Bordal: ah, os bordados da Ilha da Madeira!

4

Cresci ouvindo a minha mãe e a minha avó falando dos lindos bordados da Madeira. Sou filha de portugueses imigrados no Brasil e a minha parte materna é toda madeirense, com raízes principalmente da região de Santana (uma área bastante rural até os dias de hoje, mas principalmente lembrado pelas casinhas fofas). Quando fui a Ilha da Madeira, algo pipocava na minha memória: “Ah, os bordadinhos maravilhosos…”. E foi assim que descobri a Bordal.

Bordado da Ilha da Madeira, Portugal

Bordado da Ilha da Madeira, Portugal

Bordal: ah, os bordados da Ilha da Madeira…

Estávamos passeando pelas ruas da cidade do Funchal, quando passamos em frente a uma pequena porta. Lá estava uma senhora sentada ao banquinho, concentrada, bordando um tecido. Instintivamente subimos as escadas e encontramos não somente uma loja histórica e muito bonita, como também o acesso a fábrica.

Bordado da Ilha da Madeira, Portugal

Dentro da Fábrica da Bordal há também uma loja muito bonita com os trabalhos expostos

Fomos atendidos com enorme carinho. A Bordal foi fundada em 1962 e abre as portas da fábrica a todos os visitantes que desejam conhecer mais sobre sua trajetória. E foi isso que fizemos. Percorremos cada setor acompanhados por uma guia que nos explicou não somente a história da loja, como a essência do bordado por toda a ilha da Madeira.

Geralmente, eram as mulheres que aprendiam a bordar desde o seus 5 anos de idade, como uma tradição familiar. Entretanto, hoje também há diversos homens que bordam na Ilha da Madeira. São entre 400 e 500 profissionais desse setor que hoje colaboram direta e indiretamente com a equipe da Bordal. A maior parte das pessoas que fazem a etapa do bordado não ficam na fábrica, pois nem mesmo teria espaço para tal.

6 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Ilha da Madeira

Bordado da Ilha da Madeira, Portugal

O passo-a-passo do bordado

Os motivos são, principalmente focados na natureza e, por isso, vemos uma infinidade de flores. Atualmente, esta fábrica tem um arquivo com 40 mil desenhos que são aplicados do papel vegetal picotado para os tecidos de linho e algodão.

Na visita, acompanhamos o passo-a-passo de cada etapa, da passagem do desenho para o tecido, o envio e a recepção dos artigos bordados, os recortes necessários (visto que uma das características do bordado da Madeira também são seus desenhos vazados), o lavar e engomar, até a finalização, com aplicação de botões e etiquetas – quando seguem para o controle de qualidade e certificação antes de serem vendidos.

Bordado da Ilha da Madeira, Portugal

Bordado da Ilha da Madeira, Portugal

Para quem deseja aprender esta técnica, a loja ainda comercializa um kit com video-aulas e todo o material necessário.

Vimos também os equipamentos e a documentação utilizados em todo o processo, dos mais antigos até aqueles que ultrapassaram as décadas e são utilizados até os dias de hoje.

Recomendo vivamente a visita – que é gratuita – para que possa entender o valor desse trabalho manual tão tradicional e que também foi um dos responsáveis por levar a Ilha da Madeira para as bocas do mundo. Para se apaixonar ♥.

Bordado da Ilha da Madeira, Portugal

Bordal – Bordados da Madeira
Endereço: Rua Dr. Fernão Ornelas, 77 – Funchal
Email: bordal@bordal.pt
www.bordal.pt

Organize AQUI a sua viagem para Portugal!

icon-saude

Parcele o seguro saúde na Real Seguro Viagem em 6x SEM JUROS

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro

icon-hotel

Reserve o seu hotel no Booking, com cancelamento gratuito

Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia em Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Reserve um transfer ou city tour com os nossos parceiros em Portugal

icon-foto

Faça um ensaio fotográfico em Lisboa ou no Porto

Veja o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro ❤

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

4 comentários

  1. Avatar
    Isabella Moraes em

    Motivos nunca faltam para vir neste blog pesquisar sobre o melhor a fazer por Portugal, não só pelas melhores dicas, mas pela forma prática e agradável de escrita. Em 2017 já encontrei preciosidades pelo país e um tour incrível guiado por vocês. Agora já estou encantada com esse universo de tudo o que há para ser visto na Ilha da Madeira e nosso reencontro em Lisboa. Portugal sempre promete…e cumpre!

    • Rafael Boro

      Ficamos tão felizes em ler esse seu comentário, Isabella! 🙂 Nada melhor para o nosso trabalho do que ter esse tipo de retorno!
      A Ilha da Madeira é um paraíso com muitas coisas boas para aproveitar e, claro, uma gastronomia deliciosa.
      Nos vemos em breve!
      Um grande abraço!

  2. Avatar
    Maria Beatriz em

    Pretendo ir em Setembro até Funchal.
    Valeu o que você escreveu. Aprendi bastante.
    Quero comprar lencinhos de lembrança para munhas irmãs e netinhas
    Me passa uma idéia de preços, se possível?
    Retornando darei minhas notícias para você.
    Obrigada

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Maria Beatriz
      Tudo bem?

      Ficamos felizes que tenha gostado e aprendido com o artigo! 🙂

      Deve ficar em torno de 20€. No site da Bordal tem os valores de alguns produtos: https://www.bordal.pt/

      Um grande abraço e aproveite muito a maravilhosa Ilha da Madeira!

Deixe um comentário