O que é o NIF (ou número de contribuinte)?

Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

O NIF (também chamado de número de contribuinte) equivale ao CPF em Portugal. Portanto, ele é importantíssimo para qualquer transação: desde a entrega de seus móveis, ao contrato do apartamento e ligação dos serviços, como água e luz.

O que é o NIF (ou número de contribuinte)?

Ele é um documento emitido por um estabelecimento chamado Finanças (AT – Autoridade Tributária e Aduaneira). Entretanto, não é preciso ir a uma loja das Finanças para tirar o seu. Basta dirigir-se a uma das Lojas do Cidadão, que funciona exatamente como o nosso Poupatempo. Por lá, é possível resolver também todos os serviços (água, luz, gás, TV a cabo e telefone).

Guia para morar em Portugal
Antes da mudança
+ O que fazer antes da mudança para Portugal?
O que levar na mudança do Brasil para Portugal?
+ Como calcular o custo de vida em Lisboa?
+ As melhores cidades para visitar e viver
+ As vantagens e desvantagens de viver em Lisboa

Chegando em Portugal
+ Como alugar um apartamento em Lisboa?
+ Como ligar os serviços básicos em Lisboa
+ Onde mobiliar um apartamento em Lisboa?
+ 9 maneiras de economizar em Lisboa (e driblar a crise)

Burocracias
+ O casamento entre português e brasileiro

Estudos e profissão
+ Como procurar emprego em Portugal?
+ Os primeiros passos para estudar em Portugal
+ Veja onde solicitar o reconhecimento da sua profissão em Portugal

Esse documento deve ser feito por todos aqueles que vivem em Portugal, nacionais ou estrangeiros. Para tirá-lo basta levar o Cartão Cidadão – no caso de cidadãos com nacionalidade – ou o passaporte – para cidadãos estrangeiros -, um comprovante de endereço (para quem não tem – seja com nacionalidade portuguesa ou estrangeira, deverá nomear um representante fiscal que tenha residência legal estabelecida em Portugal) e pagar uma pequena taxa.

Boas escolhas para sua viagem a Portugal

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal com a Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Utilizamos o Booking para reservas há mas de 15 anos. Apartamentos turísticos, casas típicas rurais e excelentes hotéis com cancelamento gratuito!

Conheça os serviços do Cultuga!

icon-carroTRANSFER E TOURS
Tenha uma viagem a Portugal tranquila com os transfers e tours do Vinícius e sua equipe!

TOURS A PÉ
Conheça Lisboa a pé com os nossos tours históricos e culturais!

icon-tourTOUR DE TUK TUK
Quer ter uma experiência divertida? A Kamila vai te levar em um tour de tuk tuk!

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos para fazer o seu ensaio fotográfico!

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

60 Comentários

  1. Avatar

    Olá Priscila ;

    Adorei suas informações.Gostaria de saber como consigo autorização de residencia como Artista Plástico? (montar atelier).

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Marcelo!
      Tudo bem? Fico feliz que tenha curtido o Cultuga!
      Infelizmente não sei te responder sobre essa questão burocrática, pois envolve uma entrevista no consulado e, possivelmente, um certo montante de dinheiro para abrir o ateliê – algo que não tive em minha experiência por aqui. Procure pelo Consulado de Portugal no Brasil e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para ter essa dúvida solucionada com precisão, ok?
      Boa sorte!

  2. Avatar

    Muito obrigado pelas informações, em 2016 se Deus permitir estarei indo para Portugal para morar com a minha Esposa, já tenho a Cidadania Portuguesa e estas informações que vc passou serão ótimas. Você mencionou sobre após 2 anos de morada em Portugal, esta é o prazo solicitado?
    Como sou casado a 12 anos, o que me resta antes de ir é transcrever meu casamento.

    Se você tiver outra dica e também se for possível neste tópico algumas dicas de lugares bem tranquilos (detesto barulho KKK), vou querer estudar também.
    Obrigado e fique com Deus e claro, parabens pelo Blog.

