Portugal com crianças: dicas do que fazer na sua viagem

0

Se a sua ideia é passar férias em família, saiba que Portugal é um ótimo destino. Independente da idade, há sempre uma boa atividade ou local interessante para conhecer neste lado do Atântico. Fiz esse post com algumas dicas do que fazer em Portugal com crianças que serão muito úteis durante a sua viagem!

Além das sugestões de Lisboa (veja aqui as nossas dicas do que fazer em Lisboa com crianças),  Portugal tem muitas outras coisas boas para aproveitar durante uma viagem de norte a sul.

O que fazer em Portugal com crianças?

Portugal dos Pequenitos: em Coimbra, os monumentos são para brincar

Portugal com crianças: Portugal dos Pequenitos, em Coimbra

Casa típica portuguesa feita de xisto

Roteiro em Coimbra: Portugal dos Pequenitos

Entrar e sair das casas típicas de cada região de Portugal: uma forma diferente e descontraída das crianças desfrutarem de características bem regionais

O Portugal dos Pequenitos é o parque temático mais antigo de Portugal e que, ainda hoje, encanta adultos e crianças.

Ele está localizado em Coimbra e, por dentro, reúne edifícios e monumentos portugueses emblemáticos em escala menor para oferecer as crianças a possibilidade de interagir e conhecer mais a história do país, como a Torre de Belém, o Arco da Rua Augusta e a própria Universidade de Coimbra.

Uma das áreas de maior sucesso entre os pequenos é o complexo das casas regionais. Foram construídas ali casas que representam as características arquitetônicas típicas de todo o país, seja em material utilizado, seja em cores, detalhes das janelas ou da chaminé. Casas do Alentejo, do Algarve, do Minho, da região de Lisboa, e até das aldeias do xisto.

Parque Portugal dos Pequenitos
Endereço: Rossio de Santa Clara – Coimbra
Horário: janeiro a fevereiro e de 16 de outubro a dezembro, das 10h às 17h – março a maio e 16 de setembro a 15 de outubro, das 10h às 19h – junho a 15 de setembro, das 09h às 20h – última entrada: 30 minutos antes – fecha dia 25 de dezembro
Site: portugaldospequenitos.pt

Veja aqui um roteiro completo para visitar Coimbra

World Of Discoveries: aprender história de maneira divertida no Porto

Portugal com crianças: world of discoveries no Porto

O World Of Discoveries é um museu interativo e parque temático localizado na cidade do Porto que tem como objetivo principal reconstruir a saga dos navegadores portugueses ao longo de séculos.

É como se crianças e adultos pudessem viajar no tempo e perceber, de forma lúdica e divertida, como de deu a Era dos Descobrimentos portugueses – que teve início no século XV.

A sua área interior está dividida em 20 espaços que retratam os costumes da época, as ideias dos portugueses e os esforços para se lançarem ao mar. O percurso dura, em média, 1h30. Há ainda uma na loja no parque com objetos relacionados com o tema.

World of Discoveries
Endereço: Rua de Miragaia, 106 – Porto
Horário: segunda a sexta, das 10h às 18h (última entrada 17h30) – sábado, domingo e feriado, das 10h às 19h (última entrada 18h30)
Site: worldofdiscoveries.com

Veja aqui as nossas dicas de onde dormir no Porto

Praias no verão: a melhor maneira de aproveitar o calor de Portugal

Portugal com crianças: praias de Cascais

As praias de Cascais, perto de Lisboa, são ótimas famílias

Passeio de barco no Algar de Benagil, Algarve

Passeio de barco pelas praias da Lagoa e o Algar de Benagil, no Algarve

Nada melhor do que passar uma manhã (e por que não um dia todo?) curtindo uma praia em Portugal. :) Esse é um dos programas que costuma agradar a maior parte das crianças. Portanto, se você estiver viajando a Portugal no verão, reserve ao menos um dia para fazer uma pausa no roteiro e relaxar com os seus filhos na areia da praia.

A água é fria, já fica o aviso. Mas isso não atrapalha a brincadeira. As paisagens paradisíacas do Algarve, na região sul de Portugal, e as lindas praias de Cascais, por exemplo, são perfeitas para você para os “miúdos”.

Areia limpa, segurança, restaurantes e cafés nas proximidades, aluguel de cadeiras e guarda-sol, passeios de barco, e até brinquedos aquáticos e aulas de surf em algumas praias a sua disposição.

Veja aqui o nosso roteiro de dia completo em Cascais

Grutas de Mira de Aire: uma serra fascinante perto de Fátima

Portugal com crianças: Grutas de Mira de Aire

Portugal com crianças: Grutas de Mira de Aire

Sabe aquele lugar que você não imagina encontrar em Portugal? As Grutas de Mira de Aire são assim. Elas ficam no Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros, apenas 15km de Fátima – uma dobradinha perfeita para quem estiver de carro.

Os pais podem ficar bem tranquilos com a segurança dos filhos, pois a visita é sempre guiada por estas que são as maiores grutas de Portugal. Dentro desse complexo, passamos por alguns precipícios, lagos com moedas e “dentes” calcários formados há mais de 20 mil anos!

Atenção que, por ser uma área de formação natural, a acessibilidade é condicionada. Portanto, não é ideal para pessoas com baixa mobilidade ou no transporte de carrinhos de bebê.

