Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Ir a uma região de Portugal de extrema beleza natural, como é o caso do arquipélago dos Açores, pode parecer uma viagem obscura aos menos aventureiros. Como são as estradas? Como chegar aos mirantes mais bonitos, do cartão postal? O que fazer quando chove ou se baixar uma forte neblina? Como é que aquela lagoa surgiu? Quem são as pessoas que vivem naqueles cantinhos paradisíacos, aparentemente tão distantes da civilização?

    Essas foram as perguntas que pipocaram na minha cabeça assim que começamos a organizar a nossa ida a Ilha de São Miguel, nos Açores. Por mais que a gente pesquise muito antes da viagem, nada se compara a um passeio acompanhado de alguém da terra, de uma pessoa que vive no local.

    Vale a pena contratar um tour guiado nos Açores?

    Toda aquela imensidão de paisagens naturais ganha ainda mais valor e você tem a sensação de que realmente conheceu o local quando está com um guia. Desta vez, entre os nossos 5 dias na Ilha de São Miguel, tivemos duas experiências muito valiosas, ambas indicadas pelo VisitAzores.

    Uma com Jorge Dias, da Keep Walking Azores, que nos acompanhou de carro durante um dia inteiro pelas belezas das Sete Cidades, e outra com o Hugo, da Picos de Aventura, que fez um passeio histórico pelo centro de Ponta Delgada.

    tour guiado açores ponta delgada ilha de são miguel
    Percorrendo Ponta Delgada com o Hugo

    O guia conhece todos os caminhos

    Uma das mais valias em fazer um passeio acompanhado de um guia é não ter que se preocupar com o caminho, sobretudo para passeios em que estudar o percurso é imprescindível. Foi assim conosco pela região das Sete Cidades, quando o Jorge esteve a frente desse tour.

    Tour guiado açores na lagoa das sete cidades
    Com um tour guiado, estamos sempre em segurança

    Com um percurso mental já traçado, ele otimizou o nosso tempo, nos levando aos miradouros em que conseguiríamos realmente ter boas experiências (visto que o dia amanheceu nublado e algumas das paisagens somente podem ser vistas ou bem contempladas com o céu azul) e também em um delicioso percurso pelas estradas sem asfalto ao redor da Lagoa das Sete Cidades – algo que dificilmente nós teríamos feito sozinhos, com aquelas condições climáticas.

    Tour guiado açores na lagoa das sete cidades
    Com tempo encoberto, o guia já sabe quais são os mirantes que não estão fechados pela neblina

    Na Ilha de São Miguel, a neblina é um cenário comum. No dia anterior ao tour, pegamos neblina no caminho de volta das Furnas para Ponta Delgada, quando o Rafa estava dirigindo. Tivemos que abrandar a velocidade e sentimos alguma insegurança no percurso pela falta de conhecimento das estradas. Com o Jorge, também pegamos também diversos trechos encobertos e, obviamente, a sensação de segurança foi total.

    Tour guiado nos Açores Ilha de São Miguel
    Neblina: ruim para quem dirige, maravilhoso aos olhos de quem fotografa rs.

    Faça chuva ou faça sol, você vai aproveitar o dia

    Quando você faz um roteiro por conta própria na Ilha de São Miguel, é necessário programar os passeios a partir das condições climáticas. Isso é fato. De nada adianta ir ao Miradouro da Grota do Inferno com o tempo fechado, pois você não vai ver nada.

    Miradouro da Grota do Inferno no tour guiado nos Açores Ilha de São Miguel
    Aos 45 do segundo tempo, no dia do nosso embarque para Lisboa, o sol veio com tudo e a gente correu para o Miradouro da Grota do Inferno

    Entretanto, em um passeio acompanhado por um bom guia, em qualquer que seja o clima, o passeio vale a pena. Isso porque ele não somente já sabe o que você vai ver em cada um dos locais quando o céu está cinza ou azul, como também consegue prender a sua atenção a detalhes que fazem aquela parada ganhar mais valor – do que se você estivesse passado por lá sozinho.

    Tour guiado Lagoa das Sete Cidades com keep walking azores
    Rafa, o nosso guia Jorge e a Flavia (do blog Almost Locals) a beira da Lagoa das Sete Cidades

    O dia do nosso passeio a Sete Cidades não poderia ser mudado, pois estávamos dentro de um roteiro de pesquisa pela Ilha de São Miguel bem redondo, com compromissos agendados. Céu cinza, garoa… E agora?