    • Priscila Roque

      Olá, Claudio!
      Como vai?
      Não sei bem como está essa questão da nacionalidade atualmente. Entretanto, creio que o ideal é não ter pressa nesse assunto. Com o casamento averbado em Portugal, vocês podem solicitar inicialmente a autorização de residência da sua esposa (por reagrupamento familiar com membro da União Europeia). Tendo residência legal em Portugal e todos os documentos em dia, fica mais tranquilo para fazer o pedido da nacionalidade, certamente :)
      Obrigada pelo carinho por nosso conteúdo e um lindo ano para vocês!

  3. Avatar

    Oi Priscila. Muito legal a sua página.

    Uma informação: já tenho a cidadania portuguesa e moro no Brasil. Deduzo que para comprar ou alugar um imóvel em Portugal necessite do NIF. mas para requerê-lo já não preciso estar morando aí?

    Obrigado,

    Grande Abraço!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Ricardo! Como vai?
      Agradeço o carinho pelo conteúdo do Cultuga!
      Sim, para comprar é preciso o NIF. Entretanto, para alugar, você pode conseguir sem o NIF (com os seus demais documentos em ordem e comprovantes de renda) e, depois que pedi-lo (sai na hora), você atualiza o contrato de locação. Você só poderá solicitar o NIF quando tiver residência em Portugal. Caso contrário, precisará pedir que um residente legal em Portugal se responsabilize por você.
      Um forte abraço!

  4. Avatar
    Danielle Pereira em

    Adorei e estou acompanhando o Cultuga, muito bom e muito bem feito.Estou pesquisando sobre Lisboa a cerca de 6 meses,vou para conhecer e se for tudo como eu penso que é mudarei para Lisboa, meu esposo e minha filha tem cidanania eu não.Tenho pesquisado muitos bairros e hoje ando pelo mapa google nas ruas e vejo apartamentos para arrendar pelos sites de imobiliarias, gostaria de saber que bairro você me indicaria para morar com um bom preço e segurança no centro de Lisboa.Fico com medi de achar que é bom e acabar entrando numa furada.muito obrigada.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Danielle! Como vai?
      Agradeço o carinho pelo conteúdo do Cultuga :)
      A maior parte dos bairros de Lisboa são bastante seguros, não é preciso se preocupar. Entretanto, fica difícil eu indicar algo, porque o que pode ser bom para uma pessoa pode não ser o adequado para outra – sobretudo pelos serviços e acessibilidade (visto que parte do centro de Lisboa não é plano). Outra coisa que conta é se você vai ter carro ou não. Nem todos os bairros são fáceis para quem deseja ter carro, pela falta de estacionamento e o trânsito. Outros mais novos e um pouco mais afastados são mais adequados para esse caso.
      Aconselho que faça uma pré seleção pela internet e, ao chegar em Lisboa, pegue um hotel ou um apartamento de temporada para que possa verificar tudo pessoalmente. Realmente, não recomendo a escolha pela Internet. No nosso caso, como eu já tinha ido a Lisboa algumas vezes de férias, já tinha alguns cantinhos favoritos. Porém, mesmo assim, decidimos olhar tudo pessoalmente antes de fechar negócio ou reservar um imóvel.
      Para te dar uma “guia”, aconselharia procurar apartamentos próximos de estações das linhas Azul (de Sete Rios ao Terreiro do Paço) ou Amarela (da Cidade Universitária ao Rato) do metro. Mas, claro, há também boas oportunidades perto das linhas Vermelha e Verde, como Roma e Alvalade, ou entre a Alameda e as Olaias.
      Espero que tenha ajudado!
      Boas pesquisas!

  5. Avatar

    Oi Priscila,
    Para conseguir o NIF, é necessário ser residente em Portugal, contudo, existe alguma restrição ao tipo de moradia, exemplo se a moradia fosse em quarto alugado é não em apartamento, ou até em algum outro tipo q se divide quartos.

    Obrigado

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, John! Como vai?
      Creio que não teria problemas nesse caso, desde que você tenha um comprovante de residência.
      Uma ótima semana!

