Onde ficam os melhores hotéis Ibis de Portugal?

0

Eu sempre falo que ficar hospedado em um hotel Ibis é ter a certeza do que vai encontrar, já que o padrão dos quartos é o mesmo no mundo inteiro. Sem surpresas. Em Portugal não é diferente. Entretanto, o que você deve ter atenção para escolher os melhores hotéis Ibis de Portugal – efetivamente – é na localização.

Vários hotéis Ibis estão em pontos estratégicos para quem viaja por Portugal e, parte deles, também são bem centrais, facilitando a estadia de quem viaja de transporte público ou com carro alugado. Para te ajudar nessa etapa, fiz uma seleção que, na minha opinião e experiência pelo país, têm uma localização que vale a reserva.

Em Portugal, há três formatos de hotéis Ibis. O Ibis tradicional (indicado pelo logo vermelho), o Ibis Styles – com um apelo mais moderno (indicado pelo logo verde) e o Ibis Budget, que é o formato econômico – no Brasil, conhecíamos por Formule 1 e, na Europa, também por Etap (indicado pelo logo azul).

É importante dizer que existe uma taxa municipal turística de dormida em Lisboa e no Porto2€/ noite até ao valor máximo de 14€ (7 noites seguidas por dormida e por hóspede) – cobrada a parte no check in ou no check out, independente da hospedagem contratada.

Quais são os melhores hotéis Ibis de Portugal

Lisboa

Fim de tarde sobre o Parque Eduardo VII e a Av. da Liberdade

São vários os Ibis na cidade de Lisboa, mas eu escolhi os cinco com melhor localização para quem deseja visitar a capital. Isso faz com que você possa aproveitar a sua visita usando transporte público, carro alugado e também uma caminhada agradável.

Hotel ibis Styles Centro Marquês de Pombal

Melhores hotéis Ibis em Portugal: Lisboa

O Ibis Styles Marquês de Pombal tem temática verde

Este é o hotel mais novo da rede Ibis em Lisboa, inaugurado em 2019. A estrutura que ele ocupa é de um antigo hotel junto a Praça Marquês de Pombal que foi totalmente renovado na sua parte interior para se tornar o Ibis Styles Centro Marquês de Pombal. Como indiquei anteriormente, esse formato tem um apelo mais moderno para a rede. É excelente para quem deseja andar a pé e utilizar o transporte público para se deslocar dentro de Lisboa. Ele faz esquina com a avenida do El Corte Inglés. Estacionamento privativo nas proximidades e também vagas na rua.

Hotel ibis Styles Centro Liberdade

O Ibis Styles Centro Liberdade tem uma localização muito similar ao anterior, a 300m da Praça Marquês de Pombal, e também tem um apelo moderno, apesar de não ser tão novo. Estação de metro próxima para percorrer a cidade e também facilidade para caminhar a pé até o centro histórico, em uma área muito bonita, a 1,5km de distância (aproximadamente). Estacionamento privativo nas proximidades.

Ibis Lisboa Liberdade

Melhores hotéis Ibis em Portugal: Lisboa

O Ibis Liberdade é uma unidade tradicional, porém, remodelada

Apesar dos nomes serem similares, são hotéis diferentes. O Ibis Lisboa Liberdade tem o formato tradicional da rede e é o mais próximo do centro histórico. Ele fica bem perto da Av. da Liberdade – a mais importante e bonita da cidade, e tem fácil acesso as estações de metro Avenida (linha azul) e Rato (linha amarela). Tem estacionamento privado. De todas as unidades em Lisboa, esta é a que temos leitores e clientes hospedados com mais frequência.

Veja como utilizar o metro de Lisboa

Ibis Lisboa Saldanha

Eu, particularmente, gosto do Ibis Lisboa Saldanha porque ele fica em um bairro residencial e comercial – chamado de Avenidas Novas. Ideal para quem procura também uma experiência mais local. Nos arredores, há bons restaurantes, cafés, supermercados e um pequeno shopping/ galeria. Ele faz parte das nossas sugestões de hotéis nas Avenidas Novas, que já falamos aqui neste post especial. A estação de metro Saldanha (linhas amarela e vermelha) é bem perto e facilita a locomoção. Tem estacionamento privado e, para quem gosta de caminhadas, é possível ir até o centro histórico em um percurso agradável de, aproximadamente, 2km.

