Como ir de Lisboa aos Açores?

26

Você quer visitar o arquipélago dos Açores, mas não sabe por onde começar a organizar a sua viagem? Saiba que não há voos diretos do Brasil para os Açores. É preciso fazer uma conexão em Lisboa, no Porto ou em Faro para, então, seguir viagem.

Desde Lisboa, você poderá voar para três ilhas de forma direta: São Miguel (Aeroporto de Ponta Delgada), Terceira (Aerogare de Lajes) e Faial (Aeroporto da Horta). Depois, para conhecer outras ilhas, há voos e transporte marítimo entre todas elas.

Lisboa está, basicamente, na linha do arquipélago (e tem o maior fluxo de voos), enquanto o Porto está acima e Faro abaixo e para “dentro” do país. Assim, optamos por fazer as indicações priorizando os voos a partir da capital – e, claro, por ter sido também a experiência que nós tivemos. 

Veja quais são todas as ilhas dos Açores e suas principais características

A distância entre Lisboa e os Açores – em tempo de voo – é de 2h30, em média. O voo Lisboa – Ponta Delgada (Ilha de São Miguel) demora por volta de 2h, enquanto o Lisboa – Lajes (Ilha Terceira) são 2h45 e Lisboa – Horta (Ilha do Faial) 2h40 – o retorno do arquipélago para o continente pode ser um pouco mais rápido. Ao procurar os voos, tenha atenção, pois o fuso horário das ilhas é diferente do continente.

Conheça quais são as empresas aéreas que você poderá usar para chegar aos Açores a partir de Lisboa:

Aeroportos dos Açores

Ilha de São Miguel – Aeroporto de Ponta Delgada
Ilha do Faial – Aeroporto da Horta
Ilha Terceira – Aerogare Civil das Lajes
Ilha de Santa Maria – Aeroporto de Santa Maria
Ilha das Flores – Aeroporto das Flores
Ilha Graciosa – Aeródromo da Graciosa
Ilha do Pico – Aeródromo do Pico
Ilha de São Jorge – Aeródromo de São Jorge
Ilha do Corvo – Aeródromo do Corvo

Empresas tradicionais

 SATA – AzoresAirlines

A SATA é uma empresa portuguesa fundada na década de 40 que faz serviços aéreos entre todas as ilhas dos Açores – e também as conecta com Portugal continental e outros países. Recentemente, a proposta da empresa foi transformada e ela passou a ser chamada de SATA – AzoresAirlines.

Os voos diretos a partir de Lisboa são para as ilhas Terceira, São Miguel e Faial, que podem ser comprados diretamente no site da SATA – AzoresAirlines.

Para quem tem como objetivo final outra ilha além desse trio, há também um programa bastante interessante que essa companhia aérea se compromete. Trata-se do Encaminhamento Inter-Ilhas. Ou seja, se o seu destino for uma segunda ilha, que não aquela que você escolheu como entrada no arquipélago, a SATA – AzoresAirlines fará o seu encaminhamento para esse destino sem custos extras, desde que nas primeiras 24 horas da sua chegada a ilha de entrada. Parece confuso? Mas é bastante simples: veja as condições e como fazer o pedido.

A nossa experiência com a SATA – AzoresAirlines

A nossa experiência com a AzoresAirlines foi ótima. Fizemos o trajeto Lisboa – Ponta Delgada (Ilha de São Miguel) em 2 horas

Eu e o Rafa viajamos pela primeira vez ao arquipélago dos Açores em março de 2017 dentro do projeto #AçoresParaBrasileiros, criado por nós e pelo blog AlmostLocals. Fomos explorar a Ilha de São Miguel com o suporte do VisitAzores e da SATA – AzoresAirlines (atenção: já estamos preparando um material especial para ajudar você organizar a sua viagem para esse destino! Yeah).

A nossa experiência com essa empresa açoriana foi muito positiva, desde o check-in – com atendimento impecável na hora de despachar as nossas malas, até o desembarque no Aeroporto de Ponta Delgada, que foi bastante simples e rápido.

Os voos de Lisboa até Ponta Delgada – a principal cidade da Ilha de São Miguel, são feitos em aviões de médio e grande porte.

Na nossa ida, a aeronave tinha duas fileiras de dois lugares nas laterais e uma fileira de quatro lugares no centro. Na volta, eram duas fileiras de três lugares em cada uma das laterais. Isso para tranquilizar aos viajantes que imaginam que os aviões que fazem esse transporte podem ser muito pequenos. Tivemos um voo estável, impecável.

