O que levar na mala para o outono em Portugal?

124

Apesar de Portugal ter um dos climas mais amenos da Europa, suas estações do ano são bastante marcadas. A poucos dias de entrar para o outono português, já percebemos que o sol mudou totalmente de posição.

Quem pretende viajar ao país durante o outono, ou seja, entre o finalzinho de setembro e o mês de dezembro, deve estar atento a algumas dicas que podem facilitar a viagem:

Proteja o pescoço e os pés

Levar uma bota ou um tênis impermeável é indispensável, principalmente para os meses de novembro e dezembro. A partir dessa época, a frequência de chuvas é maior e o tempo úmido acaba por incomodar um pouco. Para o pescoço, ter um cachecol coringa não é nenhum luxo. Vale realmente a pena.

… E na hora da chuva?

Como disse no tópico anterior, nos meses de novembro e dezembro há um alto índice de chuvas. É comum ainda que elas apareçam com fortes rajadas de vento. Portanto, aquele guarda-chuva que estamos acostumados a usar, que cabe na bolsa, não é uma boa ideia. Se quiser carregar um, considere aquele de cabo longo, estilo bengala. Outra boa alternativa são as capas de chuva. Há diversos modelos muito bonitos e que podem te ajudar, principalmente nos momentos em que o vento está mais forte.

Veja onde ir num dia de chuva em Lisboa

Roupas térmicas + temperaturas médias

Na primeira parte do outono, que engloba os meses de setembro e outubro, você deve encontrar dias ensolarados, mas com temperaturas um pouquinho baixas. A máxima não deve ultrapassar os 25º, enquanto a mínima pode bater os 10º.

Quanto mais para o fim do ano for a sua viagem, considere levar algumas meias, uma blusa e uma calça “térmicas” – aquelas do tipo segunda pele para colocar por baixo, com um tecido mais fino e que mantém o calor do corpo. Se você não souber onde comprá-las, procure em lojas como a Decathlon, por exemplo. Há diversos esportes em que o uso dessas peças é muito comum.

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

Clima de outono no Parque das Nações, em Lisboa - Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Clima de outono no Parque das Nações, em Lisboa – Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Óculos de sol e protetor solar

Apesar de não ser uma época quente, no início do outono faz bastante sol. Não chega a esquentar muito, mas como diversas calçadas por aqui são claras, a luz acaba por ser rebatida direto para os olhos. Portanto, óculos e protetor solar na mala, sim!

Farmacinha obrigatória

Essa não é uma dica somente para o outono, mas se você sofre com alguma alergia ou costuma ter resfriados quando passa por mudanças bruscas de temperatura, não deixe de carregar os remédios que você está acostumado a tomar. Faça uma pequena farmacinha com aqueles analgésicos, antitérmicos e antialérgicos familiares a você e não esqueça de levar também as receitas médicas para mostrar na imigração, caso seja solicitado.

Como lidar com o volume das roupas?

Levar um casaco volumoso ou roupas mais pesadas nos obrigam a abrir mão de algumas coisas. Seja prático na organização da mala e, sempre que puder, escolha opções com tons neutros, deixando as estampas de lado. Assim, você terá mais formas de combinação entre as peças durante a viagem.

Se você quiser reduzir o espaço na mala para levar algumas lembrancinhas extras, por exemplo, compre um saco a vácuo pequeno. Ali, você coloca uma blusa de lã e um casaco volumoso, por exemplo, lacra e enrola para tirar o ar. Dessa forma, você economiza algum espaço na mala. Mas, esteja atento: esse saco a vácuo não pode ser aquele em que é preciso um aspirador para tirar o ar. Senão, na volta, você não vai conseguir usá-lo e não vai adiantar muito, né?

Lindo fim de tarde de outono no Cais do Sodré, em Lisboa - Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Lindo fim de tarde de outono no Cais do Sodré, em Lisboa – Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Leve um suvenir inesquecível de sua viagem a Portugal

Bolsa ou mochila?

Sei que muitas mulheres não conseguem viajar sem bolsa. Porém, nessa época do ano uma mochila impermeável acaba por ser a melhor opção. Você carrega água, bolacha, cachecol, câmera fotográfica, uma blusa extra, etc… Enfim, tudo o que for preciso para passear com tranquilidade e ainda divide o peso nas costas. Se a viagem não tiver formalidade, aposte na mochila e leve apenas uma bolsa coringa para sair a noite.

Verão de São Martinho

Um fenômeno meteorológico que acontece em alguns anos e costuma surpreender os viajantes é o popularmente chamado “Verão de São Martinho”, ou seja, alguns dias antes e alguns dias depois do Dia de São Martinho (11 de novembro) podem vir dias ensolarados e mais quentinhos, dando uma bela “tapeada” no outono. Há ainda aqueles que aproveitam para esticar até alguns dias na praia (mas, calma! São uns 25º, no máximo rs.). Veja aqui a explicação.

Quer ter a nossa companhia durante a sua passagem por Lisboa?

Os acessórios

Se você costuma sentir bastante frio, leve também um chapéu mais quentinho ou um gorro. Para o mês de dezembro, principalmente, eles são indispensáveis. Com o vento forte que faz em diversas partes do país, essa acaba por ser uma opção simples de carregar e perfeita para a ocasião.

Pode deixar em casa!