      • Avatar

        Olá, Priscila!
        Estou bem espero que você tbm.
        Esse comprovante é aquele solicitado na junta de freguesia correto?
        Se for, você sabe o que é necessário para solicitar (documentos necessários ou outros itens), estive pesquisando mas não achei nada ainda.

        Detalhe, já tenho nacionalidade e documentos portugueses (menos o NIF) que pretendo tirar qdo chegar ai.

        Obrigado novamente.

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, John!
          Essa questão eu realmente não sei te informar. Creio que, se você não tiver nenhuma correspondência oficial em seu nome, seja necessário mesmo ir a junta de freguesia e solicitar um atestado. E somente a junta é que poderá lhe dizer o que será necessário no seu caso.
          Você também pode levar um residente de Portugal nas Finanças para se responsabilizar fiscalmente por você. Assim, você já pode tirar o NIF e, posteriormente, com o comprovante de residência pronto (que poderá ser uma carta do banco, por exemplo), você volta nas Finanças e retira o nome da pessoa para passar a sua morada.
          Boa sorte!

  6. Avatar

    Oi Priscila, tudo bem?
    Sabe me dizer se realmente não é possível fazer online? Tenho nacionalidade e estou indo estudar em agosto em Lisboa. Só que não possuo o NIF e gostaria já entrar com o pedido, se possível.

    Abraços.
    Carol

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Carol! Como vai?
      Desconheço essa questão de fazer o pedido online. Penso que não seja possível, a não ser que você tenha um procurador em Portugal. Você precisa comprovar a sua residência no país ou ter alguém que viva legalmente em Portugal para se responsabilizar por você.
      Mas não se preocupe. Todos os intercambistas precisam dele e logo dão entrada nos primeiros dias que chegam por aqui :) Você conseguirá tirar o seu bem rápido!
      Um forte abraço

      • Avatar

        Oi Priscila!
        Obrigada pela resposta, agora eu tenho outra dúvida, e pelo que vi no blog não teve um tópico sobre isso.
        Abertura de conta em um banco português.
        Minha dúvida fica com o comprovativo de morada, preciso levar mesmo tendo em meu cartão de cidadão a residência?

        • Priscila Roque

          Olá, Carol
          Para abrir uma conta no banco, você precisa necessariamente comprovar residência. Caso você não tenha residência em Portugal, poderá procurar os bancos que permitem a abertura de contas para portugueses que vivem no exterior (e, assim, comprovar a sua residência no Brasil, por exemplo).
          O cartão cidadão é apenas um dos documentos necessários para abrir uma conta no banco.
          Um forte abraço

  7. Avatar

    Esse blog é o meu achado do anooo!!!
    Amei os posts. A forma simples, esclarecedora e apaixonada que os mesmos são escritos me encantaram.
    Fiquei fã ❤
    Paraaabens!! E muito obrigada por compartilharem o conhecimento :D

  8. Avatar

    Olá Priscila!
    Estou tentando a candidatura na Universidade do Porto e no momento de preencher o formulário para estudantes internacionais ele me pede como documento obrigatório esse número de identificação fiscal. Como poderia proceder, existe algum equivalente que eu possa usar?

    Obrigada! curto muito seus textos.

    • Priscila Roque

      Olá, Nathália
      Obrigada pelo carinho.
      Não. O NIF é como o CPF do Brasil. Você precisará tirar esse documento assim que chegar a Portugal. Para preencher a candidatura corretamente, aconselho que entre em contato com a Universidade para perguntar se você pode indicar esse documento assim que chegar ao país.
      Um forte abraço

  9. Avatar

    Ola,

    Sou brasileiro e tenho cidadania italiana. Esta cidadania pode facilitar para conseguir NIF em portugal? TEnho cntade de morar em Lisboa. Em novembro vou passar 20 dias para conhecer bem a cidade e decidir.

