Férias em família: faça passeios de barco em Portugal seguros e divertidos

Envie este artigo para alguém que você gosta!

Não há como negar que uma viagem a Portugal está na lista de desejos de muitos brasileiros. Seja por causa da nossa ancestralidade, da conexão linguística e cultural, pura curiosidade ou todas as maravilhas naturais e culturais que Portugal tem a oferecer, há algo nesse país que sempre nos faz sentir em casa. 

Ainda pensando em casa, nada melhor para complementar essa viagem do que levar a família junto! Como um dos destinos de viagem mais acessíveis na Europa para os brasileiros, essa é uma oportunidade ótima para fazer férias em família.

Para um país tão pequeno em território, Portugal oferece inúmeras formas de conhecê-lo, desde avião, ônibus, trens, carros, e até mesmo tuk tuk! O que muitos viajantes ainda não sabem é que também é possível conhecer Portugal de barco! 

Alugar um barco em Portugal de forma acessível e segura

Com a plataforma online Click&Boat, é possível alugar o seu próprio barco para um passeio super personalizado e privativo, de forma acessível e 100% segura. A plataforma já conta com 35 mil barcos em mais de 50 países ao redor do mundo!

Você poderá conhecer de Lisboa até o Algarve, passando por monumentos históricos como a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, pela baía paradisíaca de Setúbal e a Península de Troia, até as deslumbrantes praias do Algarve. 

Cada um desses cantinhos de Portugal guarda os seus segredos, tanto à beira d´água quanto em suas áreas urbanas, como nos mercados municipais e os belos painéis de azulejos. 

Basta atracar o seu barco e conhecer os tesouros escondidos, e quando estiver pronto, subir a bordo novamente para continuar a sua navegação.

Retornando às raízes portuguesas, essa é uma forma divertida, inovadora e segura de fazer as suas férias em família por Portugal!

Férias em Família: passeio de barco em Portugal

Por que conhecer Portugal de barco?

Sejamos sinceros, a sua viagem pode ser incrível de qualquer jeito. Mas para aqueles que buscam formas de inovar e se divertir ainda mais em uma viagem em família, um passeio de barco é uma opção incrível!

Normalmente pensamos em aluguel de barco como algo fora do nosso orçamento, ou pior, imaginamos aquelas escunas lotadas de pessoas, com cadeiras em fileiras sem espaço para sequer se mexer. 

Nada disso nos parece divertido. Por isso foi criada a plataforma Click&Boat – um site que te permite alugar o barco de sua escolha (lancha, veleiro, catamarã, iate) diretamente do proprietário, pelo tempo que quiser, com ou sem capitão, de forma segura e acessível, e ainda melhor, somente para você e a sua família!

Com isso em mente, destacamos que Portugal tem quase 1.900 quilômetros de costa (incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores), sendo um dos primeiros pontos de partida da Europa para as grandes navegações dos séculos XV e XVI. 

Estamos falando de uma costa bem estruturada, de belezas variadas, que engloba desde as ondas do surfe da Nazaré até as praias douradas de águas cristalinas de Setúbal e do Algarve

Isso sem contar os grandes rios portugueses, como o Tejo e o Douro, que oferecem algumas das paisagens mais idílicas do país, e as Reservas Naturais, com uma vida marinha belíssima e única da região, como a Ria Formosa no sul de Portugal. 

É muita água para navegar!

Como se isso já não fosse suficiente, passear de barco nos presenteia com um conjunto de atividades benéficas para a saúde, física e mental! 

O contato com a natureza, com o vento e água do mar nos permite relaxar e desestressar do ano que passou, sem ter que abrir mão da oportunidade de estar com a família, fazer exercícios ou conhecer lugares novos.

Conhecer Portugal de barco significa conhecer esse país sob uma perspectiva diferente, seja alugando um barco por um dia ou uma semana. 

Todo o roteiro pode ser personalizado às suas necessidades de viagem – desde quantas pessoas vão a bordo, se viaja com crianças, opções para passar a noite, suporte a equipamentos específicos, carteira de habilitação náutica, e muito mais.

Férias em Família: passeio de barco em Portugal
Férias em Família: passeio de barco em Portugal

O que eu posso fazer com a minha família a bordo de um barco?

A resposta simples é: tudo o que quiser!

Sem dúvida a melhor parte do aluguel de barco particular para as suas férias em família é a privacidade e a liberdade oferecidas. 

Essa se torna uma oportunidade perfeita de se reconectar com quem você ama após um ano difícil, viver experiências únicas e divertidas juntos, ao mesmo tempo em que encontra a oportunidade de relaxarem sem perturbações externas. 

Para os curiosos, o barco é uma forma entusiasmante de fazer um tour pelo destino escolhido.  Observe as paisagens naturais, mergulhe para conhecer a vida marinha (e, se der sorte, poderá ver até mesmo restos de navios naufragados e corais!), pare em um local estratégico para assistir o pôr-do-sol!

Para os aventureiros de plantão, pratique o seu esporte aquático preferido, seja ele o wakeboard, water-ski, parasailing, o que quiser! Para as praias do centro oeste, leve sua prancha de surfe e aproveite! 

Se alugar um barco no Algarve, procure um que inclua o equipamento de scuba e explore o fundo do mar azul!

Já para os preguiçosos, tome um banho de sol no convés de seu próprio barco, cozinhe seu almoço a bordo, faça paradas estratégicas para um bom mergulho quando quiser e passe o dia sem aglomerações, sem filas e sem estresse!

É sempre possível ajustar o aluguel do barco e o roteiro às suas necessidades de viagem.

