Onde se hospedar em Lisboa: Av. da Liberdade e Marquês de Pombal

0

O especial do Cultuga “Onde se hospedar em Lisboa” segue com sugestões de hotéis, apartamentos e hostels em uma área com ótima oferta, fácil locomoção de transporte público ou carro e que vai tornar a sua viagem a Portugal ainda mais gostosa: a Av. da Liberdade e a Praça Marquês de Pombal.

Nesta série de artigos sobre onde ficar em Lisboa já esmiuçamos também outras regiões da capital muito boas para se hospedar: as Avenidas Novas, o Parque das Nações e aos arredores do aeroporto e o centro histórico. Agora, falaremos sobre a avenida mais bonita e importante da cidade e seus arredores.

Vista aérea em um fim de tarde de outono sobre o Parque Eduardo VII, a Praça Marquês de Pombal e a Av. da Liberdade

É importante dizer que existe uma taxa municipal turística de dormida em Lisboa – 1€/ noite até ao valor máximo de 7€ (7 noites seguidas por dormida e por hóspede) – cobrada no check in ou no check out.

Onde ficar em Lisboa: Av. da Liberdade e Marquês de Pombal

mirante-parque-eduardo-vii-marques-de-pombal-lisboa-cultuga

A estátua do Marquês de Pombal “divide” as freguesias de Santo António (onde estão todas as hospedagens que indico neste artigo) e das Avenidas Novas

Eu gosto bastante dessa região e recomendo para hospedagens de curta ou longa duração em Lisboa, pois os acessos a pé ao centro histórico e também aos transportes públicos são excelentes  – principalmente ao metro pelas estações Avenida, Marquês de Pombal e Restauradores. Outra vantagem é o bom suporte de cafés, restaurantes, supermercados e lojas.

Para quem pretende alugar um carro para viajar por Portugal, há boas empresas para a locação nas proximidades da Praça Marquês de Pombal, como a Guerin, a Hertz e a Europcar (esta última, a única loja aberta 24 horas no centro de Lisboa). O acesso às autoestradas e a Ponte 25 de Abril – uma das ligações para as regiões do Alentejo e do Algarve – é muito fácil.

Hotéis românticos e opções mais novas

Percorrer o encantador corredor de árvores da Av. da Liberdade já é romântico por si só. Mas poder ficar hospedado em um hotel charmoso por lá é ainda mais. As minhas escolhas de hospedagem indicadas neste tópico são ideais para casais que viajam em Lua de Mel para Portugal, para celebrar bodas ou para quem não dispensa o conforto unido a uma boa experiência.

Começando pela arquitetura do Séc. XVIII presente no número 28 da mais famosa avenida de Lisboa, a Liberdade. É aqui que está localizado o Heritage Avenida Liberdade, um hotel 4 estrelas bem reservado, com apenas 41 quartos, espaço fitness, bar e estacionamento.

O hotel fica em um belo e histórico edifício do Séc. XVIII. Reserve aqui o Heritage Avenida Liberdade

Do lado oposto da avenida fica mais uma opção para casais e também famílias, o BessaHotel Liberdade (4 estrelas). Já tivemos uma família de clientes com criança hospedada por aqui. Eles nos deram um bom feedback a respeito. O espaço do quarto, o conforto e os serviços oferecidos foram ótimos para o filho pequeno.

O BessaHotel fica quase em frente a uma das entradas do metro Restauradores, ao lado do centenário Ascensor da Glória, da Praça dos Restauradores e a 400m da estação de trem do Rossio, que faz a ligação com a vila de Sintra.

O hotel tem uma excelente localização, com transportes, lojas, cafés e restaurantes nas proximidades. Reserve aqui o seu quarto no BessaHotel Liberdade.

Nas travessas da Avenida da Liberdade e instalados também em belos edifícios, estão o Vicci Liberdade (4 estrelas) e o Porto Bay Liberdade (5 estrelas), ambos de redes hoteleiras de excelência e classificados como boutique hotel.

O Vincci Liberdade tem 82 quartos (seis tipos diferentes, incluindo duas suites no último andar), todos com uma pequena sala de estar, TV e frigobar.

A rede Vincci cresceu muito nos últimos anos e se fortaleceu na cidade de Lisboa. Reserve aqui o seu quarto no Vincci Liberdade.

O Porto Bay Liberdade é ainda maior – 98 quartos (a maioria com varanda) – e possui piscina interior e SPA. Vale destacar que há quartos comunicantes para famílias e quartos adaptados para clientes com mobilidade reduzida.