    • Priscila Roque

      Olá, Gustavo
      Creio que essa questão da cidadania não tenha tanto peso no NIF, pois você precisa indicar a residência. Para tirar o NIF em Portugal, você precisa residir em Portugal ou ter um cidadão que resida em Portugal legalmente (seja português ou estrangeiro) que possa se responsabilizar por suas atividades fiscais. Para um suporte oficial, aconselhe que procure essas informações junto as Finanças: http://www.portaldasfinancas.gov.pt/

  10. Avatar

    Olá Priscila,
    Muito legal o site de você, parabéns!
    Eu cheguei a pouco em Portugal, e agora estou atrás de fazer o NIF, conheci um Português que aceitou me acompanhar para fazer a solicitação. Contudo antes ele quer saber quais são as responsabilidades dele em assinar como meu responsável e eu não localizei essa informação no site do portal cidadão.
    Desde já Obrigado!

    • Priscila Roque

      Olá, Luiz
      Como vai? Agradeço o seu carinho :)
      Infelizmente não tenho essas informações mais burocráticas para te passar. Aconselho que procure um balcão das Finanças pessoalmente para que possa ter uma posição oficial sobre as responsabilidades fiscais.
      Um forte abraço

  11. Avatar

    Muito Obrigado!!!

    Estou procurando no youtube e ninguém dizia onde se vai para conseguir no NIF. E só aqui consegui a informação que é mesmo na loja do cidadão. Agora o meu vizinho vai me ajudar indo comigo. Obrigado

  12. Avatar

    Olá Priscila, tenho um sonho sem imenso de viver em portugal, me tornar cidadao portugues, abdicar-me da cidadania brasileira, e nao voltar mais ao Brasil, posso ir como turismo, nunca fui porq nunca soube de uma forma de ficar, eu sei que nao aguentaria voltar aqui. nao gosto de cultura, de absolutamente nada impunidade, impostos abusivos com desvios descarados, vergonha cultural do funk drogas e carnaval que a maioria ver como orgulho! em fim, infinitos fatos vergonhosos, quero mudar meu mundo, de país, e esquecer isso aqui. o que você poder me ajudar com informações serei muito grato. faço qualquer coisa licita e legal pra nao ser mais brasileiro. país injusto e sem nenhum lei que puna um criminoso que sai 8x da cadeia e a tv mostra que ele matou roubou etc… apos cada saida, e tv faz propaganda avisando que o governo ta do lado do crime, a favor do vermes sociais, isso é um estrategia politica da impunidade e medo criada na castilha maligna da escola de frankfurt que impera aqui nesse país eterno colonia composto de pessoas bestilizadas por todos os lados, sistema educacional marxista e tv corruptiva etc… ninguem sabe se vive apos sair de um caixa eletronico, em fim, são toneladas de pagina para imprimir todo o meu desgosto com o Brasil, eu pessoa pode ir como turista e tirar o nif com alguem de la e procurar emprego para ter direito a residencia? quero me tornar cidadão mesmo, ficar e contribuir. crescer, como cresci no brasil e desci por MEDO, aqui ninguem pode ter nada e relaxar. espero que tenha um dica pra mim. Boa tarde e obrigado pelo espaço.

  13. Avatar

    Priscila, Tudo bem ? Estou com um problema e não sei como resolver.
    Meu esposo é herdeiro em um processo que tramita em Portugal, Lisboa. Ocorre que para ele receber essa herança, ele necessita abrir uma conta em Lisboa e para isso precisa do NIF. Não temos ninguém que possa nos ajudar, ou seja, se responsabilizando para requerer o NIF. Estamos pretendendo ir para Portugal, mas com medo de ser me vão, gastar dinheiro e não resolver. Será que existe outra forma de requerer o NIF . Ele é filho de português, mas não tem dupla cidadania. E será que o processo de dupla cidadania demora muito ? Grata

    • Priscila Roque

      Olá, Sonia
      Como vai? Por aqui está tudo bem!
      Você pode verificar o tempo para a solicitação da dupla cidadania junto ao consulado de portugal que atua na sua cidade ou, se desejar fazê-lo em Portugal, verificar os documentos e o prazo junto ao Instituto de Registos e Notariado http://www.irn.mj.pt/
      Sobre o NIF, se ele for cidadão, poderá fazê-lo na hora. Caso contrário, será mesmo necessário que tenha um responsável fiscal que seja residente em Portugal (e também é feito na hora). Você poderá obter mais informações junto as Finanças http://www.portaldasfinancas.gov.pt
      Um forte abraço

  14. Avatar

    Ola Priscila, boa tarde.

