A nacionalidade de Santo António causa ainda confusão na mente de muita gente.

Por ser popularmente conhecido em muitos lugares como Santo António de Pádua, alguns imaginam que ele pudesse ser italiano. Entretanto, ele faleceu perto de Pádua. Santo António nasceu em Lisboa, no coração do centro histórico, e é um dos maiores símbolos da cidade – considerado também um de seus padroeiros populares.

LEIA TAMBÉM: 10 curiosidades sobre Santo António que talvez você não saiba!

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Sua trajetória pode ser conhecida em um museu dedicado inteiramente a ele: o Museu de Santo António.

Por lá, você poderá saber mais sobre como sua imagem tomou todo o país (e o mundo) ao longo dos séculos.

Localizado nas mesmas dependências do antigo Museu Antoniano, vizinho da Igreja de Santo António e da Sé Catedral de Lisboa, a visita a ambos se torna obrigatória para quem deseja saber mais sobre Fernando Martins de Bulhões – possivelmente o seu nome de batismo – e planeja uma imersão no país.

Aliás, você sabia que Fernando Pessoa foi registrado Fernando António Nogueira Pessoa em uma dupla homenagem a Santo António, justamente por ter nascido em seu dia – 13 de junho?

Museu de Santo António, em Lisboa

A visita é rápida, mas bastante interessante. O local exibe vídeos, documentos, imagens e uma enorme linha do tempo que conseguem oferecer ao viajante uma boa noção da trajetória de Santo António, principalmente sobre os anos que passou em Lisboa e em Coimbra antes de chegar a Itália, bem como as festas que levam seu nome.

São três salas repletas de curiosidades, trilha sonora de Amália Rodrigues e bonitas interpretações da fadista Carminho e da cantora brasileira Maria Bethânia.

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Leve um suvenir inesquecível de sua viagem a Portugal

Museu de Santo António
(Largo de Santo António, junto a Sé Catedral de Lisboa)
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h
Não abre aos feriados, exceto em 13 de junho, dia de Santo António
Preço: 1,50€

Festa de Santo António

Somente a título de curiosidade, lembro aqui que na noite do dia 12 e ao longo de todo o dia 13 de junho acontece a principal festa de Lisboa. Dentro das comemorações dos Santos Populares, essa é a principal delas na capital.

Há desfiles das agremiações dos bairros mais tradicionais com suas marchas pela Av. da Liberdade, arraiais nas ruas com sardinha assada na brasa e outros petiscos, concursos culturais para a construção de tronos a Santo António e o desenho de sardinhas, o casamento das noivas de Santo António na Sé Catedral e a procissão a Santo António – que toma as ruas de Alfama no fim da tarde do dia 13 de junho.

Igreja de Santo António em Lisboa

Fachada da Igreja de Santo António de Lisboa
Fachada da Igreja de Santo António, em Lisboa

Na mesma direção da Sé Catedral está a Igreja de Santo António. Uma visita ao local se torna interessante, principalmente por uma história que está lá guardada.

A igreja foi construída no mesmo local em que a família de Santo António vivia. Ali também foi sede política da cidade por muitos anos.

Após o terremoto que causou enorme impacto em Lisboa – em 1755, uma pequena área da casa original de Santo António ficou intacta. E esse local pode ser visitado gratuitamente – para isso, basta entrar pela porta principal da igreja e seguir o caminho da cripta.

Cripta Quarto de Santo António
Esta é a cripta da igreja, chamada tradicionalmente de Quarto de Santo António. Um cômodo que fazia parte da residência original dos pais de Santo António

Quer saber mais sobre Santo António?

Assista a nossa deliciosa live que teve como tema a história de Santo António e sua ligação com a cultura portuguesa. Aproveite também para se inscrever no canal do Cultuga no YouTube e não perder nenhum dos nossos vídeos!

Viaje a Portugal com tudo organizado

Sou jornalista especializada em cultura e tenho 42 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

6 Comentários

  1. Teresa Cristina Fazolo Freire em

    Olá, mto bom conhecer o Cultuga! Estive em Portugal apenas uma vez, já faz tempo, mas estou voltando à terrinha este ano. Visitarei Santo Antônio novamente, claro! E, só pra lembrar, o nome completo do poeta é Fernando Antonio Nogueira Pessoa. Abçs.

    • Maria Adriana Silva em

      Amei conhecer sobre a vida de Santo Antônio – o meu pai se chama Antonio e nunca tinha pesquisado sobre a vida de Santo Antônio – meu coração se encheu de alegria. Ah como queria conhecer Lisboa e a Igreja de Santo Antônio e conhecer a cripta e poder um dia participar da festa de Santo Antônio em 13 de junho.
      Meu Deus que bênçãos a vida dos Santos.

      • Muito obrigada pelo carinho, Maria!
        Que você tenha a oportunidade de visitar um dia esse cantinho tão especial de Lisboa!
        Seja sempre bem-vinda a Portugal e ao Cultuga :)

Deixe um comentário