O que levar na mala para o inverno em Portugal?

48

A maior parte das cidades portuguesas não chega a temperaturas negativas durante o inverno, como no restante dos países europeus. Porém, se a sua viagem está programada entre os meses de dezembro e março para a terrinha, vale a pena prestar a atenção em alguns pontos importantes na hora de fazer as malas.

Veja também quais cidades portuguesas valem a visita no inverno

Temperaturas

Primeiro, vale lembrar que o fuso horário, com relação a Brasília, são de duas horas a mais nessa época do ano. Ele só volta a aumentar no finalzinho do mês de março. Isso significa que os dias também são mais curtos nesse período.

Com relação as temperaturas, varia muito de região para região. O norte e centro do país são bem gelados e podem alcançar temperaturas negativas (ou sensação térmica negativa). Um pouco mais para baixo, na região de Lisboa e do Alentejo, as temperaturas ficam um pouquinho melhores e no sul e nas ilhas, geralmente, é mais quentinho. Aconselho que você dê uma olhada no Accuweather antes de viajar. Nesse site, você pode não somente ver a previsão do tempo, como também consultar as médias históricas durante todo o ano e verificar como está o país na época da sua viagem.

Veja curiosidades sobre a Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal Continental

Lisboa em março: últimos dias de inverno

Lisboa em março: últimos dias de inverno

Cabeça, pescoço e pé quentes

Esqueça os sapatos mais abertos e os tênis mais frescos. O ideal é investir em uma boa bota ou calçado impermeável. Se for quentinho por dentro, melhor.

Nos meses de dezembro e janeiro, principalmente, há muitos dias de chuva por todo o país. A parte boa é que eles, geralmente, vêm intercalados com dias de sol ou com momentos de sol. De qualquer forma, esteja preparado.

Não deixe de separar um cachecol ou um acessório quente para o pescoço. Se você não curte muito, tenha ao menos um coringa que você possa usar à noite ou dê preferência para casacos que tenham uma gola mais alta para se proteger, principalmente, dos ventos. E se você costuma sentir bastante frio, leve também um chapéu ou um gorro.

Início do mês de janeiro no Porto

Início do mês de janeiro no Porto

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

Qual é o casaco ideal?

Aqui vai a observação de uma friorenta sobre o casaco ideal para o inverno: que seja abaixo da cintura, com ziper e botão para fechar (assim evita a passagem de qualquer ventinho), punho de elástico ou mais apertado, bolsos para as mãos e capuz.

Durante a chuva

Se você pegar dias “molhados”, precisará também de um bom guarda-chuva. É comum que os aguaceiros venham acompanhados de um forte vento. Por isso, aquela sombrinha que cabe na bolsa acaba não sendo uma boa ideia. Dê preferência para aqueles do tipo bengala, com cabo mais longo. Capas de chuva também funcionam.

Veja onde ir num dia de chuva em Lisboa

Inverno na cidade de Barcelos, no norte português

Inverno na cidade de Barcelos, no norte português

Roupas térmicas valem a pena?

Valem, claro. É muito fácil encontrar meias, calças e blusas produzidas com um material especial que mantém o calor do corpo. Por isso, elas devem ser usadas por baixo da roupa – como uma espécie de “segunda pele”. Elas também barram o ventinho que pode entrar pelas tramas da malha e são ideais para temperaturas abaixo de 10º.  No Brasil, é possível encontrar essas peças durante o ano todo na Decathlon. Já em Portugal, procure pelas lojas SportZone. Há diversas espalhadas pelo país.

Quer ter a nossa companhia durante a sua passagem por Lisboa?

Não esqueça a sua “farmácia”!

As baixas temperaturas e a alta frequência em locais fechados e transportes públicos podem te causar um resfriado. Esteja preparado e não deixe de levar os seus medicamentos. Faça uma pequena farmácia com analgésicos, antitérmicos e antialérgicos que você está acostumado a tomar. Ah, e claro, não viaje sem um seguro saúde. Isso é importante não somente no inverno, mas durante o ano todo.

Mala volumosa: o que fazer?

As roupas de inverno ocupam mais espaço na mala: fato. Portanto, seja prático e dê preferência para peças com tons neutros. Assim você poderá fazer mais combinações durante a viagem.