    Primeiramente parabéns pelo site, contém muitas informações uteis.

    Gostaria de tirar algumas dúvidas:

    O NIF também é utilizado para contratos de trabalho? Existe em Portugal algum documento equivalente a Carteira de Trabalho do Brasil que deve ser apresentado quando se é contratado por uma empresa portuguesa?

    Muito obrigado desde já!

    • Priscila Roque

      Olá, Bruno
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho :)
      O NIF é usado para tudo. Ele funciona exatamente como o CPF no Brasil.
      Não há um documento como a carteira de trabalho em Portugal. Quando você é contratado por uma empresa, tem um contrato como comprovativo.
      Um forte abraço

      • Avatar

        Muito obrigado Priscila.

        Uma última dúvida… Eu possuindo a cidadania portuguesa, mas morando no Brasil, quando me mudar para Portugal, posso ir diretamente em Finanças ou na Loja do Cidadão tirar meu NIF mesmo sem ter uma casa/apartamento (seja próprio ou arrendado) ou preciso de um residente português com morada para assinar para a emissão do meu NIF?

        Ainda nesse tópico de Finanças, o IRS é o imposto de renda de Portugal, correto? Ele é cobrado mensalmente e ao final do ano fiscal deve-se declarar igualmente é feito no Brasil? Ao assinar um contrato de trabalho, meu empregador automaticamente comunica à Finanças e, assim, é descontado o valor mensalmente, sem eu precisar tirar nenhum documento extra?

        Muito obrigado novamente, desculpe tantas dúvidas, mas sempre bom se preparar ao máximo para ganhar tempo quando chegar em Portugal =)

        Grande abraço

        • Priscila Roque

          Olá, Bruno
          Como vai?
          Essa questão é independente, pois sendo cidadão português ou estrangeiro, você deve comprovar residência no país ou então nomear um residente que seja o seu representante fiscal. Você poderá consultar essa informação aqui: https://www.portaldocidadao.pt/web/autoridade-tributaria-e-aduaneira/numero-de-identificacao-fiscal-pessoa-singular
          Sobre o IRS é como o nosso Imposto de Renda, sim. Com a sua atividade profissional, contratado por uma empresa ou como um empresário/ empreendedor/ profissional liberal, você desconta/ paga os impostos mensalmente. Anualmente, você faz e entrega uma declaração as Finanças. No caso de ser contratado por uma empresa, os impostos são descontados do seu salário, exatamente como no Brasil.
          Um forte abraço :)

  15. Avatar

    Boa noite Priscila,

    Parabéns pelo site, muito bom mesmo! Tenho uma dúvida e gostaria que você me ajudasse dentro do possível.
    Possuo cidadania Italiana e tenho um amigo brasileiro (com passaporte Português) que reside em Portugal. Ele irá fazer minha residência na sua casa, pegando este cartão de cidadão e ele me acompanhado consigo fazer a NIF? Porém, não tenho contrato de trabalho e não estou indo estudar, já tenho curriculum de trabalho na Europa e irei procurar trabalho na minha área, para isto preciso ter todos os documentos. Você acha que é possível?

    Muito obrigado e desejo muito sucesso!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Ruan
      Como vai?
      Para tirar o NIF, o seu amigo precisa se apresentar nas Finanças com você e assinar como seu representante fiscal.
      Um forte abraço

  16. Avatar
    gerson dalcanale em

    Olá Priscila ,
    pesquisando sobre Portugal, pois pretendo morar lá , achei teu site , que me ajudou muito.
    Logo na chegada vou alugar um apto.Tenho cidadania italiana . Voce poderia me esclarecer qual a sequencia de providencias , depois alugar o apto : obter o NIF e depois o Cerificado de Cidadao Europeu , ou o contrario: primeiro Certificado e depois o NIF ?
    Obrigado
    Gerson