Ambos ficam a 5 minutos da rotatória do Marquês de Pombal e a um quarteirão da Av. da Liberdade.

O conforto que o Porto Bay oferece aos hóspedes é um dos grandes diferenciais. Reserve aqui o seu quarto no Porto Bay Liberdade.

icon-consultoriaQuer conhecer Lisboa de uma forma diferente? Faça um tour do Cultuga

Hotéis de rede tradicionais

A rede HF Fenix “toma conta” da rotatória do Marquês de Pombal. Monopólio nem sempre é bom – mas, neste caso, os hotéis que eu selecionei são clássicos, têm boa reputação e agrada muitos brasileiros que visitam Portugal.

O maior deles é o HF Fenix Lisboa, um 4 estrelas tradicional e com a porta de entrada em frente uma das entradas da estação de metro Marquês de Pombal (linhas azul e amarela).

Este hotel é um clássico da capital portuguesa Reserve aqui o seu quarto no HF Fénix Lisboa.

Já os HF Fenix GardenHF Fenix Music, apesar de serem 3 estrelas, são até mais modernos e charmosos. Eles ficam na Rua Joaquim António de Aguiar, uma das vias que faz a ligação com a A5, estrada que vai para Cascais, e também com acesso a pé fácil a estação de metro Marques de Pombal.

Este hotel uma boa opção de hospedagem mais econômica nas proximidades da Av. da Liberdade. Reserve aqui o seu quarto no HF Fénix Garden.

Aliás, subindo a Rua Joaquim António de Aguiar você chega ao Amoreiras Shopping Center, um espaço agradável, bem estruturado, com opções para refeições a bom preço e um lindo mirante no topo do edifícioele está na minha lista de 5 lugares incríveis para apreciar Lisboa do alto.

No HF Fenix Music, todos os quartos do hotel são inspirados em temas musicais. Reserve o seu quarto no HF Fénix Music.

Um pouco mais para dentro das ruas paralelas da Av. da Liberdade, há dois hotéis populares entre os viajantes brasileiros, sobretudo por serem redes grandes e tradicionais: o Turim Marques Hotel (4 estrelas) e o Holiday Inn Express Lisboa – Av. da Liberdade (3 estrelas). São clássicos e mantém um padrão semelhante em toda rede.

Nesta montagem, você vê o Turim Marquês Hotel nas imagens de cima e o Holiday Inn Express Lisboa – Av. da Liberdade nas imagens de baixo

Veja aqui as nossas sugestões de restaurantes e cafés no centro histórico de Lisboa

Apartamentos e flats

O mercado do aluguel de apartamentos para turistas cresceu bastante em Lisboa. Porém, se você fizer uma breve pesquisa no Booking ou no Airbnb, por exemplo, verá que há também apartamentos com notas baixas. Sempre que indicamos hospedagem para clientes, leitores, amigos e familiares, fazemos  uma busca minuciosa para não cair em “armadilhas”.

Alguns edifícios mais antigos não possuem elevadores, por exemplo – mas as nossas duas sugestões recomendadas a seguir possuem elevador e bom espaço para um alojamento adequado. Para as pessoas com malas grandes, mobilidade reduzida ou com carrinho de bebê, ficar hospedado em um prédio em que os acessos são feitos somente por escadas, definitivamente, não é nada confortável e seguro.

O ar condicionado e o aquecedor são itens fundamentais para quem viaja nos meses mais quentes (junho, julho e agosto) ou nos mais frios (dezembro, janeiro e fevereiro).

As minhas escolhas seguem uma linha parecida, focadas na arquitetura e no conforto, pois são apartamentos com uma bela decoração e suporte. Acho que combina com o charme da região e de quem procura uma experiência autêntica.

O Cruz Apartments, localizado numa paralela da Av. da Liberdade, tem cômodos amplos e modernos, perfeito para famílias grandes. Ah, e possui estacionamento privado.

Estes apartamentos estão localizados na Rua Rodrigues Sampaio. Reserve aqui o Cruz Apartments.

Localizado na própria Avenida da Liberdade, o Luxury Suites Liberdade and Lofts Liberdade possui suítes e lofts com bastante luz natural. No inverno, quando as árvores da avenida estão sem folhas, fica ainda mais claro. Os ambientes são climatizados.