Outra dica que pode ajudar a reduzir o espaço da mala é comprar um saco a vácuo pequeno. Nele, podem ir blusas de lã, cachecóis e gorros, por exemplo. Depois de colocar as peças dentro dele, lacre-o e tire o ar enrolando o saco:

saco_vacuo_pequeno

Mas, atenção: esse saco a vácuo não pode ser aquele maior em que é preciso um aspirador para tirar o ar. Senão, na volta, você não vai conseguir usá-lo e não vai adiantar muito, né?

Quer ter fotos lindas e profissionais do seu passeio pelo Porto?

Onde comprar roupas de frio

Há diversas opções por todo o país. Para quem deseja fazer uma compra maior, os principais outlets portugueses são ótimos. Se o seu objetivo é comprar uma boa peça, o El Corte Inglés pode ser a escolha. Roupas bem baratas (principalmente meias, gorros, luvas e peças térmicas) podem ser encontradas na Primark. Zara, H&M e Stradivarius são as clássicas que também podem ter algo interessante com um bom preço.

Como é Portugal em…

JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO| DEZEMBRO

Organize aqui a sua viagem para Portugal

icon-saude

Faça o Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem em 6x sem juros

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

Reserve o seu hotel pelo Booking, com opção de cancelamento gratuito

Serviços do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia durante a sua visita a Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

icon-foto

Leve um suvenir diferente da sua viagem: faça um ensaio fotográfico

Veja também o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro com muitas dicas, sugestões de rota e outras informações sobre Portugal 🙂

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

48 comentários

  1. Lia Domingues em

    Então, eu tenho o saco maior, que precisa do aspirador de pó.
    Tem duas formas de usar: pedir emprestado o aspirador de pó do hotel ou então colocar uma manta dobrada e literalmente sentar em cima, retirando o ar com a ajuda da manta.
    Funciona que é uma beleza… 🙂

  2. Viviana Barboni em

    Priscila, gostei do blog. Informações ótimas, me ajudaram bastante! A descrição sobre você me chamou atenção, tamanha identificação, também encontrei em Portugal o meu lugar no mundo. Abraços

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Viviana!
      Como vai?
      Agradeço o carinho pelo conteúdo do Cultuga!
      Fico feliz que também tenha encontrado tanto amor nesse cantinho do mundo!
      Um grande beijo

  3. eliana correa em

    Boa noite, estou querendo ir passar uns dez dias em Lisboa, não conheço ainda, o que devo levar na mala, ?? esse periodo é bom?? qual o melhor fevereiro pelo carnaval aqui ou em março??
    Aguardo resposta
    eliana

  4. Bom dia, Priscila, sou Natalia e em Dezembro passarei 25 dias em Lisboa a trabalho. Ficarei em um hospital de dia, mas livre a partir do final da tarde. Meu namorado vai comigo nos 13 dias iniciais. Gostaria de dicas de restaurantes e bares para ir durante esse período que vou estar por Lisboa, para aproveitar a tarde e noite com ele. Conheço Lisboa como turista, já fui algumas vezes e adoro a cidade. Então super empolgada de passar esse período talvez com um olhar de mais “morador”, já que passarei mais tempo!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Natalia
      Como vai?
      Agradeço o seu contato 🙂 Que delícia de viagem!
      Acabei de enviar para o seu e-mail a nossa apresentação completa de serviços. Será um prazer poder fazer um roteiro gastronômico para vocês!
      Um forte abraço

  5. Meu marido é português e depois de 7 anos morando no Brasil decidimos nos mudar para Portugal. Estou com dúvidas sobre a escola das crianças que tem de 5 a 11 anos e como fazer para continuar estudando arquitetura. Estamos pensando em ir para Viseu, mas, estou aberta para sugestões..Obrigada.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Elene
      Desculpe, mas não entendi as suas dúvidas. De qualquer forma, aconselho que, se deseja morar em Viseu, procure o site da Câmara Municipal de Viseu para saber mais sobre o ensino da região. A Direção Geral da Educação: http://www.dge.mec.pt/ e a Direção Geral do Ensino Superior: http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt também podem orientá-la.
      Boas pesquisas

  6. Estou querendo ir a Portugal no periodo do carnaval aqui no Brasil, que sera em fevereiro, irei passar 06 dias o É Frio??? o que levar na mala, nunca fiz viagem fora do Brasil, por favor me ajude.