  17. Avatar

    Priscila,
    Boa tarde, gostaria de uma informação. Estou indo morar em Portugal com minha esposa e filhos agora em agosto de 2016 e tenho uma duvida.Minha esposa tem um debito com a CEf e com o santander aqui no brasil e esta com restrição no serasa. Já tentamos negociar mas o valor se tornou absurdo. Isto influencia para abrir conta ou ter credito em Portugal ? Como tenho família lá já vamos com empregos garantidos alem da aposentadoria da minha esposa com funcionária pública.Levaremos algum dinheiro e pretendemos comprar uma casa financiada Nos estamos com o processo de cidadania portuguesa em andamento.

  18. Avatar

    Priscila Roque, tudo bem?
    Uma dúvida. Sou brasileiro, sem cidadania européia.
    Essa residência pra tirar o NIF é o que exatamente? Visto de estudante?

    Obrigado :)

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Raíto
      Como vai? Por aqui está tudo certo!
      O NIF pode ser tirado por residentes ou não residentes em Portugal, seja português, cidadão da UE ou outros estrangeiros. Entretanto, é preciso comprovar a residência no país – e isso poderá ser feito com a autorização de residência (um documento que você tira no SEF levando o visto de estudante após chegar ao país, por exemplo) e um comprovante de morada (que pode ser o contrato do aluguel ou uma carta da junta de freguesia, por exemplo). Caso não tenha esses documentos, é preciso nomear um cidadão residente legal em Portugal seja o seu responsável fiscal para tirar o NIF.
      Um abraço

  19. Avatar

    Olá, tudo bem?
    Tenho uma duvida sobre o NIF, sou brasileira e estou indo para Lisboa morar, por um periodo indeterminado e já com um trabalho. Porem não estou indo com visto de trabalho. Mesmo assim consigo tirar o NIF quando chegar??

    Beijos

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Isabela
      Como vai? Por aqui está tudo bem!
      O NIF é um documento que pode ser tirado por residentes e não residentes em Portugal. O que difere é que, para não residentes, é preciso um representante fiscal em Portugal – ou seja, uma pessoa que resida legalmente no país e se responsabilize por tal função.
      Um beijo

  20. Avatar

    Oi Priscila, beleza? Sobre o NIF, se eu tiver um visto de estada temporária emitido pelo Consulado de Portugal no Brasil ( pra 120 dias) colado no passaporte, posso tirar um NIF sem representante? Ou primeiro terei q renova-lo para mais tempo? Eu vou estudar em Portugal pelo programa Erasmus e precisarei do NIF. A questão é, acho que nao vou ter coragem de pedir favor pra nenhum portugues, que nem me conhece, pra ir comigo fazer o NIF, entende? Isso me preocupa muito. :( obrigada e parabéns pelo site.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Sara
      Tudo bem? Por aqui está tudo certo!
      Não. O NIF não tem relação com o visto, mas sim com uma residência fixa no país. Você precisa comprovar que vive em Portugal ou então ter um representante fiscal que viva legalmente por aqui.
      Um abraço

  21. Avatar

    Ola bom dia! Gostara de saber se vc saberia me dizer quais documentos preciso ter ou tirar depois que recebo a autorização de residência do SEF por agrupamento familiar ( sou casada com português). Sei apenas do NIf mas creio que tem outros …Algum cartão de saude ?Tenho que fazer um cartão do cidadão ou minha autorização que vem em um papel tipo cartolina é igual? Se puder informar, desde já agradeço a atenção! Abraços

    • Priscila Roque

      Olá, Liliane
      Como vai?
      A autorização de residência emitida pelo SEF é a sua identidade portuguesa. Você precisa estar sempre com ela.
      Os demais documentos e números são os mesmos do seu marido.
      Um abraço

  22. Avatar

    Boa noite Priscila,

    Minha filha está em Lisboa para um curso de 10 meses.
    Eu estava tentando ajudá-la procurando informações sobre um documento que ela precisa para fazer o cartão de transporte, pediram um atestado de residência, mandei conta de luz mas está no meu nome, não aceitaram.
    Nesta procura achei teu site e aqui vi essa “autorização de residencia”, é isso que ela precisa?
    Ela tem cidadania italiana, portanto entrou sem maiores problemas, mas agora deu uma trancada nesse caso.
    Podes nos ajudar?
    Obrigada
    GBergamo

