Lenços dos Namorados: saiba mais sobre este bordado português

#EspalhePortugal → Envie este artigo para alguém que você gosta!

O bordado português é conhecido no mundo todo. Há pontos, temas, cores e tecidos específicos utilizados em cada região do país, que formam sua autenticidade. Mas talvez um dos mais cativantes, por sua graciosidade de frases carinhosas e mistura de cores vivas, seja o chamado Lenços dos Namorados – um bordado típico da região norte de Portugal, de Vila Verde.

Lenços dos Namorados: saiba mais sobre este bordado português

Se você esteve em Portugal, certamente já o viu. Não é preciso ir até Vila Verde para encontrá-lo. Sua estampa está em todas as lojas de suvenires do país, seja nas tradicionais toalhinhas bordadas ou em artigos de cozinha e decoração. É de fácil, fácil, encantamento.

Separei 7 curiosidades que você vai gostar de saber sobre o assunto. Suspiros estão liberados!

  • 1. A origem dos Lenços dos Namorados remete as cidades de Viana do Castelo, Vila Verde, Telões, Guimarães e Aboim da Nóbrega, todas no norte de Portugal, na região do Minho.
  • 2. Antes de se tornar essa estampa que vemos em diversos suvenires, o desenho e as frases eram bordados em quadrados de linho ou de algodão (ainda produzidos atualmente, como este da imagem acima) que poderiam não ter um recorte perfeito.
  • lenços dos namorados

    Os Lenços dos Namorados como inspiração para este lindo casamento luso-brasileiro

  • 3. As frases, muitas vezes com temas de saudade e de amor, eram bordadas por mulheres apaixonadas e entregues aos seus amados para conquistá-los. Mas, para aquelas que já tinham um par, ele também servia como uma lembrança aos companheiros que partiam rumo ao mar.
  • Casamento temático decoração de Portugal

    Os Lenços dos Namorados como inspiração para este lindo casamento luso-brasileiro (Foto por Alessandra Tolc: www.Photolc.com.br)

  • 4. Assim como os principais bordados portugueses, os Lenços dos Namorados também tem seus padrões registrados. Somente os artesãos que cumprem com as exigências podem vender os produtos oficialmente.
  • lenços dos namorados

    Veja aqui a pasta do Cultuga no Pinterest com mais de 40 referências dos Lenços dos Namorados

  • 5. Um legítimo lenço dos namorados tem entre 40cm e 60cm. Entre os símbolos oficiais estão flores, pássaros, corações, chaves, borboletas e letras. Todas as cores podem ser usadas, mas a predominância são as primárias.
  • 6. Ainda que a tradição não seja mais seguida, ele oferece oportunidades de emprego e de sucesso aos portugueses. Não são poucos os artesãos que usam esse bordado para tirar o sustento. Hoje ele é comprado por homens e mulheres, portugueses ou estrangeiros, para ser oferecido às pessoas que se ama – não somente aos namorados.
  • 7. Os erros ortográficos fazem parte de sua cultura e poética. Originalmente, eram feitos por bordadeiras com alfabetização escassa. Portanto, suas expressões populares se tornaram um rico documento da época. É comum ver o “vai” substituído por “bai” ou “beijinho” por “veijinho”, por exemplo.

Bordado da Ilha da Madeira, Portugal

Conheça também o lindo bordado típico da Ilha da Madeira

Viaje a Portugal com segurança

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM  10% OFF
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

PASSAGEM PARA PORTUGAL
A TAP  voa direto do Brasil para Portugal e adotou medidas rigorosas de higienização para garantir a segurança dos passageiros.

Conheça os serviços do Cultuga

icon-carroTRANSFER E TOURS Clean&Safe
Tenha uma viagem a Portugal relaxante e segura com os transfers e tours privativos do Vinícius e sua equipe.

TOURS A PÉ Clean&Safe
Conheça Lisboa a pé e ao ar livre com os nossos tours privativos históricos e culturais!

icon-tourTOUR DE TUK TUK Clean&Safe
Quer ter uma experiência divertida? A Kamila vai te levar em um tour privativo de tuk tuk!

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos e tranquilos para fazer o seu ensaio fotográfico com total segurança.


Não sabe por onde começar a organizar sua viagem para Portugal? Veja aqui as nossas recomendações!


 

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

4 Comentários

Deixe um comentário