Vale também destacar que houve serviço de bordo nesses voos – com sanduíche, bolachas açorianas e bebidas com e sem álcool – deixando a viagem ainda mais confortável.

Quer saber como é o clima nos Açores e o que levar na mala?

TAP

A TAP voa diretamente de Lisboa para duas ilhas: Terceira e São Miguel. Entretanto, se você fizer uma busca no site da companhia aérea, encontrará também opções para outras ilhas com conexões – que, neste caso, são trechos operados pela SATA – AzoresAirlines.

Para o viajante brasileiro, ainda há a possibilidade de finalizar o pagamento em reais. Uma outra novidade da TAP é que os Açores agora fazem parte do programa Stopover. Ou seja, você viaja do Brasil para os Açores com a possibilidade de fazer uma breve parada em Lisboa ou no Porto pelo preço de uma única viagem.

Empresas Low Cost

As chamadas empresas low cost, ou seja, de baixo custo, são também opções para quem pretende fazer viagens curtas e econômicas. Porém, tenha atenção antes de comprar a passagem e verifique as características desses voos.

O preço se torna mais em conta, pois a bagagem para despachar, geralmente, não está incluída na tarifa e deve ser paga a parte – caso você precise desse serviço. Apesar dos voos saírem do Aeroporto de Lisboa, o terminal também é diferente dos principais voos comerciais, sendo necessário pegar um shuttle (gratuito) até o local de partida.

Assim, considere essa opção apenas se você puder viajar de Lisboa aos Açores com uma mochila leve como mala de mão, para poucos dias, por exemplo.

Ryanair

Entre as empresas de baixo custo, a Ryanair é aquela que oferece mais opções para os Açores. A partir de Lisboa, você pode conseguir preços mais baratos em voos para as ilhas de São Miguel e Terceira.

Easyjet

A Easyjet é uma outra empresa europeia de baixo custo que opera em Lisboa. Com ela, você poderá encontrar voos mais em conta para a ilha de São Miguel. Entretanto, tenha atenção, pois esse serviço será descontinuado em outubro de 2017.

A atualização desse artigo, feita em 30 de março de 2017, também faz parte da série de reportagens #AçoresParaBrasileiros, idealizada pelos blogs Cultuga e Almost Locals. A nossa visita à Ilha de São Miguel, nos Açores, contou com o apoio do VisitAzores, que organizou nosso roteiro; do Hotel VIP Executive Azores (Ponta Delgada), onde ficamos hospedados; da Autatlantis, que nos cedeu o carro durante nossa estadia na ilha, e da SATA – AzoresAirlines, que nos ofereceu os voos de Lisboa a Ponta Delgada e de Ponta Delgada a Lisboa.

Organize aqui a sua viagem para os Açores

icon-saude

Faça o Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem em 6x sem juros

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

Reserve o seu hotel nos Açores pelo Booking, com opção de cancelamento gratuito

icon-tour

Excursões nos Açores com tours em português na GetYourGuide

Serviços do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia durante a sua visita a Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

icon-foto

Leve um suvenir diferente da sua viagem: faça um ensaio fotográfico

Veja também o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro com muitas dicas, sugestões de rota e outras informações sobre Portugal e ilhas portuguesas 🙂

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

26 comentários

  1. Maria Luiza Paiva em

    Me encantei com um programa da TV Globo sobre os Açores , Pretendo visitar em minhas férias , preciso começar a planejar .Obg

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Maria Luiza
      Foi mesmo lindíssimo! As ilhas são ainda mais ricas em belezas naturais do que imaginamos 🙂
      Um grande beijo

  2. Ana Lúcia Póvoa em

    Nossa, o Globo Reporter me deixou de queixo caido por conhecer Açores.
    1º) qual melhor época de ir?
    2º qual ilha ir, já que tem várias, voos saindo de Lisboa para…?
    3º Voçê tem uma empresa prestadora de serviços turisticos ?