Grutas de Mira de Aire
Endereço:
Av. Dr. Luciano Justo Ramos
Horário: outubro a março, das 9h30 às 17h30; abril a maio, das 9h30 às 18h; junho e setembro, das 9h30 às 19h; julho e agosto, das 9h30 às 20h (última entrada 30 minutos antes)
Site: grutasmiradaire.com

Óbidos: uma vila medieval de encanto com festivais o ano todo

Festival do Chocolate de Óbidos

Festival do Chocolate de Óbidos

Vila Natal de Óbidos

Vila Natal de Óbidos

 

Lutas medievais no mercado de Óbidos

Mercado Medieval de Óbidos

A vila de Óbidos é um destino que recomendo vivamente para qualquer viagem em famíla por Portugal. Quando há uma feira ou festival temático, passar lá é ainda mais obrigatório rs.

Entre os meses de março e abril (a data pode mudar a cada ano), a criançada que gosta de chocolate vai enlouquecer com o Festival Internacional de Chocolate. Há esculturas de chocolate, brinquedos temáticos e uma programação de teatro e música especiais.

Já na alta temporada, o destaque fica para o Mercado Medieval de Óbidos, com comida típica, jogos e uma verdadeira viagem no tempo. Mesmo acontecendo no verão (entre os meses de julho e agosto), vale inclusive alugar uma roupa típica de época no próprio evento e entrar no clima da Idade Média.

Para finalizar, o Papai Noel (ou “Pai Natal”, como se fala em Portugal :) ) e as suas renas invadem as muralhas desta vila para brincar com as crianças na Vila Natal. Não há frio que deixe as pessoas em casa no fim do ano. As famílias portuguesas e estrangeiras viajam a Óbidos nessa época para desfrutar dos brinquedos temáticos, das apresentações de música, das barraquinhas com mimos de Natal e, claro, da comida – que não pode faltar.

Fique sempre de olho no calendário dessas atrações e veja se alguma data bate com a época da sua viagem.

Deseja passar uma noite em Óbidos? Veja aqui as nossas dicas

Fábrica da Vista Alegre: oficina para pintar o seu próprio prato

oficina-de-pintura-vista-alegre-ilhavo-cultuga-6

A Vista Alegre é uma fábrica histórica de porcelana e uma das mais importantes de Portugal. De segunda a sábado, sempre por agendamento prévio, eles podem fazer para você e sua família uma oficina de pintura. Essa é a oportunidade que as crianças têm de pintar o seu próprio prato.

O workshop é feito em uma casa, que também era a antiga creche da fábrica. A área interior se mantém exatamente com o aspecto de uma pequena escola. Veja aqui como foi a nossa experiência nessa oficina da Vista Alegre.

Oficina de Pintura Vista Alegre
Endereço: Fábrica da Vista Alegre – Ílhavo
Para agendar, basta enviar um e-mail para
museu@vistaalegre.com e perguntar qual é a disponibilidade para a oficina que deseja e o dia da sua visita. Há também oficinas de olaria e preços especiais para famílias.

Museu Marítimo de Ílhavo: veja um aquário de bacalhaus

Museu de Ílhavo - Aquário de bacalhau

O bacalhau consumido em Portugal é pescado nas águas geladas do norte da Europa, principalmente na Noruega e na Islândia. A oportunidade de confirmar se bacalhau tem cabeça (risos) é conhecer o Aquário dos Bacalhaus, que fica dentro do Museu Marítimo de Ílhavo, a 5km do centro de Aveiro.

Esse é um passeio para os amantes do bacalhau e da pesca e para famílias que viajam a Portugal com crianças – com direito a interação com os navios e os barcos expostos e, lógico, com o aquário de bacalhaus com 3,2 metros de profundidade.

Museu Marítimo de Ílhavo
Endereço: Av. Dr. Rocha Madahíl
Horário: terça a sexta, das 10h às 18h – sábado e domingo, das 14h às 18h – fecha segunda (entre outubro e fevereiro, fecha também aos domingos)
Site: museumaritimo.cm-ilhavo.pt

Não sabe por onde começar o planejamento da sua viagem a Portugal? Veja aqui uma seleção com os artigos mais lidos do nosso blog para organizar o seu roteiro.

Viaje tranquilo para Portugal

icon-saude

SEGURO DE VIAGEM
Faça o seguro saúde com a Real Seguro Viagem e pague em 12x SEM JUROS

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Veja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

HOTEL
Reserve o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito

Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

icon-consultoria

TRANSFER LISBOA E PORTO
Tenha uma chegada tranquila a Portugal. Reserve aqui: TRANSFER LISBOA | TRANSFER PORTO

icon-carroCITY TOURS EM PORTUGAL
Quer viajar Portugal de norte a sul? Faça um city tour privativo

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA – LISBOA E PORTO
Tenha fotos lindas da sua viagem: Ensaios em Lisboa | Ensaios no Porto

icon-tour

TOUR A PÉ EM LISBOA
Venha percorrer a nossa Lisboa! Faça um tour a pé com o Cultuga

icon-tourTOUR DE TUK TUK EM LISBOA
Tenha uma experiência diferente em Lisboa. Divirta-se neste passeio de Tuk Tuk

Compartilhe.

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 35 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

Deixe um comentário