Uma visita ao Museu de Santo António em Lisboa

Envie este artigo para alguém que você gosta!

A nacionalidade de Santo António causa ainda confusão na mente de muita gente.

Por ser popularmente conhecido em muitos lugares como Santo António de Pádua, alguns imaginam que ele pudesse ser italiano. Entretanto, ele faleceu perto de Pádua. Santo António nasceu em Lisboa, no coração do centro histórico, e é um dos maiores símbolos da cidade – considerado também um de seus padroeiros populares.

LEIA TAMBÉM: 10 curiosidades sobre Santo António que talvez você não saiba!

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Sua trajetória pode ser conhecida em um museu dedicado inteiramente a ele: o Museu de Santo António.

Por lá, você poderá saber mais sobre como sua imagem tomou todo o país (e o mundo) ao longo dos séculos.

Localizado nas mesmas dependências do antigo Museu Antoniano, vizinho da Igreja de Santo António e da Sé Catedral de Lisboa, a visita a ambos se torna obrigatória para quem deseja saber mais sobre Fernando Martins de Bulhões – possivelmente o seu nome de batismo – e planeja uma imersão no país.

Aliás, você sabia que Fernando Pessoa foi registrado Fernando António Nogueira Pessoa em uma dupla homenagem a Santo António, justamente por ter nascido em seu dia – 13 de junho?

Museu de Santo António, em Lisboa

A visita é rápida, mas bastante interessante. O local exibe vídeos, documentos, imagens e uma enorme linha do tempo que conseguem oferecer ao viajante uma boa noção da trajetória de Santo António, principalmente sobre os anos que passou em Lisboa e em Coimbra antes de chegar a Itália, bem como as festas que levam seu nome.

São três salas repletas de curiosidades, trilha sonora de Amália Rodrigues e bonitas interpretações da fadista Carminho e da cantora brasileira Maria Bethânia.

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Leve um suvenir inesquecível de sua viagem a Portugal

Museu de Santo António
(Largo de Santo António, junto a Sé Catedral de Lisboa)
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h
Não abre aos feriados, exceto em 13 de junho, dia de Santo António
Preço: 1,50€

Festa de Santo António

Somente a título de curiosidade, lembro aqui que na noite do dia 12 e ao longo de todo o dia 13 de junho acontece a principal festa de Lisboa. Dentro das comemorações dos Santos Populares, essa é a principal delas na capital.

Há desfiles das agremiações dos bairros mais tradicionais com suas marchas pela Av. da Liberdade, arraiais nas ruas com sardinha assada na brasa e outros petiscos, concursos culturais para a construção de tronos a Santo António e o desenho de sardinhas, o casamento das noivas de Santo António na Sé Catedral e a procissão a Santo António – que toma as ruas de Alfama no fim da tarde do dia 13 de junho.

Igreja de Santo António em Lisboa

Fachada da Igreja de Santo António de Lisboa

Fachada da Igreja de Santo António, em Lisboa

Na mesma direção da Sé Catedral está a Igreja de Santo António. Uma visita ao local se torna interessante, principalmente por uma história que está lá guardada.

A igreja foi construída no mesmo local em que a família de Santo António vivia. Ali também foi sede política da cidade por muitos anos.

Após o terremoto que causou enorme impacto em Lisboa – em 1755, uma pequena área da casa original de Santo António ficou intacta. E esse local pode ser visitado gratuitamente – para isso, basta entrar pela porta principal da igreja e seguir o caminho da cripta.

Cripta Quarto de Santo António

Esta é a cripta da igreja, chamada tradicionalmente de Quarto de Santo António. Um cômodo que fazia parte da residência original dos pais de Santo António

Quer saber mais sobre Santo António?

Assista a nossa deliciosa live que teve como tema a história de Santo António e sua ligação com a cultura portuguesa. Aproveite também para se inscrever no canal do Cultuga no YouTube e não perder nenhum dos nossos vídeos!


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Viaje a Portugal com segurança

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

O Cultuga precisa do seu apoio para permanecer ativo!

Estamos há 10 anos no ar produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa para viajantes brasileiros e apaixonados por Portugal. Frente a pandemia, precisamos da sua parceria para que esse trabalho continue sendo feito e esteja disponível a todos.

Veja de que forma que você pode colaborar com o Cultuga:

 Conheça o nosso clube de membros do Apoia-se

Participe das nossas lives sobre cultura portuguesa aos domingos no YouTube

Leu um artigo que foi útil para você? Compartilhe-o com alguém que você gosta, no seu grupo de amigos ou nas redes sociais!

Siga o Cultuga no Instagram, no Facebook e no YouTube

Conheça os serviços que nós promovemos para quem viaja por Portugal

Agradecemos o seu carinho e suporte!

Apoie o Cultuga

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

4 Comentários

  1. Avatar
    Teresa Cristina Fazolo Freire em

    Olá, mto bom conhecer o Cultuga! Estive em Portugal apenas uma vez, já faz tempo, mas estou voltando à terrinha este ano. Visitarei Santo Antônio novamente, claro! E, só pra lembrar, o nome completo do poeta é Fernando Antonio Nogueira Pessoa. Abçs.

Deixe um comentário