    Agradeço desde já
    Ana Lúcia

    • Rafael Boro

      Olá, Ana Lúcia
      Tudo bem?
      O Globo Repórter captou imagens lindas dos Açores! <3
      1- A melhor época para visitar as ilhas é no final da primavera e no verão (maio, junho, julho, agosto e setembro). A temperatura média nessa época é de 23 graus. Há muitas festas populares, eventos e feiras. A agitação marítima é menor, facilitando o transportes entre ilhas.
      2- De Lisboa, há voos para São Miguel, Terceira e Faial.
      3- Nós oferecemos uma consultoria de viagem via Skype para tirar dúvidas, dar dicas e informações sobre as cidades, atrações, hotéis e restaurantes, deixando o roteiro do cliente mais completo e contemporâneo. Também enviamos um relatório de tudo o que foi conversado na reunião. Aqui tem todas as informações desse nosso serviço: http://www.cultuga.com.br/2014/04/assessoria-de-viagem-roteiro-personalizado-portugal/
      Um grande abraço! 🙂

  3. Paulo Martins em

    Olá, essa foto que aparece no post é de qual ilha dos Açores? É de encher os olhos! Estou planejando ir em setembro com minha esposa, se Deus quiser!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Paulo
      Tudo bem?
      É na Ilha de São Miguel, no Miradouro da Grota do Inferno 🙂
      Tenho a certeza que farão uma excelente viagem!
      Um forte abraço

  4. lilia rodrigues em

    eu tb confesso que disparei a ponto de já estou comorondo passagem para Lisboa em Maio..vi no Globo repórter Lagoa de águas quentes e curativas.tenho problemas relacionados a ossos.desejo muito visitar está Lagoa mas não sei qual é o nome dessa Lagoa. quero se possível inforçoes de o de devo me hospedar para ficar perto dessa Lagoa. se poder me ajudar envia-me informaçoes dessa nature…tb gosto da noite….e quero encaixar tudo.obrigada …Lilia – Ceará- Brasil.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Lilia
      Tudo bem?
      Penso que as águas termais a qual se refere são nas Furnas, na Ilha de São Miguel 🙂
      Um grande abraço e uma excelente viagem!

  5. IZABELA GOMES em

    Olá Priscila, boa tarde!

    Eu e meu namorado iremos para Portugal em maio.
    Você poderia nos dar algumas dicas de passeios por Portugal?
    Se possível você poderia nos indicar a partir de onde podemos fazer o passeio para o Arquipélago de Açores?
    Vamos ficar 20 dias.

    Muito obrigada e parabéns pelo site.

    Abraços.

    Izabela

  6. Alguém sabe informar quantos quilos na bagagem no porão pode levar de Lisboa à ilha de São Miguel nos Açores.? Por favor! Obrigado!
    O voo sendo pela tap!

    • Rafael Boro

      Olá, Ivanilda
      Tudo bem?
      O peso da bagagem depende do tipo de passagem que você comprar.
      Top Executive e Executive: 2 peças até 32kg
      Plus: 2 peças até 23kg
      Classic: 1 peça até 23kg
      Basic: 1 peça até 23kg
      Discount: nenhuma (caso você queira levar uma bagagem no porão, será pago)

      Um abraço e boa viagem! 🙂

    • Rafael Boro

      Olá, Regina
      Tudo bem?
      A partir de Lisboa é mais fácil, pois a maioria dos voos da TAP é direto. No Porto só há uma ligação direta, o restante faz escala em Lisboa.
      Um abraço e boa viagem!

  7. Olá, boa tarde!
    Gostaria de tirar algumas duvidas com vcs, sobre o meio de locomoção na ilha, é melhor alugar um carro pra conhecer os pontos turísticos ou há algum tipo transporte no qual não precisamos se preocupar? e outra coisa, pra conhecer boa parte da ilha a necessidade de quantos dias?

    Obrigado
    Luciano

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Luciano
      Tudo bem?
      Os Açores é um arquipélago com 9 ilhas. A qual você se refere? Dentro delas, sobretudo das maiores, o carro alugado ou a reserva de um tour é essencial. Entre as ilhas, você se locomove de avião ou barco, dependendo do deslocamento que precisa. Sobre o tempo necessário, depende da(s) ilha(s) que deseja conhecer 🙂 Aqui você poderá compreender melhor a divisão delas: http://www.cultuga.com.br/2014/04/as-ilhas-do-arquipelago-dos-acores/
      Um grande abraço

  8. Olá Priscila,

    Gostaria de viajar para Açores e região de Estremadura e Ribatejo em Fevereiro ou março. Nesta época é muito frio nestas regiões ou a temperatura fica em torno de 10/12 graus?

