Quem tem alergia ou intolerância ao glúten sempre sente alguma insegurança ao viajar para outro país. Recentemente, recebi a minha mãe aqui em Portugal e ela tem diversas restrições alimentares. 

Apesar ter conseguido se alimentar bem em diversos locais – pois ela não tem alergia, mas intolerância – há lugares que foram bem importantes nessa viagem. Por isso, hoje vou indicar aqui onde comprar produtos gluten free em Lisboa.

A minha mãe esteve hospedada no bairro das Avenidas Novas – que é bem central em Lisboa e tem de tudo. Já fica uma boa dica se você ainda não escolheu o seu hotel.

De qualquer forma, independente de onde você estiver, as lojas, cafés e restaurantes para celíacos em Lisboa indicados aqui no artigo são bem fáceis de chegar de metro.

Refeições para celíacos em Portugal

A base da gastronomia portuguesa até é bastante amistosa para quem tem alergia ou alguma intolerância ao glúten. Você encontrará com facilidade carnes, peixes, ovos, legumes, batatas e arroz em todos os restaurantes típicos. 

Para quem tem intolerância ao glúten, tenha especial atenção com frituras – que podem levar farinha ou serem fritas em óleo utilizado para outros preparos – além de caldos e molhos que podem levar ingredientes como farinha de trigo, cerveja ou mostarda, por exemplo.

Entretanto, se você tem efetivamente alergia ao glúten, é importante ir a locais que garantem um espaço adequado ao preparo sem contaminação cruzada. Para isso, também poderá verificar as informações da Associação Portuguesa de Celíacos.


Café e Restaurante Rice Me
perfeito para celíacos em Lisboa

lugares sem gluten Lisboa rice me
O restaurante Rice Me tem todos os pratos com base de arroz
lugares sem gluten Lisboa rice me
Pastelaria Rice Me, ao lado do restaurante, com muitas opções de doces e salgados

O Rice Me começou por ser um restaurante que usava como base de seus pratos o arroz – em grão, leite e farinha. Eles têm opções sem glúten, sem lactose e também pratos veganos muito bons. Hoje se tornou uma referência para quem tem doença celíaca.

Para que você possa se sentir em segurança, este restaurante é certificado pela Associação Portuguesa de Celíacos.

Um pouco antes do inicio da pandemia, eles abriram ao lado do restaurante um café gluten free com o mesmo conceito, tendo a farinha de arroz como base para bolos, salgados e lanches. Perfeito para fazer o seu café da manhã em Lisboa.

Os produtos são 100% sem glúten e a maioria também não tem lactose. 

É bem fácil chegar de metro ao Rice Me (Av. António Augusto de Aguiar, esquina com a Rua Carlos Testa). Basta descer na estação São Sebastião (linhas azul ou vermelha).


Loja e Restaurante Celeiro
produtos naturais em Lisboa

lugares sem gluten Lisboa celeiro

O Celeiro é uma rede com lojas espalhadas por toda a cidade que vende especialmente produtos naturais.

Por aqui, você poderá comprar pães e outros produtos industrializados gluten free. É também perfeito para quem procura produtos sem lactose em Lisboa.

Recomendo que você dê uma passada por aqui para comprar comidinhas para ter no hotel ao longo da sua estadia, por exemplo.

Há muitas lojas em Lisboa, inclusive nos shoppings. Se você for ao Rice Me, que indiquei no tópico anterior, pode aproveitar para passar no Celeiro da estação São Sebastião do metro (Av. António Augusto de Aguiar, 130B).

Se você está hospedado no centro histórico de Lisboa, na região da Baixa também tem uma loja de fácil acesso (Rua 1º de Dezembro, 45).

No site do Celeiro você pode dar uma olhada na prévia dos produtos que costumam ter nas lojas e outros endereços.


Supermercado do El Corte Inglés
para dietéticos e celíacos em Lisboa

compras em Lisboa: El Corte Inglés
O supermercado do El Corte Inglés fica no subsolo dessa mega loja

O El Corte Inglés é uma mega loja espanhola que já está presente em Portugal há mais de 20 anos. Este shopping de 11 andares (!) tem realmente de tudo. 

Nos pisos inferiores, há um excelente supermercado com uma área inteira dedicada aos alimentos para celíacos que fica junto aos dietéticos (com bebidas e produtos de mercearia).

