Viajar aos Açores pode parecer difícil em um primeiro momento, pelas escassas informações que encontramos na Internet em português. Entretanto, é uma experiência imperdível aos apaixonados pela natureza – e não digo apenas aos adeptos dos esportes radicais. Fotógrafos e viajantes em busca de relaxamento e espaços para reflexão vão se apaixonar, mesmo.
Como fazer um roteiro para os Açores?
Entenda: Açores é um arquipélago português
A informação mais importante que você precisa saber é que Açores é um arquipélago português formado por 9 ilhas: São Miguel, Santa Maria, Terceira, Faial, Pico, São Jorge, Graciosa, Flores e Corvo.
Essas ilhas são divididas em três grupos: Oriental, Central e Ocidental. Portanto, ao programar a sua viagem, tenha atenção a geografia desse arquipélago para não perder tempo em deslocamentos desnecessários, com sede de conhecer tudo de uma vez – pois elas não são tão próximas assim.
Na hora de esqueletar o roteiro…
Quais são os seus objetivos no arquipélago? Tomar banhos quentes termais? Provar vinhos produzidos em solo vulcânico? Fazer percursos pedestres? Explorar a vida marinha? Conhecer seu passado baleeiro? Experimentar boas carnes bovinas e laticínios? Contemplar paisagens pitorescas?
Veja quanto tempo você tem disponível versus os deslocamentos possíveis dentro do arquipélago para tais atividades (que nem sempre são diários e podem variar de acordo com a época do ano) versus os custos de barco ou de avião, claro.
As maiores ilhas, ou seja, São Miguel e a Terceira, têm um fluxo constante de voos diretos a partir de Lisboa. Ambas também oferecem um bom suporte ao viajante, uma variedade maior de passeios e, por isso, se tornam ideal para famílias ou para quem deseja conhecer apenas uma ilha do arquipélago, na minha opinião.
Se o que você quer é conhecer mais ilhas em menos tempo, considere viajar pelo chamado “triângulo”, com Pico, Faial e São Jorge. Este trio faz parte do grupo central e são as ilhas mais próximas para fazer em conexões de barco o ano todo. Para você ter uma ideia, há até mesmo quem more em uma e, por vezes, trabalhe na outra. Unir a Ilha Terceira + ilhas do triângulo pode ser uma boa (a Graciosa também faz parte do grupo, mas os seus acessos – em transporte – são dos mais limitados do arquipélago).
No grupo ocidental estão a Ilha do Corvo (a menor do arquipélago) e a das Flores (tida por alguns como a mais bonita – como eu ainda não fui até lá, não posso opinar rs.). Neste caso, faça a sua base nas Flores e um bate-volta ao Corvo, estando atento apenas que há conexões de barco o ano todo, mas não são em todos os dias da semana.
Qual é a melhor época para viajar aos Açores?
Indo a ilha de São Miguel no mês de março, e mais duas vezes no mês de outubro (uma para a Terceira e outra para São Jorge) aprendi que, nos Açores, menos é mais. Quanto mais tempo você dispor para se dedicar a uma ilha, mais conseguirá absorvê-la. Como o clima é bastante instável, você precisa de flexibilidade no seu roteiro para ir aos miradouros, assim que o céu azul abrir, e também para ver um bonito pôr-do-sol (mas, tudo bem se o tempo fechar. Em São Miguel, você sempre pode sentar em um bom restaurante para comer um bife regional ou então correr para os banhos quentes da Poça da Dona Beija).
Nós fomos no final do inverno e não encontramos grandes dificuldades para lidar com o clima – até porque, por lá, não há uma variação extrema de temperatura o ano todo. Em São Miguel, por exemplo, é super úmido. Mas o incômodo ficou somente nos primeiros dias mesmo.
Claro que, se você tiver disponibilidade para escolher o mês, dê preferência para viajar entre maio e setembro, principalmente se o seu objetivo é visitar mais do que uma ilha. Assim, pegará os percursos de barco sazonais entre o arquipélago em pleno funcionamento.
Outro ponto importante que deve ser observado é deixar uma folga de um ou dois dias antes do seu retorno ao Brasil. Não há voos diretos entre o Brasil e os Açores. Por isso, será necessário ir até o continente para depois pegar o seu voo de retorno. Não marque os dois voos para o mesmo dia. Como o clima é uma incógnita, lembre-se que o seu voo partindo dos Açores pode atrasar ou ser adiado.
