Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Para resolver serviços como água, luz, gás, Internet e telefone, há um único lugar: a Loja do Cidadão. Esse local funciona como uma espécie de Poupatempo. Lá, há estandes dos principais serviços da cidade. Com um pouco de paciência, é possível resolver tudo de uma só vez.

    Ah, antes que eu me esqueça: para cada serviço é preciso uma senha. Ela é retirada em um mesmo balcão eletrônico dentro da Loja do Cidadão. Você escolhe os serviços que precisa e acompanha pelos paineis as chamadas.

    Como ligar os serviços básicos em Lisboa

    Água – EPAL

    Para ligar a água, é preciso ter o contrato de aluguel do apartamento, o cartão cidadão (ou autorização de residência) e o NIF. As contas de água são enviadas bimestralmente e as contagens não são feitas todos os meses. Você paga uma estimativa e, a cada leitura, eles acertam na conta seguinte o que você pagou a mais ou a menos. Não é algo que eu goste, mas, enfim. O sistema aqui é assim. Não é um serviço caro.

    Luz – EDP

    A companhia mais famosa de energia é a EDP – a que eu também uso. Entretanto, já vi em propagandas na TV que uma das empresas de gás, a GALP, também fornece energia. Nesse quesito, não posso dizer qual é a melhor ou a mais barata.

    Para fazer o contrato, é preciso apresentar os mesmos documentos que você vai usar para ligar a água. Depois, eles marcam um dia com você e vão fazer a ligação no apartamento.

    A conta é mensal e cara. Os gastos de um apartamento variam muito, principalmente em cada época do ano, com o uso de aquecedores, por exemplo. Há alguns que têm placa de fogão e chuveiro a gás, outros são elétricos. Isso vai refletir diretamente na sua conta.

    Guia para morar em Portugal
    Antes da mudança
    + O que fazer antes da mudança para Portugal?
    O que levar na mudança do Brasil para Portugal?
    + Como calcular o custo de vida em Lisboa?
    + As melhores cidades para visitar e viver
    + As vantagens e desvantagens de viver em Lisboa

    Chegando em Portugal
    + Como alugar um apartamento em Lisboa?
    + Onde mobiliar um apartamento em Lisboa?
    + 9 maneiras de economizar em Lisboa (e driblar a crise)

    Burocracias
    + O casamento entre português e brasileiro
    + O que é o NIF (ou número de contribuinte)?

    Estudos e profissão
    + Como procurar emprego em Portugal?
    + Os primeiros passos para estudar em Portugal
    + Veja onde solicitar o reconhecimento da sua profissão em Portugal

    Gás – GALP

    Nunca usei gás encanado por aqui, mas sei que existe e a empresa principal é a GALP. Creio que, para ligar, seja da mesma forma que as situações anteriores. No meu antigo apartamento, usei botijão (bilha de butano) – também muito popular. Para o chuveiro e a placa de fogão, usados por 2 pessoas, durava cerca de 1 mês e meio. Nós fazíamos os pedidos por telefone. Os números de cada região são facilmente encontrados na Internet.

    Internet, telefone, celular, TV a cabo

    Aqui em casa usamos o serviço da PT Comunicações, a MEO. Eles têm um pacote chamado M4O com Internet 100mb (fibra ótica), telefone fixo (com chamadas livres para outros fixos), 2 números de celular (aqui chamados de telemóveis) com chamadas ilimidadas para todos os móveis e fixos do país, SMSs ilimitados, 200mb de Internet em cada aparelho e TV a cabo com 90 canais. Não vou colocar os valores porque isso pode variar daqui alguns meses. Entretanto, para vê-los, basta ir ao site. Está tudo lá.

    Atenção! Boa parte das operadoras apresentam planos com adesão mínima de 2 anos. Se você for ficar em Lisboa menos tempo do que isso, lembre-se de perguntar aos atendentes sobre essas condições.

    Algumas operadoras que oferecem esses serviços:

    MEO – www.meo.pt
    Vodafone – www.vodafone.pt
    NOS – www.nos.pt

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    6 Comentários

    1. Maria Aparecida em

      Ei!! Obrigada por compartilhar as informações.
      Você poderia falar um pouco para os reformados que querem residir em Portugal?
      Grata. <3

    2. Olá, bom dia
      Venho de ler com interesse o seu artigo, que achei imenso útil para pessoas que não somos portuguesas.
      Gostava era de saber se a ligação desses serviços costuma demorar muito a ser feita desde que feita a marcação.
      Obrigado,
      Paulo

      • Priscila Roque em

        Olá, Paulo!
        Depende da companhia e da localização da morada. Aconselho que entre em contato com as companhias que deseja para saber o prazo de ligação a partir do seu endereço.

    3. Melhor orientação sobre o tema que encontrei! Parabéns!
      Só faltou dizer se precisa de cópias dos documentos pessoais ou se basta apresentá-los.

      • Olá, Wal
        Como vai?
        Ficamos felizes que tenha gostado do artigo!
        Infelizmente, não lembramos se levamos cópias dos nossos documentos para ligar os serviço. :(
        Um abraço

    Deixe um comentário