  7. Matheus Ferreira em

    Olá! Parabéns pelo ótimo site! Uma dúvida: pretendo alugar um apartamento em Lisboa em janeiro de 2016. Você acha que é necessário que o apartamento tenha aquecimento central? Vamos com 3 crianças! Obrigado!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Matheus
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho 🙂
      Não é comum encontrar apartamentos com esse tipo de aquecimento em Lisboa, principalmente porque o período de frio é relativamente curto. Geralmente, os apartamentos podem dispor de um aquecedor individual em cada ambiente ou então aqueles com rodinhas, para que você possa usá-lo onde você estiver – isso varia de acordo com o tamanho do apartamento e o perfil do dono, claro. Algo que pode ajudá-lo na escolha é reservar um que tenha janelas com vidros duplos, piso de madeira e que não seja em uma cave (quando o apartamento fica na altura da rua ou um pouco mais abaixo).
      Um forte abraço e uma excelente viagem!

  8. Olá, estou adorando seu site! Vou viajar para Portugal no início de Março e estou anotando todas as dicas. Bem no inicio de Março ainda pegamos bastante frio por ser final do inverno?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Carolina
      Como vai?
      Em março o inverno já é um pouquinho mais ameno. É frio, mas nem se compara com a loucura que é dezembro e janeiro, principalmente pelo volume de chuva. Pode ficar mais tranquila, mas não deixa de se proteger 🙂
      Antes da sua viagem, dá uma olhadinha nesse site: http://www.accuweather.com/ – é excelente para a previsão do tempo.
      Um forte abraço e aproveita bastante!

  9. Priscila.oiiiiii!
    Parabéns pelo site, pelas dicas, são bem pessoais, adorei!
    Vou esperar o dólar recuar e planejar essa bela viagem á terrinha.
    Você faz com amor, porque gosta. Assim, não tem erro!
    Continue crescendo e nos ajudando!
    Obrigada!!!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Obrigada por tanto carinho, Grace! Fico feliz que você esteja gostando do Cultuga 🙂
      Seja sempre bem-vinda!

  10. Olá Priscila, tudo bem? Eu e meu marido estamos com viagem agendada para Portugal março. Ficaremos SOMENTE 6 dias (já estou arrependida rsrs), 2 dias em Porto e 3 em Lisboa. Gostaria de algumas orientações/dicas suas:

    1) Iremos a Porto logo após o desembarque (de trem). Nosso hotel em Porto é HF Fenix (Rua Gonçalo Sampaio, 298). Chegando em Porto – Campanha qual a melhor alternativa para chegarmos no hotel? Alguma rota de metrô (se sim, qual a estação devemos descer?).

    2) Chegaremos em uma sexta à noite e já temos um passeio à Região vinícola do Douro, com passeio de barco e almoço incluídos (Dia inteiro) no sábado. O Passeio é da Viagens Alegres Tour with Wine Tasting, Lunch and Boat Cruise, conheces? Ao chegar na sexta, gostaríamos de conhecer o restaurante DOP, qual a distancia do hotel e melhor alternativa de chegada? Precisa reservar? Qual a faixa de preço?

    3) Nosso único dia em Porto será no domingo, dia 13/03. Neste caso quais os lugares imperdíveis para conhecer? Vamos pegar o trem para Lisboa por volta das 17:30hs. Saindo do nosso hotel qual a sua sugestão de roteiro?

    4) Em Lisboa teremos 3 dias (seg, ter e qua). Ficaremos em Lisboa no Hotel Turim Europa (Rua São Sebastiao da Pedreira, 19), descendo na estação Oriente qual a rota de metrô devemos seguir e descer que fique mais próxima ao hotel?: quais os passeios imperdíveis a sugerir? restaurantes?

    Gostamos de locais intimistas, somos apaixonados por gastronomia e vinhos… Gostaríamos de comprar alguns para trazer para o Brasil. Em Lisboa, qual o melhor local para isso?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Flavia
      Agradeço o contato e interesse no Cultuga 🙂
      Será um prazer orientá-la com relação a todas as suas dúvidas de forma personalizada. Em nossa consultoria poderemos falar sobre cada um desses pontos. Enviamos ao seu e-mail o nosso programa completo de serviços. Estamos à disposição para o que precisar.
      Um forte abraço e uma excelente semana!