Como ir aos Açores e como viajar entre as ilhas?
Como já disse por aqui, não há voos diretos a partir do Brasil. Você precisará ir a Portugal continental, ou seja, via Lisboa, Porto ou Faro para, então, seguir viagem.
A partir de Lisboa é a forma mais fácil, pois há um volume maior de voos. Pela capital, você poderá voar para três ilhas de forma direta: São Miguel (Aeroporto de Ponta Delgada), Terceira (Aerogare de Lajes) ou Faial (Aeroporto da Horta). Depois, para conhecer outras ilhas, há voos (com a Azores Airlines) e transporte marítimo (com a Atlantico Line) entre elas.
Lisboa está, basicamente, na linha do arquipélago. A distância entre Lisboa e os Açores – em tempo de voo – é de 2h – 2h30, em média. Ao procurar pelos voos, tenha atenção, pois o fuso horário das ilhas também é diferente do continente.
A série de reportagens #AçoresParaBrasileiros foi idealizada pelos blogs Cultuga e Almost Locals. A nossa visita à Ilha de São Miguel, nos Açores, contou com o apoio do VisitAzores, que organizou nosso roteiro; do Hotel VIP Executive Azores (Ponta Delgada), onde ficamos hospedados; da Autatlantis, que nos cedeu o carro durante nossa estadia na ilha, e da SATA – AzoresAirlines, que nos ofereceu os voos de Lisboa a Ponta Delgada e de Ponta Delgada a Lisboa.
20 Comentários
Oi, Priscila. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Viva :D
Obrigada pelo carinho sempre, Natalie!
Um grande beijo
Rafael e Priscila, que bom vê-los falar dos Açores, que eu adoro. Eu também sou fã do “triângulo” Pico, Faial e São Jorge, e recomendo a toda a gente. Queria só acrescentar que, para quem quer visitar outras ilhas que não Terceira e São Miguel, vale a pena estar atento ao encaminhamento inter-ilhas da SATA. Basicamente, eles te colocam gratuitamente noutra ilha do grupo (com regras definidas, claro), a partir da ilha de chegada no arquipélago. Veja esse post que pode ser útil para os seus leitores.
Obrigada pela dica, Filipe!
Um grande abraço
Oi, Priscila.
Você recoenda uma agência para uma excursão aos Açores (2 ou 3 ilhas) saindo de Lisboa dia 22 de julho e voltando 27?
Grata
Olá, Ana
Tudo bem?
Você pode verificar se a Agência Abreu oferece pacotes para os Açores. Há várias lojas deles no Brasil e em Portugal. ;)
Um grande abraço e espero que você consiga aproveitar esse paraíso que é o arquipélago dos Açores!
Oi Priscila, tudo bem?
Meu maior interesse em visitar Açores é visualizar as baleias. Sei que a melhor época é maio, teria alguma dica para facilitar meu planejamento?
Ilha mais indicada? Cite tour que oferece esse serviço?
Olá, Josemário
Tudo bem? Por aqui está tudo certo!
Olha, não sei qual é a melhor época para ver as baleias e as ilhas mais propícias para isso. Entretanto, poderá contactar as duas empresas que nos receberam na Ilha de São Miguel e perguntar a eles – que são especializados em biologia e natureza: https://picosdeaventura.com/ e http://kwazores.pt/
Um grande abraço e uma excelente viagem
Olá! Tenho interesse em uma pesquisa sobre a Doença de Machado-Joseph e o arquipélago dos açores é onde há a maio incidência da doença, conhecida como doença do tropeção. Você sabe informar qual ou quais as ilhas que devo visitar para pesquisar o assunto?
Olá, Carlos
Tudo bem?
