Pizzeria ZeroZero: o sabor da Itália no centro de Lisboa

Envie este artigo para alguém que você gosta!

A comida tradicional portuguesa é, naturalmente, o “carro chefe” de Lisboa. Porém, a gastronomia de outros países, claro, são bem-vindos a capital. Você é fã dos sabores da Itália – como eu? Então, tome nota dessa indicação, que vai ser uma boa pedida para o seu roteiro de viagem.

A Pizzeria ZeroZero tem duas unidade, a que conhecemos fica no vibrante Príncipe Real, um bairro vizinho ao Chiado onde as excelentes propostas gastronômicas não param de crescer, e a outra no Parque das Nações.

Eu e a Pri fomos até lá provar duas das melhores coisas que o “país da bota” tem para oferecer: as pizzas e as massas.

icon-consultoriaQuer conhecer Lisboa de uma forma diferente? Faça um tour do Cultuga

Como foi o nosso almoço na Pizzeria Zero Zero

O ambiente e o serviço

Uma pequena porta no número 32 da movimentada Rua da Escola Politécnica esconde os mais variados produtos 100% italianos, muitos da região do Vêneto (onde ficam as famosas cidades de Veneza e Verona). Ao passar por ela, você é “transportado” para um espaço rústico-contemporâneo da Itália, mas no centro de Lisboa.

Produtos italianos logo na entrada em uma charmosa mercearia. Foto: Divulgação

Fomos recepcionados por uma simpática hostess, que nos acomodou em uma mesa na direção do enorme forno a lenha usado para as pizzas. Apesar daquele ser um dia (muito) quente do final de junho e do nosso lugar estar perto do forno, não passamos calor. O ar-condicionado da sala deu conta do recado e atmosfera era ótima. ;)

Detalhes da sala que almoçamos. Fotos: Divulgação

O ambiente da ZeroZero é descontraído e tem perfis diferentes para o dia e à noite. Durante a semana, no almoço, a maioria dos clientes são trabalhadores dos escritórios e das empresas do bairro. Já ao jantar, as mesas do restaurante são mais procuradas por casais e grupos de amigos. A escolha por um lugar na agradável esplanada também aumenta – é só ver a foto que você vai entender o porquê!

Área exterior, perfeita beber e comer alguma coisa em um fim de tarde. Foto: Divulgação

A entrada

Ok, o restaurante é bonito e confortável, mas e a comida? A comida está de acordo com o espaço. ;) Abrimos o apetite com os crocantes Arancini, que são bolinhos de arroz siciliano, recheados com molho de carne e ervilha. Mesmo com os ingredientes todos juntos, dá para perceber o sabor de cada um deles.

Aqui estão os nossos – nham – crocantes Arancini

Para acompanhar o “antipasti” e o prato principal, pedi uma água com gás San Pellegrino, e a Pri, um cocktail sem álcool, com suco de romã, limão, frutos vermelhos, jasmim e hortelã – uma mistura doce e refrescante, que leva o nome de Sardegna, uma das ilhas paradisíacas da Itália.

… E as bebidas escolhidas!

Pizza ou massa? Os dois!

Essa foi uma pergunta muito fácil de responder para a atendente. Assim, optamos por um de cada: a Pri comeu uma clássica pizza marguerita DOP (Denominação de Origem Protegida) e eu um ravioli de vitela e funghi. Ambos chegaram juntos e num bom intervalo após a entrada.

A massa de todas as pizzas da casa é fina e preparada com uma mistura de Farinha 00 – daí o nome da pizzaria – e outras farinhas de moagem lenta. Esse é um processo artesanal que deixa a base bem crocante. A Pri realmente achou que ela tem um sabor diferente de outras que já provou, mais sequinha. O molho de tomate é bem servido e os pedaços de mozzarella di búfala DOP estavam na medida certa.

A pizza que a Pri escolheu

Para o meu prato principal, pedi uma sugestão para a atendente. Ela indicou o Ravioli de vitela e funghi, por ser uma das novidades do menu e o atual queridinho dos clientes. :)

O meu ravioli de vitela e funghi

Ele também é bem servido, tem a quantidade ideal de cogumelos – por sinal, estavam muito bons – e o azeite trufado dá aquele toque aromático e único, deixando o prato autêntico e marcante. Me surpreendeu.

As outra opções do menu da Pizzeria Zero Zero

As pizzas são as estrelas do menu da ZeroZero, claro. Ao todo, são 26 sabores. Entretanto, as massas também têm boa saída, com destaque para o ravioli de vitela e fungui (o que eu provei) e o ousado ravioli de bacalhau.

A variedade de bebidas é outra mais valia da casa. Os cocktails e os vinhos (todos vindos da Itália) combinam perfeitamente com os “antipasti”, como o carpaccio e a burrata.

Dulce

Ahhhh… Os doces portugueses. Ops! Esqueça isso que eu escrevi. Já estou tão acostumado a comer e falar sobre as iguarias aqui de Portugal que foi “automático”. :) Brincadeiras a parte, você deve saber que a Itália também é famosa pelos seus doces. Então, a melhor forma de terminar essa refeição foi com uma sobremesa, claro.

Eu estava em dúvida se pedia o clássico tiramissù ou a panna cotta de frutas do bosque. Não foi nem uma, nem a outra. A atendente nos sugeriu um mil-folhas de caramelo salgado, com sorvete de baunilha, coberto com farofa de pistache e uma cama de crumble, por ser ideal para partilhar. Impecável.

Sobremesa, claro, para fechar o almoço!

A massa folhada crocante e o sorvete equilibram bem o adocicado do caramelo. Doce na medida certa e ideal para duas pessoas.

Pizzeria Zero Zero
Endereço: Rua da Escola Politécnica, 32 e Alameda dos Oceanos, Lote 2.11.01H – Lisboa
Contato: (+351) 213 420 091 (não aceita reservas)
Horário: domingo a quinta-feira e feriados, das 12h à 00h – sexta, sábado e véspera de feriado, das 12h à 01h
Preço: média de 22€ por pessoa
Site: www.pizzeriazerozero.pt

Nós fomos conhecer o restaurante a convite da Pizzeria ZeroZero. Nesse artigo expressamos a nossa opinião pessoal, sem qualquer interferência editorial. O Cultuga somente aceita convites ou faz parcerias com empresas que tenham propostas autênticas, que agregam valor a Portugal e que se enquadram ao nosso perfil, seja de viajante, seja de morador.


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Viaje a Portugal com segurança

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

O Cultuga precisa do seu apoio para permanecer ativo!

Estamos há 10 anos no ar produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa para viajantes brasileiros e apaixonados por Portugal. Frente a pandemia, precisamos da sua parceria para que esse trabalho continue sendo feito e esteja disponível a todos.

Veja de que forma que você pode colaborar com o Cultuga:

 Conheça o nosso clube de membros do Apoia-se

Participe das nossas lives sobre cultura portuguesa aos domingos no YouTube

Leu um artigo que foi útil para você? Compartilhe-o com alguém que você gosta, no seu grupo de amigos ou nas redes sociais!

Siga o Cultuga no Instagram, no Facebook e no YouTube

Conheça os serviços que nós promovemos para quem viaja por Portugal

Agradecemos o seu carinho e suporte!

Apoie o Cultuga

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 36 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

Deixe um comentário