  11. Dimas Tarcísio Vanin em

    Prezada Priscila,

    Em dezembro/janeiro eu e minha esposa iremos passar uns 10 dias em Portugal. Estamos programando passar por Lisboa, Fátima, Coimbra, Porto e Braga.
    Podes nos dar alguma dica de restaurantes? Quanto a pontos turísticos a visitar temos alguns já mapeados, mas poderias nos dar algumas dicas?
    Muito obrigado,

    Dimas

  12. Ana Maria F. Caum em

    Olá, Priscila! Parabéns pelas dicas. Pretendemos fazer uma viagem (excursão) eu e meu esposo 60 e 65 anos em Março/2017 para Portugal (Lisboa, Fátima, Coimbra Santiago de Compostela…) . Saindo de Jundiaí-SP (voo direto) no dia 26/03 e retorno 05/04 para o Brasil. Vc disse que nesse período o tempo é mais ameno (qtos graus?) Quais as dicas em especial para calçados pois tenho muita dificuldade em adaptar-me… td machuca? O melhor é levar bota e tênis de que tipo para esse período? Que outras dicas você daria pra marinheiros de primeira viagem? Aguardo
    Grande abraço
    Ana Maria

    • Rafael Boro

      Olá, Ana Maria
      Obrigado pelo carinho! 🙂
      A época que você estará aqui em Portugal já será primavera, mas como é o início, ainda tem resquícios do inverno. Em Lisboa, por exemplo, cidade onde vivemos, as temperaturas ficam em torno de 8-10 graus de mínima e máxima de 18. Mas é muito relativo. Aconselho que você dê uma olhada na temperatura no AccuWeather http://www.accuweather.com/pt/pt/portugal-weather antes de fazer a sua mala que poderá te ajudar.
      Use sapatos confortáveis, impermeáveis e sem salto. Um casaco quantinho, cachecol e “segunda pele”. Lembre que dentro dos lugares você não vai precisar ficar com muita roupa, pois há aquecimento.
      Temos uma seleção de artigo para quem está planejando a viagem para Portugal. Espero que ajude 🙂 http://www.cultuga.com.br/2015/08/indice-de-artigos-para-planejar-sua-viagem-a-portugal/
      Um grande abraço e boa viagem!

  13. Caio Silveira em

    Priscila boa tarde,
    Gostaria de ver contigo se em Lisboa existem lavanderias tipo auto-serviço?
    Para não ter que lavar no hotel que é sempre mais caro.
    Agradeço a atenção e as dicas.

  14. Maria do Carmo em

    Priscilla,

    estarei em Lisboa de 1 a 6/11 e de 6 a 10/11 em Porto.
    O clima é muito diferente de Dezembro?

  15. Jaqueline Crisóstomo Martins em

    Olá, Priscila, boa tarde!
    Estarei indo a Lisboa no carnaval de 2017, entre final de fevereiro e início de março, e gostaria que me desse dicar sobre o que levar na mala: tipos de roupas, calçados e acessórios.
    Agradeço!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Jaqueline
      tudo bem?
      A temperatura varia de acordo com a região que você vai visitar. Aconselho que verifique no AccuWeather http://www.accuweather.com/pt/pt/portugal-weather antes de fazer a sua mala, que poderá ajudar bastante. Use sempre sapatos confortáveis, impermeáveis e sem salto. Um casaco quantinho, cachecol e “segunda pele” também são essenciais. Lembre também que dentro dos restaurantes, cafés e atrações fechadas você não precisa ficar com roupa muito quente. Assim, vestir-se em camadas também é importante, pois você poderá ir tirando o casaco ou a blusa mais quente para ficar mais confortável, de acordo com o local em que estiver.
      Um forte abraço

    • Rafael Boro

      Olá, Diana
      Tudo bom?
      Ficamos felizes que tenha gostado das dicas. 🙂
      Um abraço e aproveite muito a sua viagem!

  16. Olá!

    Estou pensando em ir a Portugal em maio de 2017 e não sei sobre quase nada a respeito de clima nesse período. Gostaria de saber quais roupas devo usar. Também gostaria de saber sobre a entrada em Portugal, fora passaporte, carta convite, dinheiro, comprovante de vínculo empregatício (informações básicas constantes no site do Consulado português), quais outras medidas devo tomar caso aconteça (ou peçam) algo diferente do informado no site? Estarei indo para Penafiel – Porto. Obrigada pela atenção e tenham um bom dia. Abraço!

