Cresci ouvindo a minha mãe e a minha avó falando dos lindos bordados da Madeira.

Sou filha de portugueses imigrados no Brasil e a minha parte materna é toda madeirense, com raízes principalmente da região de Santana (uma área bastante rural até os dias de hoje, mas principalmente lembrado pelas casinhas fofas).

Quando fui a Ilha da Madeira, algo pipocava na minha memória: “Ah, os bordadinhos maravilhosos…”.

E foi assim que descobri a Bordal.

Bordado da Ilha da Madeira, Portugal
Bordado da Ilha da Madeira, Portugal

Bordal: ah, os bordados da Ilha da Madeira…

Estávamos passeando pelas ruas da cidade do Funchal quando passamos em frente a uma pequena porta.

Lá estava uma senhora sentada ao banquinho, concentrada, bordando um tecido.

Instintivamente subimos as escadas e encontramos não somente uma loja histórica e muito bonita, como também o acesso a fábrica.

Bordado da Ilha da Madeira, Portugal
Dentro da Fábrica da Bordal há também uma loja muito bonita com os trabalhos expostos

Fomos atendidos com enorme carinho.

A Bordal foi fundada em 1962 e abre as portas da fábrica a todos os visitantes que desejam conhecer mais sobre sua trajetória.

E foi isso que fizemos.

Percorremos cada setor acompanhados por uma guia que nos explicou não somente a história da loja, como a essência do bordado por toda a ilha da Madeira.

Geralmente, eram as mulheres que aprendiam a bordar desde o seus 5 anos de idade como uma tradição familiar. Entretanto, hoje também há diversos homens que bordam na Ilha da Madeira.

São entre 400 e 500 profissionais desse setor que hoje colaboram direta e indiretamente com a equipe da Bordal. A maior parte das pessoas que fazem a etapa do bordado não ficam na fábrica, pois nem mesmo teria espaço para tal.

6 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Ilha da Madeira

Bordado da Ilha da Madeira, Portugal

O passo-a-passo do bordado

Os motivos são, principalmente focados na natureza e, por isso, vemos uma infinidade de flores.

Atualmente, esta fábrica tem um arquivo com 40 mil desenhos que são aplicados do papel vegetal picotado para os tecidos de linho e algodão.

Na visita, acompanhamos o passo-a-passo de cada etapa, da passagem do desenho para o tecido, o envio e a recepção dos artigos bordados, os recortes necessários (visto que uma das características do bordado da Madeira também são seus desenhos vazados), o lavar e engomar, até a finalização, com aplicação de botões e etiquetas – quando seguem para o controle de qualidade e certificação antes de serem vendidos.

Bordado da Ilha da Madeira, Portugal

Bordado da Ilha da Madeira, Portugal

Para quem deseja aprender esta técnica, a loja ainda comercializa um kit com video-aulas e todo o material necessário.

Vimos também os equipamentos e a documentação utilizados em todo o processo, dos mais antigos até aqueles que ultrapassaram as décadas e são utilizados até os dias de hoje.

Recomendo vivamente a visita – que é gratuita – para que possa entender o valor desse trabalho manual tão tradicional e que também foi um dos responsáveis por levar a Ilha da Madeira para as bocas do mundo.

Para se apaixonar ♥.

Bordado da Ilha da Madeira, Portugal

Bordal – Bordados da Madeira
Endereço: Rua Dr. Fernão Ornelas, 77 – Funchal
Email: bordal@bordal.pt
www.bordal.pt

Quer saber mais sobre os Bordados Madeira?

Assista ao vídeo que fizemos sobre os Bordados da Ilha da Madeira!

Aproveite e inscreva-se no canal do Cultuga no YouTube para não perder nenhum dos nossos vídeos!

Viaje a Portugal com tudo organizado

Sou jornalista especializada em cultura e tenho 42 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

14 Comentários

  1. Motivos nunca faltam para vir neste blog pesquisar sobre o melhor a fazer por Portugal, não só pelas melhores dicas, mas pela forma prática e agradável de escrita. Em 2017 já encontrei preciosidades pelo país e um tour incrível guiado por vocês. Agora já estou encantada com esse universo de tudo o que há para ser visto na Ilha da Madeira e nosso reencontro em Lisboa. Portugal sempre promete…e cumpre!

  2. Pretendo ir em Setembro até Funchal.
    Valeu o que você escreveu. Aprendi bastante.
    Quero comprar lencinhos de lembrança para munhas irmãs e netinhas
    Me passa uma idéia de preços, se possível?
    Retornando darei minhas notícias para você.
    Obrigada

  3. Olá, estou indo pra Portugal esse ano de 2019 em Dezembro , e dia 31/12 vou de Lisboa para Ilha da Madeira (passar o ano novo) e volto para Lisboa dia 02/01.
    vocês sabem se a fábrica, gruta de São vicente e Museu estarão abertos?
    obrigada, Vanessa Castro.

    • Olá, Vanessa
      Tudo bem?

      Nos sites dos três locais que você comentou não têm a informação do horário de funcionamento no dia 1 de janeiro – a Bordal não deve funcionar pois já não abrem aos domingos. Geralmente, a grande maioria das atrações fecha. Aconselho que você envie um e-mail para cada uma delas perguntando sobre o horário de funcionamento no período da sua viagem. ;)

      Um grande abraço e aproveite esta festa fantástica de Ano Novo na Madeira!

  4. Meus caros, bom dia.
    Meu nome é Denise, sou de Santos-SP e estou fazendo um trabalho junto a um grupo de colegas de pesquisa sobre uma comunidade da nossa cidade, que são as bordadeiras do Morro São Bento. Descobrimos que elas seguem a tradição de bordado da Ilha da Madeira. Encontramos muitos conteúdos e vídeos sobre isso, porém a maioria enfoca mais a função econômica do bordado, tanto na Ilha da Madeira quanto nesta comunidade em Santos, desde a ocasião em que estas senhoras vieram ao Brasil. Por isso, gostaríamos de perguntar se há possibilidade de conversarmos com vocês um pouco mais sobre a essência dessa tradição do bordado da Ilha da Madeira, temos muito interesse e admiração por esse oficio. Seria muito importante. Poderia ser por telefone ou algum meio eletrônico (e-mail, Skype, whattsapp). Ficaria imensamente feliz! Agradeço a atenção. Um abraço,

    • Priscila Roque em

      Olá, Denise
      Tudo bem?
      Agradecemos o seu comentário e tamanho carinho.
      Vou enviar um e-mail diretamente para você com informações, ok? :)
      Um grande abraço

  5. Horacio Almeida em

    boa tarde estou querendo abrir um site de vendas de bordados da ilha da madeira, aqui no Brasil
    vocês poderia me dar uma informação como faze e os produtos para. \\\\\\\agrdeço muito.
    Fico no aguardo

    • Olá, Horacio
      Tudo bem?
      Aconselho que entre em contato com a Bordal, esta loja que fizemos a reportagem, para você obter maiores informações sobre o tema.
      Um abraço!

Deixe um comentário