Férias em Família: passeio de barco em Portugal
Férias em Família: passeio de barco em Portugal
Férias em Família: passeio de barco em Portugal

Que tipos de barco posso alugar em Portugal?

A Click&Boat oferece uma diversidade de barcos e experiências para todos os tipos e desejos de viagem. 

Por exemplo, se vai fazer um passeio de vários dias, seja pela costa algarvia ou pelo Alto Douro Vinhateiro, um barco com mais espaço, como um catamarã, pode ser a pedida certa. Espaçoso o suficiente para dormir, cozinhar e socializar com todo o conforto de casa, esse tipo é ideal para viagens em família. 

Se quer navegar com mais autenticidade e liberdade, ou se vai sem crianças, por exemplo, um veleiro é a opção perfeita, pois oferece espaço suficiente para passar a noite e cozinhar, ao mesmo tempo em que proporciona experiências autênticas de navegação (estudo do vento e da maré, por exemplo). Mas se o balanço do mar te deixa enjoado, esse realmente não é para você!

Agora para os que procuram passeios mais curtos com a família, talvez para praticar esportes aquáticos como o mergulho e o wakeboard pelas águas cristalinas do Algarve, ou para os passeios mais simples, apenas para contemplar as paisagens, um barco menor é a sua escolha, como uma lancha ou um semirrígido. Esses tipos de barco são ideais por sua rapidez e praticidade, bons para passeios mais específicos e curtos, como os de um dia só. 

Seja qual for o barco ideal para sua viagem em família, o roteiro e as paradas ficam inteiramente ao seu critério. 

Quer parar para conhecer algum local específico, tomar um banho de sol na Ponta da Piedade ou na Praia do Camilo, parar para almoçar com as crianças? Você faz todo o itinerário.

Férias em Família: passeio de barco em Portugal
Férias em Família: passeio de barco em Portugal

Alternativa de viagem segura frente ao “novo normal”

Para além do mencionado, o aluguel de barcos em Portugal com a Click&Boat é uma alternativa segura para o seu passeio em família. 

É fácil manter o distanciamento social e as medidas de higiene e segurança, é uma alternativa super privativa, então somente você e a sua família estarão a bordo (e se quiser, o capitão ou auxiliares de bordo). 

Ao contrário dos aluguéis de barcos tradicionais e passeios em massa, com a Click&Boat você consegue evitar aglomerações, filas, passeios forçados, e preços absurdos.

Já quer subir a bordo? 

Como funciona o aluguel de barcos com a Click&Boat?

A melhor parte da plataforma Click&Boat é a sua simplicidade, e não é isso o que mais buscamos ao viajar com a família? 

Basta acessar o site, escolher o seu local de partida, as datas do aluguel, e o tipo de barco. 

Se não sabe qual barco escolher, deixe esse campo em branco e explore todas as opções oferecidas. 

Use os filtros (número de pessoas, preço, tamanho etc) para encontrar o barco ideal para a sua viagem e pronto!

Se tiver qualquer dúvida acerca do barco ou do destino, basta enviar uma mensagem para o proprietário do barco escolhido diretamente pela caixa de mensagens da plataforma. 

Caso necessite de mais assistência, a equipe Click&Boat está disponível para te auxiliar em qualquer etapa do processo através da página “Ajuda”.

Mais fácil do que isso, impossível!

Informações práticas para te ajudar a programar o seu passeio de barco

  • Para os marinheiros experientes que já tem a carteira de habilitação náutica, é sempre possível alugar um barco sem capitão e partir mar afora! Para os que são iniciantes na navegação, mas não querem deixar de curtir os prazeres de conhecer Portugal de barco, um aluguel com capitão é a sua pedida! Assim, você terá a oportunidade de criar o seu roteiro ao lado de uma pessoa experiente, tanto no leme do barco quanto no seu destino de escolha.
  • Outra dica importante, que vale conversar com o proprietário do seu barco de escolha e organizar com antecedência, são os preços das marinas. Porém, para paradas mais rápidas em praias, lagoas ou enseadas, onde você irá aproveitar o seu dia na água, não é necessário se preocupar com tarifas, apenas ter cuidado com os banhistas e a vegetação da área escolhida.
  • Para ancorar o barco em docas e marinas particulares, por exemplo, para passar a noite ou o dia, seja no barco ou em terra firme aproveitando a cultura ou a gastronomia, uma tarifa provavelmente será exigida. Cada marina tem os seus próprios preços e o seu sistema de reservas. O valor da diária pode estar incluído, ou não, no valor do seu aluguel – isso fica a critério de cada proprietário. Então vale checar com diretamente com este. 
  • Caso o seu passeio de barco inclua diversas cidades, marinas e múltiplos dias, vale a pena conferir os valores e a disponiblidade de cada marina com antecedência (especialmente em alta temporada), e não há ninguém melhor para te ajudar nesse processo do que o proprietário/ capitão do seu barco. Independentemente de o seu aluguel ser com ou sem capitão, vale à pena checar com ele quais as melhores marinas para atracar o seu barco e quais as tarifas inclusas no valor do seu aluguel.

Com tudo assim na ponta da língua, agora basta escolher o seu barco e subir a bordo!

—————————–

Fazemos parceria somente com empresas que julgamos oferecer conteúdo útil aos nossos leitores e que trabalham por um turismo consciente em Portugal. As informações deste artigo são de responsabilidade do anunciante.


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Sobre o autor

Cultuga

O Cultuga tem como principal objetivo promover a paixão pela cultura portuguesa e pelo turismo de Portugal no Brasil. Este blog é mantido, desde 2010, pelo casal de jornalistas luso-brasileiros Priscila Roque e Rafael Boro, também residentes em Lisboa.

Deixe um comentário