 16Amps. :)
            Um grande abraço

    • Rafael Boro

      Olá, Cleide
      Tudo bem?
      Não há esse tipo de serviço no El Corte Inglés. Como alternativas, você pode pegar um táxi no ponto que há em frente a uma das saídas da Av. António Aguiar ou chamar um Uber (tem Wi-Fi dentro da loja). :)
      Um abraço e boas compras!

  2. Avatar

    Oi Priscilla, eu estou pretendo ir a Portugal em Setembro.
    Vou vou estar sozinha e estou preocupado com os horários de saída de Lisboa.
    Meu voo de volta sai as 05;40, e devo estar 3 horas antes para os procedimentos de praxe.
    Pode me indicar um serviço de transfer?
    Desde ja agradeço.

  3. Avatar

    Olá,
    Estarei de mudança para Portugal em setembro. A questão dos hertz me deixou apreensiva, pois terei que comprar eletrodomésticos novos….os valores de TV , blu ray, aparelho de som, grill, torradeira, batedeira..ufa … são razoáveis ? mais caros ou mais baratos que no Brasil?

  4. Avatar

    Ola, Priscila! Tb nos preocupamos com a diferenca de frequencia. Ainda assim, gostaríamos de saber se vc sabe qual o melhor meio de levar bagagem, alem daquela permitida no voo. Eu soube que da pra despachar como carga, em voos ou navios. Vc sabe sobre isso? Obrigada e parabens pelo blog!!! Obrigada por nos ajudar com tantas informações!!!

  5. Avatar

    Olá, Luciana

    Vou para Portugal em meio de Agosto, preciso localizar um hotel que fica próximo de tudo e que seja bom, que custe em torno de 1.800 euros, no booking aparece muitos e fico com duvidas? outra pergunta quero comprar passagem de trem noturno para Paris…..posso comprar lá quando chegar?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Nadia
      Tudo bem?
      O que você procura é efetivamente uma festa popular ou a participação em uma vindima? Para festas populares, na segunda quinzena de setembro, que seja do meu conhecimento, haverá a de Viseu (http://festa.vindimasviseu.pt/). Veja se está dentro do período da sua viagem e do roteiro que pretende fazer :)
      Um grande abraço e uma excelente viagem!

  6. Avatar
    JANAINA RODRIGUES RAMOS em

    Olà!

    Moro no RS e em setembro do ano que vem quero me mudar para Algarve. Você conhece? Qual o melhor lugar lá? Me sugeriram Albufeira ( não sei se este é o nome correto.)
    Até lá meu marido já estará aposentado. Estamos a procura de qualidade de vida e pelas fotos e sobre tudo que li adorei toda a região de algarve.
    Estou ansiosa!

  7. Avatar

    Olá!
    Iremos passar apenas 8 dias em Portugal (7 noites), já na próxima semana. Fiz reserva em hotel para os dois primeiros dias (Porto) e para os últimos dois dias (Lisboa) antes do retorno. Pensamos em nos hospedar em alguns lugares que formos visitar nos 3 dias intermediários, ao longo da costa, que será no trajeto do Porto até Lisboa. Isso é possível, ou haverá a exigência de comprovar hospedagem de todos os dias já na chegada no aeroporto?

  8. Avatar

    Olá Rafael e Priscila, tudo bem?
    Iremos em 8 pessoas para Lisboa no dia 27/12. No dia 01/01 iremos para Porto e ficaremos até dia 04/01. O que vocês sugerem de condução? Alugar uma Van ou contratar um motorista/guia? Há necessidade de alugarmos carro para todo o período que ficaremos por lá ou conseguimos passear de ônibus/trem?

    • Rafael Boro

      Olá, Tais
      Tudo bem e com você?
      Depende da disposição das pessoas que irão conduzir durante a viagem. Alugar uma van ou dois carros grande é uma opção interessante para vocês terem mais mobilidade, dividir o custo do aluguel e passear por mais cidades. Contratar um guia/motorista também é bom, já que é confortável e a pessoa conhece bem os caminhos. Temos um parceiro que faz passeios de grupos. Você pode entrar em contato com eles através desse link: https://www.cultuga.com.br/2017/02/city-tours-passeios-guiados-em-lisboa/

      Sobre passear de ônibus e trem, pode não valer a pena financeiramente O custo das passagens diárias ficariam mais caras do que um aluguel de carro e vocês irão depender dos horários dos transportes. Pode ser ruim com o frio e a chuva. ;)

      Um abraço e boa viagem!

  9. Avatar

    Olá adorei achar o site de vocês!! Estou avaliando mudar-me para o Porto e estou à procura de apartamentos ou casas de 3 quartos para locação em Matosinhos. Sabem de algum site que seja bom para locação? Sabem qual a documentação que geralmente é exigida para locação em Portugal? Desde já parabenizo pelo site e agradeço pela ajuda! Abs Michelle

  10. Avatar

    Olá Rafael boa noite vou para Lisboa Portugal em março de 2019 gostaria de saber se consigo levar uma chapinha do Brasil na mala despacha? É se dá pra usar as tomadas são iguais do Brasil? É outra coisa aí em Lisboa em março é frio ou calor?
    Desce já agradeço

  11. Avatar

    Olá boa tarde!!!
    Meu nome é Viviane sou de São Paulo, meu esposo teve uma proposta de trabalho para Portugal na cidade de Oliveira. Estou um pouco preocupada, pois não sabemos nada de Portugal, moradia, escola, o que podemos levar ou não. Estou em dúvida se qdo estiver tudo pronto se devemos ir junto com ele ou era melhor ele ir primeiro para nos acomodar (procurar um apartamento), não sei se vamos ter que imobiliar ou já estão mobilados. Socorro me ajuda

Deixe um comentário