  17. Olá Priscila e Rafael, tudo bem? Já sou ‘frequentadora’ assídua do Cultuga e quero mais uma vez parabenizá-los pelo lindo trabalho. Com relação ao tempo, estou com uma dúvida e acredito que possam me esclarecer. Estarei em Porto indo para Covilhã dirigindo carro alugado por volta do dia 20 de Dezembro próximo e quero saber se com risco de neve na serra as estradas desse trecho podem estar comprometidas. Ou se consigo chegar em Covilhã de carro mesmo e só pensar em outro meio de transporte a partir daí (onde me hospedarei por duas noites) rumo a Serra da Estrela. Desde já agradeço!
    Um abraço,

    • Rafael Boro

      Olá, Tathiana
      Tudo ótimo e com você?
      Agradecemos o carinho. Tão bom saber que você gosta do nosso trabalho! 🙂

      As partes mais afetadas pelas fortes neves são as mais altas da Serra. Fique sempre atenta na previsão do tempo. Nós sempre indicamos o Accuweather, porém, no seu caso, é melhor você acompanhar o IPMA https://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/ Aqui você vai ter informações mais detalhadas sobre possível queda de neve.
      As principais estradas que ligam o Porto a Covilhã passam por fora da Serra da Estrela, portanto, você não vai correr risco. Você vai utilizar as autoestradas A25 e A23.
      Você vai gostar bastante da Serra e da Covilhã. Ela é uma das principais cidades da região e com ótimo acesso.
      Um grande abraço e faça uma ótima viagem!

  18. Elen Regina da Costa em

    Olá,
    estou planejando ir a Portugal pela primeira vez ano que vem.
    Gostaria de ver festas populares….
    O Tiago Pereira, de “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria”, me disse que a melhor época para festas populares pouco conhecidas é janeiro. Sei que há os Caretos em Lazarim, mas não tenho informações sobre outras festas. O que vcs acham?
    E preciso ir a TRás os Montes porque quero conhecer a vila onde meus avós nasceram. É muito ruim ir em janeiro para esta região?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Elen
      Tudo bem?
      Temos uma série aqui no Cultuga chamada “Portugal mês a mês”. Você poderá acompanhar sempre as indicações de festas populares que nós fazemos: http://www.cultuga.com.br/category/planeje-sua-viagem/portugal-mes-a-mes/
      Sobre Trás-os-Montes em janeiro, não é uma época tão fácil para viajar. Há alguns pontos que podem nevar e, por ser inverno, há também a possibilidade de chuvas. Se você puder esperar alguns meses, escolha viajar na primavera, uma época mais agradável, com dias frescos, firmes e também muito bonitos.
      Um grande beijo

  19. LÁZARA IMACULADA BARBOSA FERREIRA em

    Olá Priscila!
    Estou de viagem marcada para Portugal para o próximo dia 17, e estou com um pouco de medo por
    ser inverno lá, li suas sugestões e me animei, obrigada pelas ótimas informações, com certeza vão me ajudar muito!
    Me ocorreu perguntar sobre que roupa usar na partida, já que vou pegar o voo em S.P, muito calor?
    Obrigada!
    Grande abraço.
    Lazara

    Lázara

    • Rafael Boro

      Olá, Lázara
      Tudo bem?
      Que bom que gostou das dicas do Cultuga! 🙂
      É bom viajar com calça (pode ser uma boa colocar uma calça segunda pele na mochila) e levar um casaco de frio mais pesado na mão. Nós costumamos colocá-lo no bagageiro superior do avião. Assim, quando você chegar em Portugal, não vai precisar abrir a mala grande para buscar as roupas de frio.
      Um abraço e boa viagem!

  20. Bom dia Priscila. Meu marido e eu vamos para Portugal provavelmente em setembro. Achas que é um mês adequado para ir? Soubemos que Maio seria o ideal, mas infelizmente não há possibilidade. Outra coisa: Pensamos em visitar três cidades, nesta ordem: Lisboa, Coimbra e Porto…logo após pretendemos finalizar a viagem indo até Madri. Já vimos que é possível e rápido de avião. Teria alguma sugestão para nos dar ref. a lugares a se visitar nestas cidades (Portugal)? Se quiseres me passar algo por e-mail, obrigada desde já. marciaba@gmail.com

  21. Prezados,

    Ótimos conselhos. Mas preciso de mais um. Vocês acreditam ser melhor comprar roupas de frio em Portugal ou aqui no Brasil. Sou de uma cidade quente no coração mineiro, ou seja, não temos o costume de comprar roupas para o frio. iremos de casal em agosto para Lisboa. O que mais precisamos saber sobre adereços essenciais para uma boa estadia em Portugal.

    Agradeço desde já!!!

Deixe um comentário