Os cômodos e a vista dos apartamentos. Reserve aqui o Luxury Suites Liberdade and Lofts Liberdade.

Para “abastecer” o apartamento, há um supermercado Continente Bom Dia na Av. Duque de Loulé, um Minipreço na Rua Alexandre Herculano, ou ainda, fora da região, use o supermercado do El Corte Inglés ou a mega loja do Continente no Shopping Colombo (Benfica).

Você sabia que o seguro viagem é obrigatório para quem viaja a Portugal? Saiba tudo aqui!

Opções econômicas de hospedagem

Não é porque a Liberdade é a avenida mais cara do país que não há opções econômicas na região. As três que eu escolhi são para todos os bolsos e para perfis diferentes de viajantes.

Se você costuma viajar sozinho e também gosta de conhecer pessoas, ficar hospedado em um hostel é sempre uma boa. O NLC Hostel (New Lisbon Concept) tem um clima descontraído, é seguro e, apesar dos quartos comportarem 10 pessoas, as camas são bem reservadas.

O ambiente descontraido do hostel é uma mais valia para quem viaja sozinho. Reserve aqui a sua cama no NLC Hostel (New Lisbon Concept).

Ainda nessa categoria, o Lisboa Central Hostel tem a vantagem de possuir dois quartos twins, sendo um deles com banheiro privativo. Essa é uma mais valia para casais ou amigos que não querem gastar tanto e procuram privacidade.

Há quartos privados e com banheiro neste hostel. Reserve aqui o Lisboa Central Hostel.

Um hotel tradicional e com ótimo preço nos arredores da Avenida da Liberdade para todo tipo de viajante, principalmente grupos de amigos e famílias, é o Ibis Lisboa Liberdade (2 estrelas). É aquele clássico “sem surpresas”, pois o Ibis tem um padrão em todo o mundo.

Já tivemos diversos clientes hospedados nesse Ibis. Reserve aqui o seu quarto no Ibis Lisboa Liberdade

Mapa com a localização de cada hospedagem na Av. da Liberdade e Marquês de Pombal

Onde comer em Lisboa: Av. da Liberdade e Marquês de Pombal

Os arredores da Praça Marquês de Pombal e da Av. da Liberdade têm um ótimo suporte de restaurantes, cafés e supermercados. Esse é um bom motivo para ficar hospedado nessa região e aproveitá-la após um dia de passeio por Lisboa e arredores.

Se você reservou um hotel sem café da manhã, deixo como recomendação lugares muito bons e que eu frequento: as três lojas da Padaria Portuguesa (Marquês de Pombal, Rua Mouzinho da Silveira e Restauradores), a DeliDelux (Rua Alexandre Herculano), o Delta Q Avenida e a Granier (Av. Fontes Pereira de Melo). Há opções tradicionais também, como a Pastelaria Marquês de Pombal, como uma alternativa interessante.

Há cada vez mais restaurantes em Lisboa, dos típicos aos de cozinha internacional. Se a sua escolha for por comida portuguesa, recomendo o Floresta do Salitre (Rua do Salitre, 42D) e O Cartaxinho (Rua de Santa Marta, 20B), pois são espaços pequenos, simples e de qualidade. Os pratos de peixe são os meus favoritos.

Dois “queridinhos” dos hóspedes da região e mais modernos são o Guilty by Olivier, que tem boas pizzas e um Menu Executivo de almoço durante a semana por 18€, e o Hard Rock Cafe, um clássico mundial que nunca falha, pois o espaço é amplo, o ambiente agradável e a comida é boa (este, também excelente para levar a criançada).

Quiosques da Avenida da Liberdade - Lisboa Portugal

Vale muito a pena comer ou tomar alguma coisa nos quiosques da Av. da Liberdade

Para um lanche ou um almoço/jantar fora de hora, os quiosques espalhados pela Avenida são perfeitos. Destaco o Banana Café e o Charcutaria Lisboa com opções durante o dia todo e também a noite.

Organize AQUI a sua viagem para Portugal!

icon-saude

Parcele o seguro saúde na Real Seguro Viagem em 6x SEM JUROS

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro

icon-hotel

Reserve o seu hotel no Booking, com cancelamento gratuito

Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia em Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Reserve um transfer ou city tour com os nossos parceiros em Portugal

icon-foto

Faça um ensaio fotográfico em Lisboa ou no Porto

Veja o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro ❤

Compartilhe.

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 34 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

Deixe um comentário