Ibis Parque das Nações

O Parque das Nações é o bairro mais moderno e um dos mais recentes de Lisboa (inaugurado em 1998). Ficar hospedado no Ibis Parque das Nações é bom para quem viaja com crianças ou com pessoas de baixa mobilidade, sobretudo por ser uma região plana. Quem pretende alugar carro para fazer bate-voltas ou estar mais próximo do Aeroporto de Lisboa (apenas 10 minutos de carro e a três estações de metro de distância) também é uma excelente escolha. As principais atrações do bairro são o Oceanário, o Pavilhão do Conhecimento, a Telecabine e o Centro Comercial Vasco da Gama. Apesar de ser distante do centro histórico, a estação de metro e trem Oriente (linha vermelha) fica a menos de 500m e o deslocamento é simples. Tem estacionamento público/pago na rua.

Porto e Vila Nova de Gaia

Cidade do Porto, Portugal

A paisagem característica da cidade do Porto. Reserve aqui o Ibis Porto Centro.

Ibis Porto Centro

A facilidade de explorar o centro do Porto a pé é uma mais valia para quem fica hospedado nas áreas históricas. O Ibis Porto Centro tem uma boa localização, numa paralela da Rua de Santa Catarina, a 10 minutos a pé da Estação de São Bento (a principal do centro histórico do Porto e de onde partem os trens para Braga, Aveiro e Guimarães, por exemplo), e a cinco minutos da estação de metro do Bolhão. Não tem estacionamento e é uma área chatinha para quem está de carro.

Há uma rede hoteleira portuguesa chamada Moov, que tem uma proposta parecida com o padrão do Ibis. Já nos hospedamos na unidade Moov Porto Centro e foi uma ótima experiência. Excelente para quem deseja percorrer o centro histórico do Porto a pé.

O Moov Porto Centro é novo, tem ótima estrutura e localização

Roteiro completo para quem desejar conhecer Portugal de trem

Ibis Porto Gaia (em Vila Nova de Gaia)

Para quem está de carro, o ideal é ficar no Ibis Porto Gaia. Essa é uma alternativa para “fugir” dos valores são mais altos das hospedagens do Porto e com fácil acesso para quem viaja de carro – o acesso à A1, estrada que faz ligação direta com Lisboa, por exemplo, é facílimo. Essa unidade fica em um complexo com mais dois hotéis da rede Accor: o Novotel Porto Gaia e o Ibis Budget Porto Gaia – este, mais simples e econômico. Tem estacionamento privado.

Região Norte de Portugal

Além do Porto, destaco mais três cidades do norte de Portugal que possuem bons hotéis Ibis: Braga, Guimarães e Bragança. Sendo assim, a sua viagem por essa região fica mais confortável e fácil de explorar.

Ibis Braga e Ibis Budget Braga

Braga, Portugal

As duas unidades do Ibis ficam próximas dos floridos jardins da Av. da Liberdade, em Braga

Eu e a Pri adoramos Braga. Recomendamos uma visita a cidade, seja em bate-volta do Porto ou para dormir uma ou mais noites. Vale muito a pena! Braga é bem estruturada e tem bons acessos de carro e de transporte público para percorrer a região do Minho. ;)

Melhores Ibis de Portugal: Braga

O Ibis Braga é mais tradicional

Há duas unidades do Ibis na cidade. Para quem viaja de trem ou de carro alugado, aconselho o Ibis Braga. Ele fica a 1km da estação de trem, em uma excelente área para caminhar a pé pelo centro histórico e com estacionamento privado. Um pouco afastado das principais atrações, mas não muito longe da Praça da República (um dos pontos emblemáticos da cidade), está o Ibis Budget Braga Centro. É uma opção mais barata, também com estacionamento privado.

Melhores Ibis de Portugal: Braga

O Ibis Budget Braga tem estrutura interior mais simples

Ibis Guimarães

Guimarães transborda charme em cada rua que você percorre no centro histórico. O Castelo, o Paço dos Duques de Bragança e as muralhas completam o conjunto perfeito da cidade onde teria nascido D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.

Esses são apenas alguns motivos para dizer que vale a pena se hospedar nesta cidade, principalmente para quem viaja de carro alugado. O Ibis Guimarães fica a cerca de 1km do centro histórico, facilitando para estacionar o carro, já que há vagas públicas na rua e também em um shopping ao lado.

Ibis Bragança

Diversos brasileiros que viajam a Portugal tem o objetivo de conhecer as raízes familiares. Muitas estão na região de Trás-os-Montes, extremo norte de Portugal, quase fronteira com a Espanha. Isso porque uma parte dos portugueses que emigraram para o Brasil na metade do Séc. XX são do nordeste português.

A cidade de Bragança é um bom ponto de partida para você explorar a história, as belezas do Parque Natural de Montesinho, as aldeias e a gastronomia. Pelo fato do Ibis Bragança não ficar no centro histórico, ele é aconselhável somente para quem está de carro alugado. Tem estacionamento privado e a cidade vale como base central para viajar pela região.

Região do Alentejo

Vista panorâmica de Évora a partir do topo da Sé Catedral. Reserve aqui o Ibis Évora.