    Obrigada

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Tânia
      Tudo bem?
      O tempo nas ilhas dos Açores é um pouco diferente, com temperaturas constantes e superiores ao continente nessa época do ano. Quando ao mês, fevereiro costuma ser mais frio do que março no continente, visto que o segundo já está mais perto da primavera. Temos uma série de artigos no Cultuga com boas indicações sobre o perfil do país mês a mês, que pode ajudá-la: http://www.cultuga.com.br/category/planeje-sua-viagem/portugal-mes-a-mes/
      Um grande abraço

  9. maria claudionora amâncio vieira em

    Olá, tudo bem?
    Tenho viagem marcada para Portugal em maio, onde passaremos 20 dias. Minha filha mora em Coimbra e os 5 primeiros dias da viagem ficaremos com ela, conhecendo a cidade e arredores (se tiver dicas de passeio em Coimbra e proximidades, agradeceria). Queremos conhecer alguma das ilhas dos Açores no período de 8 a 14 de maio, quando minha filha poderá nos acompanhar, ou seja, teremos 7 dias. Qual ilha seria melhor conhecer nesta circunstância e quais dicas e informações vc teria sobre ela? Depois disso restaria-nos 7 dias para conhecer Lisboa e alguma outra região. Nosso voo chega e sai de Lisboa.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Maria
      Tudo bem? Por aqui está tudo certo!
      Para passeios no centro oeste do país, temos muitos artigos com dicas aqui no Cultuga: http://www.cultuga.com.br/category/regioes-de-portugal/centro/
      Sugiro que o foco da sua viagem seja nas principais ilhas do arquipélago, a de São Miguel e a Terceira, que tem bons acessos a partir do continente. Nós ainda não temos artigos sobre passeios pelos Açores no Cultuga. Mas para breve teremos surpresas por aqui 🙂
      Um grande abraço

  10. Gilbert Machado em

    Boa tarde,
    Só uma correcção: existem voos directos de Lisboa para 5 ilhas. São Miguel, Terceira, Pico, Faial e Santa Maria operados pela Azores Airlines.
    Qualquer uma das ilhas é fantástica e são completamente diferentes entre si. Um bom conselho será visitar o “Triângulo”. É composto pelas ilhas do Pico, São Jorge e Faial que são as mais próximas entre si do arquipélago. Existem viagens de barco diárias que duram menos de uma hora entre as ilhas. Assim, pode desembarcar no Aeroporto do Pico (por exemplo) e com pouco incómodo ficar a conhecer mais duas ilhas.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Gilbert
      Tudo bem?
      Agradecemos as dicas, que são preciosas 🙂 Entretanto, não consegui encontrar voos diretos para Santa Maria e para o Pico, a partir de Lisboa, via Azores Airlines, somente com escala. Você sabe me dizer quais são os dias da semana em que são feitos esses voos diretos?
      Um grande abraço

  11. Olá, boa tarde. Estou planejando uma viajem a Portugal em agosto e pretendo dar uma esticada até açores, mas gostaria de saber primeiro se vocês sabem qual tipo de avião faz esse trajeto de lisboa até as ilhas? Pq tenho um pouco de medo de avião e aviões pequenos me deixam com muitas dúvidas de fazer ou não o trajeto :/
    obg

    • Rafael Boro

      Olá, Amanda
      Tudo bem?
      Voltamos faz poucos dias da ilha de São Miguel. Foi uma viagem inesquecível e que logo mais vamos publicar vários artigos sobre as nossas experiências por lá. 🙂 Você vai gostar bastante!
      Fizemos o trajeto Lisboa-São Miguel de SATA (Azores Airlines) em um avião grande (três fileiras – 2, 3, 2 lugares) e São Miguel-Lisboa em um avião de médio porte (duas fileiras com 3 lugares). O voo foi tranquilo e curto, apenas duas horas. O aeroporto de Ponta Delgada é bom e seguro. Entre ilhas, os aviões são menores, pois a distância é bem mais curta. Ainda não conhecemos os outros trajetos a partir de Lisboa. Acredito que sejam similares ao que voamos até São Miguel.
      Um grande abraço e boa viagem!

  12. Maria Cristina Bosco em

    Olá Priscila, sabe me informar se há transporte marítimo que saia de Lisboa para os Açores? Se houver gostaria de informações a respeito. Obrigada!!!

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Maria Cristina
      Tudo bem?
      Pelas minhas pesquisas, não encontrei uma empresa que faz o transporte marítimo para as ilhas dos Açoes a partir de Lisboa. Há muitos cruzeiros que aportam em São Miguel, mas eles partem de outras cidades europeias. 🙁 Tente entrar em contato com alguma agência de viagem grande para saber se há algum pacote para os Açores.
      Um grande abraço!

Deixe um comentário