5 mirantes incríveis para apreciar Lisboa

2

É impossível andar pela Cidade das 7 Colinas e não se deparar com uma linda vista. São tantas as subidas e descidas por aqui que não faltam mirantes (“miradouros”, em Portugal) para apreciar Lisboa. Dos escondidos aos projetados para essa finalidade. Das atrações que ficam no alto aos restaurantes e bares rooftops. Lisboa é linda e vê-la do topo sempre inspira moradores e viajantes.

Como a lista de lugares com essa finalidade é imensa, optei por reunir aqui os cinco mirantes que mais gosto – aqueles que levo os amigos, os familiares e também os nossos leitores e clientes, para mostrar o charme e a beleza da capital. Uns têm fácil acesso, outros são mais chatinhos para chegar, porém, vale o esforço – sempre vale!

Quer ter a nossa companhia durante a sua viagem por Lisboa?

Miradouro da Nossa Senhora do Monte

mirante-miradouro-nossa-senhora-do-monte-graca-lisboa

O Miradouro da Nossa Senhora do Monte já foi um dos segredinhos da capital. Porém, com a “febre” dos tuk-tuks (aqueles triciclos motorizados tailandeses, sabe? Eles estão por todos os lados aqui em Lisboa), ele acabou por ser “descoberto” rs.

Em sua fantástica vista, é possível localizar o centro histórico, o Castelo de São Jorge, a Ponte 25 de Abril e a margem sul do Tejo, por exemplo. Atenção que o espaço do mirante não é tão grande e fica um pouquinho cheio na alta temporada. Porém, nada que estrague uma das vistas que eu mais gosto de Lisboa!

Em dezembro de 2013, fizemos um vídeo do pôr-do-sol aqui para o Cultuga. Veja se estou exagerando:

Endereço: Rua da Senhora do Monte 50 – Graça
Como chegar: Elétrico 28

Miradouro de São Pedro de Alcântara

mirante-miradouro-sao-pedro-de-alcantara-bairro-alto-lisboa-cultuga

Esse é o mirante mais clássico de Lisboa. Fica entre o Chiado e o Príncipe Real. É ponto de eleição de turistas e portugueses de todas as idades. Você vai ter uma das vistas mais lindas para o Castelo de São Jorge e a Sé Catedral.

Além da paisagem, o jardim é bastante agradável, com vários bancos e um quiosque, perfeito para tomar uma cerveja no verão ou um café e uma taça de vinho nos meses mais frios.

Endereço: Rua São Pedro de Alcântara – Bairro Alto
Como chegar: metro Baixa-Chiado (linhas azul e verde), ônibus 758 e ascensor da Glória

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

Amoreiras 360° Panoramic View

mirante-miradouro-amoreiras-360-lisboa-cultuga

O mirante do topo do Amoreiras Shopping Center é o único que oferece uma vista 360° de Lisboa. Por estar localizado em uma área central, é possível reconhecer cada cantinho da capital. Para se ter uma ideia, dá até para ver o Padrão dos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerónimos, no bairro de Belém.

Endereço: Av. Engº Duarte Pacheco (2º piso, junto à loja da AREA do Amoreiras Shopping Center) – Campolide
Como chegar: ônibus 711, 713, 748, 758 – metro Marquês de Pombal (linhas amarela e azul)
Horário: maio a setembro, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 22h (fim de semana não fecha à hora de almoço) – outubro a dezembro, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 18h (fim de semana não fecha à hora de almoço) – fecha dias 25 de dezembro e 1 de janeiro
Preço: 5€ (venda online ou no balcão de informações do Amoreiras Shopping Center)
Site: www.amoreiras360view.com

Miradouro do Parque Eduardo VII

mirante-parque-eduardo-vii-marques-de-pombal-lisboa-cultuga

Se há um lugar que eu gosto de ver Lisboa do alto é no Parque Eduardo VII. A perspectiva para a estátua do Marquês de Pombal e para a Avenida da Liberdade é de tirar o fôlego.

No topo dele há uma bandeira de Portugal enorme hasteada, junto ao Jardim Amália Rodrigues. Quando você estiver em outros mirantes, como o São Pedro de Alcântara e o Nossa Senhora do Monte, vale a pena reparar. Se a bandeira não estiver no miradouro, procure por suas duas pilastras, também emblemáticas.

Endereço: Alameda Cardeal Cerejeira (Parque Eduardo VII) – Avenidas Novas
Como chegar: metro São Sebastião (linhas azul e vermelha), metro Parque (linha azul) e metro Marquês de Pombal (linhas amarela e azul)

Miradouro de Santa Catarina (do Adamastor)

mirante-miradouro-adamastor-santa-catarina-lisboa-cultuga

Esse é o local preferido de muitos lisboetas, principalmente os mais jovens, para curtir o pôr-do-sol, tendo o rio Tejo como protagonista. O concorrido quiosque – algumas vezes com música ao vivo – também faz com que o clima seja bem descontraído e agradável.

Vale destacar também que há uma estátua do Adamastor, figura imaginada por Luís de Camões, em “Os Lusíadas”, no gramado. Por conta disso, muitos chamam esse mirante de Miradouro do Adamastor.

Endereço: Rua de Santa Catarina, 3 – Misericórdia
Como chegar: metro Baixa-Chiado (linhas azul e verde), ônibus 727 e Elétrico 28

Organize aqui a sua viagem para Portugal

icon-saude

Faça o Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem em 6x sem juros

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

Reserve o seu hotel pelo Booking, com opção de cancelamento gratuito

Serviços do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia durante a sua visita a Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

icon-foto

Leve um suvenir diferente da sua viagem: faça um ensaio fotográfico

Veja também o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro com muitas dicas, sugestões de rota e outras informações sobre Portugal 🙂

Compartilhe.

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 33 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tara Perdida.

2 comentários

    • Rafael Boro

      Olá, Mary
      Tudo bem?
      Os miradouros de Lisboa são incríveis! É tão bom ter vistas lindas espalhadas pela cidade. 🙂
      Obrigado pelo carinho. Ficamos contentes que tenha conhecido o Cultuga através do Ducs. Ele é demais!
      Um grande abraço e seja sempre bem-vinda! 😉

Deixe um comentário