Tour virtual por 5 castelos de Portugal

Envie este artigo para alguém que você gosta!

O isolamento social nos deixou também distantes dos planos de viagem. Porém, enquanto cuidamos da nossa saúde e aguardamos o sinal verde para voltarmos a rotina, podemos aproveitar o período de confinamento para aprender e percorrer espaços que não imaginávamos ser possível em tours virtuais por Portugal.

O Google possui uma ferramenta chamada Street View que, geralmente, utilizamos para verificar caminhos. Entretanto, há diversos espaços no mundo que também foram mapeados em 360º e podem ser visitados virtualmente.

Fazer um tour virtual interativo, por mais breve que seja, nos dá a sensação de sermos teletransportados a aquele espaço. Podemos ampliar o nosso conhecimento e ainda obter alguma inspiração para os nossos planos futuros, mesmo que ainda sem data exata para acontecer.

Para fazer estas visitas virtuais aos castelos, basta utilizar o seu mouse.

Se você clicar em qualquer parte da fotografia e segurar o botão do mouse, poderá mover para cima, para baixo e para os lados, simulando assim o seu olhar.

Utilizando as setas que estão na parte inferior, você anda para frente, para trás ou para os lados.

Do lado direito, também há um sinal de mais e menos, além de uma bússola, que podem ser utilizados para enriquecer a experiência.

PARA GUARDAR: 12 Castelos de Portugal incríveis para incluir no seu roteiro

Tour virtual por 5 castelos de Portugal

Castelo dos Mouros

O Castelo dos Mouros é um dos castelos em Portugal mais bonitos. Ele está envolvido por um jardim selvagem, que o visitante percorre antes de chegar as suas muralhas.

Entretanto, nesta visita virtual, você é poupado desse percurso a pé e vai direto para as suas muralhas.

Tamanho charme se deve principalmente as obras do rei consorte D. Fernando II, um homem do século XIX e plenamente inspirado pelo Romantismo. Ele fez obras bem expressivas nesse monumento, por isso temos a sensação de estamos em um castelo de fantasia.

O Castelo dos Mouros fica localizado em Sintra, a 30km de Lisboa.

Castelo de Leiria

Sou suspeita para falar, pois adoro castelos portugueses e, principalmente, adoro o Castelo de Leiria. Ele é robusto, charmoso, interessante.

Visitar o Castelo de Leiria pessoalmente e virtualmente se torna bastante interessante pois, além de ter sido utilizado como proteção e defesa da cidade de Leiria, esse castelo também teve uma estrutura residencial em seu interior, portanto, um palácio da Idade Média.

O Castelo de Leiria fica localizado no centro de Portugal.

Ah, e se você quiser fazer uma outra visita virtual bastante interessante neste castelo (com direito até a uma guia!), temos aqui um outro artigo que indica essa experiência em vídeo 360º.

PARA GUARDAR: Um roteiro completo para conhecer Leiria

Castelo de São Jorge

No topo da colina mais antiga de Lisboa está um de seus maiores símbolos, o Castelo de São Jorge.

Esse castelo nasceu de uma construção moura primitiva. Depois do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, tê-lo conquistado, passou por inúmeras remodelações ao longo da história – de residência real a quartel militar.

Nesse percurso virtual, você poderá andar sobre as muralhas e ter uma panorâmica belíssima de Lisboa. É uma pequena amostra do que pode ser visto pessoalmente.

Castelo de Silves

O Castelo de Silves, localizado no sul de Portugal, também tem imponência e autenticidade.

Um exemplo disso é o seu revestimento, todo em grés de Silves, que oferece ao castelo a cor avermelhada e se torna um retrato autêntico do Algarve.

Outro ponto interessante é que esse é um dos castelos de Portugal que traz mais referências ao seu passado islâmico, sobretudo por estar inserido na última região que foi reconquistada pelos cristãos aos mouros, no século XIII.

Castelo de Almourol

Suba no barquinho e veja o Castelo de Almourol a partir do rio Tejo.

Essa é uma visita virtual bem diferente das outras que sugeri neste artigo.

É curioso pois temos a impressão de que esse castelo fica “no meio do nada”. Em seu passado, serviu para dar proteção ao Castelo de Tomar, sede dos Templários em Portugal.

Bônus: dentro das muralhas de Óbidos

Como bônus dessa experiência virtual, deixo também o convite para que você “percorra” a Rua Direita, a principal da vila de Óbidos, que em uma linha reta chega a porta de seu Castelo.

Óbidos é uma vila muito charmosa e que atrai visitantes o ano todo. Há eventos interessantíssimos que são organizados por aqui, nesse autêntico cenário medieval, como o Festival de Chocolate, o Mercado Medieva  e a Vila Natal.

PARA GUARDAR: Roteiro completo para visitar Óbidos

 

Deseja saber mais sobre os Castelos de Portugal? Veja também a nossa live sobre o assunto:


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Viaje a Portugal com segurança

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

O Cultuga precisa do seu apoio para permanecer ativo!

Estamos há 10 anos no ar produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa para viajantes brasileiros e apaixonados por Portugal. Frente a pandemia, precisamos da sua parceria para que esse trabalho continue sendo feito e esteja disponível a todos.

Veja de que forma que você pode colaborar com o Cultuga:

 Conheça o nosso clube de membros do Apoia-se

Participe das nossas lives sobre cultura portuguesa aos domingos no YouTube

Leu um artigo que foi útil para você? Compartilhe-o com alguém que você gosta, no seu grupo de amigos ou nas redes sociais!

Siga o Cultuga no Instagram, no Facebook e no YouTube

Conheça os serviços que nós promovemos para quem viaja por Portugal

Agradecemos o seu carinho e suporte!

Apoie o Cultuga

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

Deixe um comentário