    Tour guiado Lagoa das Sete Cidades Açores
    Com o tempo fechado, vimos a lagoa verde refletindo um paredão imenso de árvores

    O Jorge soube contornar lindamente essa questão, nos mostrando inúmeros aspectos culturais, históricos e curiosos ao longo de todo o dia. Como a nossa visita também tinha o propósito de trazer informações precisas sobre a ilha aqui para os leitores e clientes do Cultuga, ele também aproveitou para nos mostrar acessos importantes aos miradouros, pontuar atrações que valem a visita e ainda casas típicas que também são alojamentos pitorescos na ilha.

    Enfim, depois de um passeio guiado parece que tudo passa a fazer mais sentido e, claro, voltamos para a casa com muito mais histórias para contar.

    Como é feito e onde comer o famoso cozido das Furnas?

    A experiência de conviver com alguém “da terra”

    O Jorge nasceu na Ilha de Santa Maria e o Hugo na própria Ilha de São Miguel. Ter passado algum tempo com esses açorianos, nos abriu a mente sobre a grandiosidade, as diferenças e as riquezas desse arquipélago. Também nos trouxe uma noção melhor sobre os deslocamentos entre cada uma das 9 ilhas e as suas particularidades ao longo de todo o ano.

    O Hugo, da Picos de Aventura, tem verdadeira paixão pelo ecoturismo. Ele leva os viajantes em caminhadas, percursos de bicicleta e atividades aquáticas no oceano e nas lagoas. Ter a companhia de alguém que sabe onde estão as melhores experiências, cantinhos e as mais bonitas paisagens – pois faz aquilo todos os dias – não tem preço.

    Tour guiado na Ilha de São Miguel Açores
    Flávia, eu e o Rafa com o Hugo, instrutor e guia na Picos de Aventura

    Lembro ainda de, assim que nós entramos no carro, o Jorge Dias, da Keep Walking Azores, que conhece profundamente os Açores e é um guia super experiente, ter nos contado que Santa Maria – seu local de nascimento – é a ilha mais ensolarada do arquipélago. Isso faz dela menos úmida, claro, e tal peculiaridade também a transforma sua paisagem em única. São três horas de ferry a partir da Ilha de São Miguel (atenção, pois esse percurso é sazonal), pois elas ficam no mesmo grupo – o Oriental. Uma boa opção de visita, principalmente nos meses de verão.

    Os Açores precisam ser absorvidos lentamente, vai por mim (usando o bordão do Ricardo Freire, do VNV rs.). Não, não dá para fazer todas ilhas em uma semana. Escolha o seu percurso com calma e lembre-se que São Pedro é doidão por lá rs. Por isso, para conseguir ver as paisagens cinematográficas açorianas é preciso tempo. Se você puder ter a companhia de um guia local na sua viagem, melhor ♥

    Tour guiado nos açores lagoa do canário
    Quem disse que somente o sol rende fotos cinematográficas nos Açores?

    A série de reportagens #AçoresParaBrasileiros foi idealizada pelos blogs Cultuga e Almost Locals. A nossa visita à Ilha de São Miguel, nos Açores, contou com o apoio do VisitAzores, que organizou nosso roteiro; do Hotel VIP Executive Azores (Ponta Delgada), onde ficamos hospedados; da Autatlantis, que nos cedeu o carro durante nossa estadia na ilha, e da SATA – AzoresAirlines, que nos ofereceu os voos de Lisboa a Ponta Delgada e de Ponta Delgada a Lisboa.

    Viaje a Portugal com tudo organizado
    ver disponibilidade

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 42 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    2 Comentários

    1. Parabéns pelos vossos artigos! Recolhi ótimas dicas para ir aos açores em outubro!
      Para visitar a Lagoa do Fogo acham conveniente contratar guia?
      Obrigado e felicidades
      Marco

      • Muito obrigado, Marco! Ficamos felizes que tenha gostado dos nossos artigos! ???? Já estivemos nos Açores (Terceira e São Jorge) duas vezes no mês de outubro e gostamos muito.

        Eu e a Priscila só vimos a Lagoa do Fogo a partir do miradouro, não descemos. O guia Jorge, com quem estivemos em São Miguel e está indicado neste artigo, poderá responder com mais propriedade. Sei que a empresa dele, a Keep Walking Azores, oferece um passeio até lá.

        Um grande abraço e seja sempre bem-vindo ao Cultuga!

    Deixe um comentário