    • Priscila Roque

      Olá, Gigi Bergamo
      Tudo bem?
      Ela poderá ir a junta de freguesia de onde ela mora para pedir esse documento. É uma comprovação de onde ela mora, não tem relação com a autorização de residência. Esse é um outro documento.
      Um forte abraço

  23. Avatar

    Oi .. adorei seu blog .. acabei de tirar o Nif e disseram que posso abrir uma empresa individual . Porém resido na Espanha , consigo exercer trabalho nessa empresa na Espanha ? Outra coisa , o Nif me ajuda alguma coisa em conseguir um visto de trabalho e residência ?

    • Priscila Roque

      Olá, Diego
      Tudo bem?
      Agradeço o carinho pelo Cultuga!
      O nosso trabalho é voltado ao turismo. Nessa parte de imigração, dividimos aqui somente a nossa experiência para que possa ajudar outras pessoas que tenham casos parecidos com o nosso.
      Creio que a melhor forma de verificar essa questão é procurando diretamente os órgãos portugueses competentes para isso. No caso de abrir uma empresa, será com as Finanças http://www.portaldasfinancas.gov.pt
      Você tem nacionalidade de algum país da União Europeia? O visto nada tem a ver com o NIF. São documentos completamente diferentes. Quem faz essa orientação para estrangeiros é o consulado de Portugal no local de sua residência ou então o SEF em Portugal – http://www.sef.pt
      Um abraço

  24. Avatar

    Oi,

    estou muito confusa sobre uma coisa, vou morar com meu passaporte alemão, primeiro tiro o NIF ou primeiro tento alugar uma casa já que ainda não vou ter o comprovante de residência para tirar o NIF?

    • Priscila Roque

      Olá, Stéphanie
      Se você tiver um representante fiscal em Portugal (que pode ser alguém que viva legalmente no país ou uma assessoria contratada para isso), faça primeiro no NIF. Esse documento equivale ao CPF no Brasil, ou seja, é essencial para praticamente todos os trâmites burocráticos.
      Um grande abraço

  25. Avatar
    Alexsander Rodrigues em

    Olá Priscila!!

    Eu e minha esposa somos funcionários públicos aposentados, e gostaríamos de morar (01) um ano em Portugal, e damos preferência para Braga. Tenho como hobby fotografia, que pode render valores a mais durante a estadia. Gostaria de dicas para aluguel de apartamento ou quarto para casal em Braga, se tem como primeiro alugar algo e depois adquirir o NIF, e se é necessário nesse caso. E como alugar. Obrigado, tenho lido suas dicas e tenho gostado muito. Obrigado!!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Alexsander
      Tudo bem?
      Agradeço o carinho pelo nosso conteúdo.
      Como já estamos em Portugal há pouco mais de 4 anos (e sempre vivemos em Lisboa), algumas burocracias mudaram e há questões que não dominamos. Aconselho que procure um profissional dessa área, como uma assessoria de imigração ou um órgão oficial, por exemplo, para que possa tirar essa dúvida.
      Um grande abraço e boas pesquisas

  26. Avatar

    ola Priscila quero me mudar para Portugal e estive pesquisando muito sobre como alugar um imóvel e nas informações, relata que tem que te o NIF mas eu não conheço ninguém em Portugal, gostaria de saber oque fazer para obter o NIF para poder alugar o imóvel.
    atenciosamente: Samuel…

    • Rafael Boro

      Olá, Samuel
      Aconselho que você procure uma imobiliária. Eles poderão indicar como você pode alugar um imóvel com todos os documentos necessários.
      Abraço

  27. Avatar

    Bom dia Priscila,
    Vi na parte “Sobre o autor” que você conheceu Portugal pelas musicas de autores locais.
    Pode me indicar algumas bandas e musicas portuguesas?

Deixe um comentário