As melhores cidades para visitar e viver em Portugal

Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

Hoje saiu o resultado de um estudo feito pela Bloom Consulting que aponta quais são as 25 melhores cidades portuguesas para viver, investir e visitar.

Melhores cidades para visitar e viver em Portugal

No total, 308 municípios foram avaliados. O objetivo do relatório era identificar a qualidade de vida, as vantagens em acreditar nos negócios locais, a experiência do turista, o fortalecimento das exportações, o respeito pela cidade e o orgulho dos cidadãos que ali vivem.

O relatório foi baseado em estatísticas oficiais e pesquisas online que mediram o número de novas empresas, as taxas de ocupação hoteleira, desemprego, criminalidade e poder de compra, comparando com a média nacional.

Veja como ficou o ranking geral 2017:

1º Lisboa
2º Porto
3º Cascais
4º Braga
5º Coimbra
6º Sintra
7º Funchal
8º Oeiras
9º Faro
10º Setúbal
11º Aveiro
12º Vila Nova de Gaia
13º Almada
14º Guimarães
15º Leiria
16º Matosinhos
17º Albufeira
18º Visão
19º Portimão
20º Évora
21º Maia
22º Torres Vedras
23º Figueira da Foz
24º Via do Castelo
25º Mafra

Boas escolhas para sua viagem a Portugal

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal com a Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Utilizamos o Booking para reservas há mas de 15 anos. Apartamentos turísticos, casas típicas rurais e excelentes hotéis com cancelamento gratuito!

Conheça os serviços do Cultuga!

icon-carroTRANSFER E TOURS
Tenha uma viagem a Portugal tranquila com os transfers e tours do Vinícius e sua equipe!

TOURS A PÉ
Conheça Lisboa a pé com os nossos tours históricos e culturais!

icon-tourTOUR DE TUK TUK
Quer ter uma experiência divertida? A Kamila vai te levar em um tour de tuk tuk!

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos para fazer o seu ensaio fotográfico!

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

16 Comentários

  1. Avatar

    bom dia! tenho acompanhado seus post e tenho adorado a qualidade, vivi em Lisboa por um ano e pretendo voltar agora, tenho algumas duvidas referente ao mercado de serviços de hoje ja que minha passagem foi em 2006 e muito mudou, sou cabeleireiro sempre trabalhei em grandes salões em São Paulo, caso com Portuguesa e no ano passado ficamos 2 meses entre Portugal e Espanha. Agradeceria se pudesse dar algumas dicas e meus parabéns pelo trabalho!

  2. Avatar

    Priscila, tudo bem?
    Tenho lido suas dicas muito interessantes! Não conheço Portugal, mesmo sendo nascido em Madeira, fui criado em Santos desde bebê! Com a situação do país me deu vontade de me mudar para Portugal! Tenho um filho de 15 anos (1º ano EM) e devido às condições de segurança e outros problemas, gostaria de me mudar de mala e cuia! Não é fáciltomar esta decisão, eu sei! Sou aposentado e sou tambem professor de matemática (licenciado pela UNISANTOS). A pergunta que eu faço é se há chances para pessoas idosas ou é como no Br? Com quantos Euros se vive aí em Lisboa ou Faro (gostei). Que dica voce me daria para se viver em lugar pacato , barato mas perto de Lisboa?

  3. Avatar

    Bom dia; parabéns pelas informações que nos mostram! Gostaria, se possível, que você me informasse, onde posso ver quais as cidades mais seguras em Portugal, moro no Brasil, Fortaleza-ce , já fui várias vezes em Lisboa, e não é uma cidade muito segura; será que pode me dá umas dicas?

  4. Avatar

    Olá Priscila, tudo bem?
    Adorei os seus posts!
    Gostaria de saber o seguinte: meu marido tem cidadania Portuguesa e estamos pensando seriamente em trocar o Brasil por Portugal. Ele é fotografo e Design e eu trabalho em grande agencia de viagens como assistente de diretoria. Como esta o campo de trabalho por ai? No caso de decidirmos mesmo, como faço com locação de residencial, escola etc…alias gostaria de saber como funciona a educaçao por ai, pois aqui no Brasil e triste se você não pagar uma fortuna de escola para colocar seu filho em uma escola particular, não temos uma educação de qualidade.
    Desde já agradeço e aguardo sua reposta.