Apesar da região do Alentejo ser a maior de Portugal, o turismo ainda não cresceu tanto por aqui. A maior procura está em Évora e cidades dos arredores.

Ibis Évora

Évora tem boa estrutura para receber seus visitantes, principalmente pelos apaixonados por gastronomia e vinho. Já estivemos lá algumas vezes e contamos aqui tudo o que você pode incluir no seu roteiro.

Melhores hotéis Ibis em Portugal: Évora

O Ibis Évora é sem surpresas, padrão como no mundo todo

Mesmo estando do lado de fora da muralha de Évora, esta unidade do Ibis é boa para aproveitar a cidade e as localidades próximas. É muito fácil andar a pé em Évora – e é a melhor maneira de conhecer a história dessa maravilha alentejana. A estação de trem fica a 1km e tem estacionamento privado.

A rede hoteleira portuguesa Moov, que comentei acima, tem também uma unidade muito boa em Évora – que já utilizamos, o Moov Hotel Évora. Excelente para quem deseja conhecer a cidade a pé. Fácil para quem viaja de carro ou de transporte público.

Região Centro de Portugal

bate-volta-porto-coimbra-cultuga

O centro histórico de Coimbra visto da Ponte de Santa Clara. Reserve aqui o Ibis Coimbra Centro.

A zona centro de Portugal é uma das nossas favoritas para viajar pelo país. Há muitas cidades para explorar e ótimas estradas de ligação para quem viaja de carro. Coimbra é um bom pitstop entre Lisboa e Porto e para visitar lugares próximos, como Águeda, Serra da Lousã e Conímbriga, por exemplo.

Ibis Coimbra Centro

Melhores hotéis Ibis em Portugal: Coimbra

O Ibis Coimbra fica em frente ao Rio Mondego, perto da Ponte de Santa Clara

Pela localização privilegiada do Ibis Coimbra Centro, você poderá fazer tudo a pé no centro histórico, como caminhar pelo Parque Manuel Braga, conhecer a Universidade de Coimbra e ver as suas belíssimas igrejas. Também indico assistir a uma apresentação do Fado de Coimbra. Alguns quartos têm ainda vista para o rio Mondego. Tem estacionamento privado – sendo uma boa localização para quem viaja com carro alugado ou de transporte público.

Veja aqui um roteiro completo para aproveitar Coimbra

Região do Algarve

A Praia do Camilo tem fácil acesso de ônibus a partir do centro de Lagos

A região do Algarve, no extremo sul de Portugal, é famosa pelas praias paradisíacas e muito procuradas durante o verão. Entretanto, não há uma unidade do Ibis que esteja a beira de uma das praias “cartão postal”. De qualquer forma, se você está viajando de carro alugado, o Ibis Faro Algarve é uma opção interessante para fazer como base desta viagem.

Ibis Faro Algarve

Eu e a Pri já fizemos uma viagem ao Algarve usando apenas transportes públicos. Foi bom e conseguimos explorar alguns locais bem bonitos. Mas, se a sua ideia é curtir as praias e as paisagens algarvias, recomendo que realmente alugue um carro. Até porque, este Ibis Faro Algarve (a única unidade Ibis que fica no sul de Portugal) está um pouco afastado, mas não atrapalha quem está motorizado. Um grande diferencial dele é ter uma piscina exterior. Possui estacionamento público na rua.

Melhores hotéis Ibis em Portugal

Mapa destacando as cidades que têm hotéis Ibis que indicamos no post

Não sabe por onde começar o planejamento da sua viagem a Portugal? Veja aqui uma seleção com os artigos mais lidos do nosso blog para organizar o seu roteiro.

Viaje tranquilo para Portugal

icon-saude

SEGURO DE VIAGEM
Faça o seguro saúde com a Real Seguro Viagem e pague em 12x SEM JUROS

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Veja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

HOTEL
Reserve o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito

Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

icon-consultoria

TRANSFER LISBOA E PORTO
Tenha uma chegada tranquila a Portugal. Reserve aqui: TRANSFER LISBOA | TRANSFER PORTO

icon-carroCITY TOURS EM PORTUGAL
Quer viajar Portugal de norte a sul? Faça um city tour privativo

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA – LISBOA E PORTO
Tenha fotos lindas da sua viagem: Ensaios em Lisboa | Ensaios no Porto

icon-tour

TOUR A PÉ EM LISBOA
Venha percorrer a nossa Lisboa! Faça um tour a pé com o Cultuga

icon-tourTOUR DE TUK TUK EM LISBOA
Tenha uma experiência diferente em Lisboa. Divirta-se neste passeio de Tuk Tuk

Compartilhe.

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 35 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

Deixe um comentário