Não tenho conhecimentos sobre essa doença. Em algumas rápidas pesquisas que fiz, encontrei artigos indicando São Miguel e Flores. Entretanto, a melhor coisa que você pode fazer é entrar em contato com a Universidade dos Açores. Eles possuem campus em São Miguel (com seis), Terceira e Faial (um cada): http://novoportal.uac.pt/pt-pt
Deixo aqui outros links que podem te ajudar:
– Governo dos Açores http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/pgra-gacs/noticias/Rui+Lu%C3%ADs+destaca+investiga%C3%A7%C3%A3o+sobre+a+Doen%C3%A7a+de+Machado+Joseph+que+integra+um+projeto+europeu.htm
– Associação Atlântica de Apoio ao Doente Machado-Joseph http://www.plataforma.org.pt/web/guest/a-plataforma/-/asset_publisher/C3rn/content/associacao-atlantica-de-apoio-ao-doente-machado-joseph?redirect=http%3A%2F%2Fwww.plataforma.org.pt%2Fweb%2Fguest%2Fa-plataforma%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_C3rn%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-2%26p_p_col_count%3D1
Um grande abraço e boas pesquisas!
Olá, gostaria de ir aos Açores em junho.
Gosto de natureza, arqueologia, praia e uma boa comida.
Tenho 15 dias, a partir do dia 6.
O que vcs me aconselham?!?
Grata
Helena
Olá, Helena
Tudo bem?
EU e a Priscila conhecemos duas ilhas dos Açores (São Miguel e Terceira). Elas são bem diferentes e com uma variedade de atividades que vão de encontro com os seus gostos. É possível visitar – com calma) elas e o “triângulo” (Pico, Faial e São Jorge) no período que você tem. Os posts sobre a Terceira vão ser publicados aos poucos no primeiro semestre de 2019 e os de São Miguel já estão aqui: https://www.cultuga.com.br/category/regioes-de-portugal/ilhas-acores/
Além das dicas que estão nos artigos, você vai gostar de conhecer a Piscina Natural da Ponta da Ferraria – quando fui estava fechada, pois era março.
Ainda não temos data para uma próxima viagem aos Açores, mas o objetivo é conhecer as “ilhas do triângulo”.
Um grande abraço e tomara que você consiga visitar esse paraíso que é os Açores!
Uma duvida, Como vou do hotel até a Lagoa do Canário, ou Miradouro da Grota do Inferno. O transporte dentro de Ponta delgada, é facil?
Olá, Gabriela
Tudo bem?
As melhores opções para o turista que visita a Ilha de São Miguel são aluguel de carro e tour guiado.
O transporte público dentro e fora de Ponta Delgada é focado nos habitantes da ilha, mesmo assim muitas pessoas possuem carro.
Um abraço e boa viagem!
Priscila! Espetacular o seu post! Muito Obrigada…esse ano estaremos la!
De nada, Karolina! :)
Você vai adorar os Açores.
Um grande abraço e boa viagem!
Boa noite Priscila e Rafael
Conheci o site de vocês hoje fazendo uma pesquisa sobre o Arquipélago de Açores.
Sou de Florianópolis/SC e meu sonho é conhecer Açores (Florianópolis foi colonizada pelos Açorianos). Estou começando as minhas pesquisas para programar a minha viagem. Pretendo ir em Setembro /2019.
Tenho interesse pela natureza, conhecer vinhedos, a cultura gastronômica, enfim…conhecer as minhas origens.
Olá, Rosi
Tudo bem?
Seja bem-vinda ao Cultuga! :)
Ainda não conhecemos Florianópolis, mas os amigos e clientes que são daí falaram muito dessa ligação forte com os Açores. Você vai ficar encantada com o arquipélago. Nós já estivemos em São Miguel e na Terceira. Foram viagens muito marcantes. Vai valer muito a pena você conhecer as suas origens açorianas!
Um grande abraço e boa viagem!
Olá amigos…
Tenho muita vontade de visitar Açores.
Vocês tem ideia de quanto eu e uma acompanhante gataríamos ?
A Moeda é o Euro, certo?
Grande abraço e obrigado.
Olá, Silvan
Tudo bem?
Os Açores é um arquipélago fantástico!. Eu e a Pri já tivemos a oportunidade visitar as ilhas de São Miguel, Terceira e São Jorge!
Os preços variam muito de ilha para ilha e a época do ano – no verão, as passagens são mais caras. A média de preço gira em torno de 120€ por pessoa (a moeda é o Euro). Temos um artigo que explicamos melhor as formas de ir de Lisboa para os Açores: https://www.cultuga.com.br/como-chegar-de-lisboa-aos-acores-voos-distancia/ ???? As hospedagens custam uns 60€/70€ por noite (também depende da época do ano).
Um grande abraço!