  5. Avatar

    Bom dia Priscila!!
    Eu e minha esposa estamos de mudança para Portugal no próximo semestre!! Moranos em São Paulo atualmente, estamos procurando agora um lugar mais tranquilo em Portugal. Assim, queremos viver no interior mas próximo a lugares mais movimentados. Pelo que pesquisei, gostei da localização de Guimarães, pois fica perto de Porto e Braga, mas se fossemos viver no litoral, quais lugares vc recomendaria?

  6. Avatar
    Mauricio Peres em

    Olá Priscila.

    Primeiramente parabéns pelo blog muito bem estruturado e com recomendações de grande relevância.

    Sou engenheiro, aposentado e estou avaliando a possibilidade de morar em Portugal aproveitando os incentivos que o governos português oferece aos aposentados estrangeiros.

    Em princípio gostaria de me instalar em Lisboa mas em virtude do custo de moradia ser mais interessante cogito morar em Almada. Como na relação que você publicou Almada está na 18ª colocação, gostaria de saber, obviamente se você souber os motivos, porque tanta diferença para Lisboa uma vez que são cidades tão próximas.

    Outra curiosidade minha é sobre a possibilidade do estrangeiro aposentado poder trabalhar em Portugal eventualmente.

    Desde já agradeço sua atenção.

    Sem mais.

    Atenciosamente.

    Mauricio Peres

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Mauricio
      Como vai?
      Agradeço o seu contato e carinho :)
      A diferença entre as cidades da grande Lisboa para a capital incide sobre muitas variáveis, mas, sobretudo na economia e no dinheiro injetado para o desenvolvimento e o bem-estar de sua população, seja na saúde, em espaços verdes, na qualidade do transporte, no âmbito dos negócios, etc. Em uma cidade como Lisboa, até mesmo os seus bairros já mostram diferenças entre si, quanto mais de cidades vizinhas, sabe? Portugal é um país muito pequeno, mas com regiões muito diferentes. Com 20km de distância você já vê arquiteturas diferentes, paisagens diferentes, outros costumes até mesmo na gastronomia, além de um outro ritmo de vida. Assim, indico que leia com atenção o estudo que indicamos nesse artigo para que entenda como esse ranking foi construído. Certamente ele poderá oferecer uma visão mais ampla do país e do valor de suas demais regiões. É colocar na balança e entender o que é prioridade para você e para o que pretende no país.
      Com relação a parte burocrática, não tenho esse conhecimento para te passar.
      Um abraço e boas pesquisas!

  7. Avatar
    Vicentina Ap.V.F.Monteiro em

    Priscila/Rafael
    Eu e meu esposo estivemos em Portugal de 01/04 a 21/05, ficamos em Lisboa e visitamos Sintra, Óbidos e Évora , depois descemos até Faro e conhecemos o Algarve, tudo conforme as dicas de vocês.
    Foi uma viagem maravilhosa, correu tudo bem e já estamos pensando em voltar.
    Agradeço imensamente vocês, não sei como seria a nossa viagem sem as dicas do Cultuga.
    Abraços e muito obrigada.

    Vicentina

    Bauru,10/09/17

    • Rafael Boro

      Olá, Vicentina
      Tudo bom?
      Que legal saber que você e seu marido aproveitaram bastante Portugal com as nossas dicas! :) Pelos lugares que vocês passaram, a viagem deve ter sido maravilhosa mesmo!
      Esse é o melhor retorno que podemos ter. Muito obrigado pelo carinho! Conte sempre conosco e com os nossos textos para uma próxima viagem.
      Um grande abraço! :)

  8. Avatar

    BOM DIA!!
    SOU ESTUDANTE DE MATEMÁTICA E JÁ LECIONO, ESTOU TERMINANDO O CURSO (6° PERÍODO DE 7). GOSTARIA DE SABER SE TERMINANDO O CURSO SERIA FÁCIL DE CONSEGUIR UM TRABALHO EM PORTUGAL COMO PROFESSOR ?? DESDE JÁ AGRADEÇO!!

    • Rafael Boro

      Olá, Anderson
      Tudo bom?
      Infelizmente, não sei como é o mercado de trabalho de professores de matemática aqui em Portugal. Aconselho que procure pessoas da sua área de atuação para se informar melhor.
      Um abraço!

Deixe um comentário