Os produtos sem lactose estão identificados ao longo das prateleiras comuns.

Esse é mais um excelente local para comprar comidinhas para beliscar, ter algo no quarto do hotel ou para levar na bolsa durante os passeios.

Você chega aqui facilmente utilizando o metro de Lisboa, também pela estação São Sebastião. Há duas saídas que já caem dentro do El Corte Inglés, junto ao supermercado.


Mc Donald’s
lanches gluten free em Portugal

Alguns dos lanches gluten free do Mc Donalds

O Mc Donald’s em Portugal tem a versão sem glúten de lanches famosos, certificados pela Associação Portuguesa de Celíacos

A receita do pão isenta de glúten não contém ovo e é feita de farinha de arroz e milho, contendo vestígios de soja e de tremoço.

Este pão sem glúten do Mc Donald’s é embalado individualmente e aquecido em bolsas individuais de teflon para que não tenha contaminação cruzada com as tostadeiras. Nesse processo, os funcionários manipulam os produtos com luva própria e descartável.

Há diversas lojas espalhadas por Lisboa e por Portugal. Todas elas possuem esses lanches e esse procedimento no preparo.


Restaurante H3
opções sem glúten em Lisboa

lugares sem gluten Lisboa h3
lugares sem gluten Lisboa h3
Veja o menu completo do H3 com as indicações específicas para celíacos

A rede portuguesa H3, que vende hambúrgueres grelhados no prato, também tem uma série de opções adequadas para quem tem alergia ao glúten.

Ah, e se você também tem alergia a lactose, pode pedir as opções sem molho, acompanhado de salada e de arroz. 

Há diversos restaurantes H3 em Lisboa, como por exemplo na Praça de Alimentação do El Corte Inglés (estação de metro São Sebastião), no shopping Colombo (estação de metro Colégio Militar) e nos Armazéns do Chiado (estação de metro Baixa-Chiado).


Sorveteria em Lisboa
opções sem glúten e sem lactose

gelado mu lisboa

Há aqui uma opção bem interessante de sorveteria.

A Gelato Mú somente usa frutas da época para confeccionar os sorvetes e, o melhor, para quem tem intolerância ao glúten ou a lactose, eles têm opções de casquinhas gluten free além de diversos sabores sem glúten e sem lactose.

Apesar de não estar tão centralizada, a região é bem gostosa para passear. Fica no Campo dos Mártires da Pátria, 50. Para quem está na Baixa de Lisboa, basta subir com o ascensor do Lavra até lá. Depois, ainda poderá aproveitar a beleza do miradouro do Jardim do Torel – um lugar de enorme tranquilidade e com menor fluxo turístico.

* Se você também tiver dicas para acrescentar a essa lista, deixe a sua experiência aqui nos comentários! Será muito útil, sobretudo para a consulta futura de outros viajantes com a doença celíaca.

Viaje a Portugal com tudo organizado

 

Sou jornalista especializada em cultura e tenho 42 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

4 Comentários

  1. Ilma Madureira em

    Olá, muito obrigada pela postagem.
    Tenho intolerâncias alimentares e sinto uma enorme dificuldade em encontrar ambientes aptos.
    Estou repassando
    Bjinhos

    • Olá, Ilma
      Tudo bem?

      De nada! Ficamos super felizes que tenha gostado do post e que repassou para outras pessoas. ❤️ Achamos importante divulgar esses lugares para quem tem intolerância como você.
      Beijinhos

  2. Olá! Quando vc fala sem lactose, são alimentos que possuem a enzima caseína… sabe me dizer?
    Vamos pra Europa em Julho e minha filha é alérgica a proteína do leite ( caseína)… o que é diferente da intolerância à lactose… vc acha que teremos dificuldade, ou encontramos facilmente carnes e pasta nos restaurantes ? No caso, os pratos kids que estamos acostumados no Brasil

    • Priscila Roque em

      Olá, Karina
      Muito obrigada pela sua mensagem e explicação.

      Em Portugal, vocês vão encontrar lugares para comer carnes e pasta com facilidade. Com atenção apenas para perguntar sempre se o prato que escolheram leva leite ou natas (como é chamado o creme de leite em Portugal e que é bastante usado na culinária portuguesa).

      Um grande abraço e uma excelente viagem!

Deixe um comentário