Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    O isolamento social nos deixou também distantes dos planos de viagem. Porém, enquanto cuidamos da nossa saúde e aguardamos o sinal verde para voltarmos a rotina, podemos aproveitar o período de confinamento para aprender e percorrer espaços que não imaginávamos ser possível em tours virtuais por Portugal.

    O Google possui uma ferramenta chamada Street View que, geralmente, utilizamos para verificar caminhos. Entretanto, há diversos espaços no mundo que também foram mapeados em 360º e podem ser visitados virtualmente.

    Fazer um tour virtual interativo, por mais breve que seja, nos dá a sensação de sermos teletransportados a aquele espaço. Podemos ampliar o nosso conhecimento e ainda obter alguma inspiração para os nossos planos futuros, mesmo que ainda sem data exata para acontecer.

    Para fazer estas visitas virtuais aos castelos, basta utilizar o seu mouse.

    Se você clicar em qualquer parte da fotografia e segurar o botão do mouse, poderá mover para cima, para baixo e para os lados, simulando assim o seu olhar.

    Utilizando as setas que estão na parte inferior, você anda para frente, para trás ou para os lados.

    Do lado direito, também há um sinal de mais e menos, além de uma bússola, que podem ser utilizados para enriquecer a experiência.

    PARA GUARDAR: 12 Castelos de Portugal incríveis para incluir no seu roteiro

    Tour virtual por 5 castelos de Portugal

    Castelo dos Mouros

    O Castelo dos Mouros é um dos castelos em Portugal mais bonitos. Ele está envolvido por um jardim selvagem, que o visitante percorre antes de chegar as suas muralhas.

    Entretanto, nesta visita virtual, você é poupado desse percurso a pé e vai direto para as suas muralhas.

    Tamanho charme se deve principalmente as obras do rei consorte D. Fernando II, um homem do século XIX e plenamente inspirado pelo Romantismo. Ele fez obras bem expressivas nesse monumento, por isso temos a sensação de estamos em um castelo de fantasia.

    O Castelo dos Mouros fica localizado em Sintra, a 30km de Lisboa.

    Castelo de Leiria

    Sou suspeita para falar, pois adoro castelos portugueses e, principalmente, adoro o Castelo de Leiria. Ele é robusto, charmoso, interessante.

    Visitar o Castelo de Leiria pessoalmente e virtualmente se torna bastante interessante pois, além de ter sido utilizado como proteção e defesa da cidade de Leiria, esse castelo também teve uma estrutura residencial em seu interior, portanto, um palácio da Idade Média.

    O Castelo de Leiria fica localizado no centro de Portugal.

    Ah, e se você quiser fazer uma outra visita virtual bastante interessante neste castelo (com direito até a uma guia!), temos aqui um outro artigo que indica essa experiência em vídeo 360º.

    PARA GUARDAR: Um roteiro completo para conhecer Leiria

    Castelo de São Jorge

    No topo da colina mais antiga de Lisboa está um de seus maiores símbolos, o Castelo de São Jorge.

    Esse castelo nasceu de uma construção moura primitiva. Depois do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, tê-lo conquistado, passou por inúmeras remodelações ao longo da história – de residência real a quartel militar.

    Nesse percurso virtual, você poderá andar sobre as muralhas e ter uma panorâmica belíssima de Lisboa. É uma pequena amostra do que pode ser visto pessoalmente.

    Castelo de Silves

    O Castelo de Silves, localizado no sul de Portugal, também tem imponência e autenticidade.

    Um exemplo disso é o seu revestimento, todo em grés de Silves, que oferece ao castelo a cor avermelhada e se torna um retrato autêntico do Algarve.

    Outro ponto interessante é que esse é um dos castelos de Portugal que traz mais referências ao seu passado islâmico, sobretudo por estar inserido na última região que foi reconquistada pelos cristãos aos mouros, no século XIII.

    Castelo de Almourol

    Suba no barquinho e veja o Castelo de Almourol a partir do rio Tejo.

    Essa é uma visita virtual bem diferente das outras que sugeri neste artigo.

    É curioso pois temos a impressão de que esse castelo fica “no meio do nada”. Em seu passado, serviu para dar proteção ao Castelo de Tomar, sede dos Templários em Portugal.

    Bônus: dentro das muralhas de Óbidos

    Como bônus dessa experiência virtual, deixo também o convite para que você “percorra” a Rua Direita, a principal da vila de Óbidos, que em uma linha reta chega a porta de seu Castelo.

    Óbidos é uma vila muito charmosa e que atrai visitantes o ano todo. Há eventos interessantíssimos que são organizados por aqui, nesse autêntico cenário medieval, como o Festival de Chocolate, o Mercado Medieva  e a Vila Natal.

    PARA GUARDAR: Roteiro completo para visitar Óbidos

     

    Conheça a história dos castelos de Portugal

    Você sabia que nós temos também um canal no YouTube?

    Fizemos uma live reunindo diversas curiosidades sobre a história dos castelos medievais de Portugal. Deixo o convite para você assistir!

    Ah, e inscreva-se no canal do Cultuga no YouTube para não perder os próximos vídeos sobre Portugal. :)

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    Deixe um comentário