Shorts, vestidos fresquinhos, sandálias… E sapatos de salto alto também podem ficar. Os primeiros dias de outono até fazem bastante calor durante o dia, mas ao longo da estação muda bastante.

Um aviso, sobretudo, para as meninas: dá para ficar linda com um look de outono e sem sapatos ou botas de salto. Se você vai passar por Lisboa e Porto, tenha a certeza de que um calçado desses poderá até arruinar toda a sua viagem, pois a calçada portuguesa, principalmente molhada, se torna um verdadeiro perigo em acessibilidade.

Como é Portugal em…

JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO| DEZEMBRO

Organize aqui a sua viagem para Portugal

icon-saude

Faça o Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem em 6x sem juros

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

Reserve o seu hotel pelo Booking, com opção de cancelamento gratuito

Serviços do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia durante a sua visita a Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

icon-foto

Leve um suvenir diferente da sua viagem: faça um ensaio fotográfico

Veja também o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro com muitas dicas, sugestões de rota e outras informações sobre Portugal 🙂

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

124 comentários

  1. Adorei o seu site!! Vou para Portugal pela primeira vez no final de novembro ficar 10 dias. Estava achando que as temperaturas seriam mais amenas, me ajudou muito a definir uma mala com itens mais quentinhos!
    Estou tentando decidir para quais cidades ir, saindo de Lisboa e as dicas foram ótimas!

    Muito obrigada!!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Ligia!
      Seja bem-vinda ao Cultuga!
      Com certeza você vai fazer uma ótima viagem por Portugal, mesmo com o friozinho. É só estar bem protegida, que você encontra diversas formas para aproveitar o país. Você já viu o nosso post sobre bate-volta a partir de Lisboa? Pode te ajudar a escolher alguns destinos por perto: http://www.cultuga.com.br/2014/07/5-cidades-para-fazer-um-bate-volta-a-partir-de-lisboa/ Dessas sugestões, mesmo com o frio, aconselho não deixar Óbidos de fora. Mesmo, mesmo! Você vai se apaixonar!
      Há diversos outros posts no Cultuga que podem te ajudar a organizar o roteiro. Eles estão todos concentrados aqui: http://www.cultuga.com.br/category/viajar/
      Ah… E não deixe de comer castanhas assadas! Essa é a melhor época para saboreá-las!
      Boa viagem e aproveite bastante!

  2. Lydiacibien RM Cibien em

    Estarei indo para Portugal no mês de Fevereiro, ainda estará fazendo muito frio?? Adorei suas dicas!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Lydia
      Seja bem-vinda ao Cultuga!
      Olha, em fevereiro ainda deve estar bastante frio, com médias entre os 14 graus de máxima e os 8 de mínima. A parte boa é que o solzinho aparece bastante e, apesar de não esquentar, deixa os dias ainda mais bonitos!
      Boa viagem!

  3. ISIS VASCONCELLOS ZANIN em

    Boa tarde vou viajar dia 22/02/2015 p/ Portugal, quero saber com esta o clima, que tipo de roupa levar, pois vou sozinha, alguns lugares de devo visitar, adoro restaurantes e barzinhos, me da dica.
    Espero que me retorne, estou ansiosa

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Isis!
      Tudo bem? Seja bem-vinda ao Cultuga 🙂
      Olha, em fevereiro ainda é inverno. Portanto, venha preparada. Tênis/ bota impermeável e roupas térmicas ajudam muito! Cachecol, gorro, luvas e um casaco mais comprido também são ótimos, principalmente para você que gosta de sair à noite. Ah, e pode deixar os saltos finos em casa. Para andar em Lisboa, se você gosta de saltinho, dê preferência para aqueles mais baixos, quadradinhos ou plataforma, sabe? Para encontrar restaurantes bem interessantes e barzinhos de todos os tipos, você pode ir ao Bairro Alto a noite. É um bairro bem diversificado a noite e super bacana para conhecer pessoas. Se você quiser esticar um pouco mais a noite, para baladinhas, também pode ir ao bairro Cais do Sodré. Se a ideia é fazer um jantar com Fado, então procure o bairro de Alfama.
      E uma ótima viagem 🙂 Você vai amar!

  4. Priscila, boa noite.

    Adorei suas dicas.
    Vou viajar para Lisboa dia 20 de Março. Ainda vai estar frio ?
    Obrigada

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Solange!
      Como vai?
      Olha, ainda vai estar frio, mas como é bem no finalzinho do inverno, entrada da primavera, você possivelmente vai pegar bons dias. As temperaturas devem ficar entre mínimas de 9, 10 graus e máximas de 15, 16 graus 🙂
      Boa viagem!

    • ISIS VASCONCELLOS ZANIN em

      PRISCILA VOU SOZINHA, VC ACHA QUE DEVO ALUGAR UM CARRO COM MOTORISTA OU P/ VISITAR FATIMA , PORTO, OU DA PRA FAZER DE TAXI OU TREM, E SE EU QUISER IR PRA PARIS COMO DEVO FAZER

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Isis!
      As dicas aqui do outono também são válidas para o inverno, com a diferença que é ainda mais frio. Venha bem agasalhada, com um bom casaco (se for um pouco mais comprido, melhor), gorro, cachecol, luvas e botas. Se a bota ou o tênis for impermeável, melhor 🙂 E há roupas chamadas “térmicas” também muito boas para colocar por baixo. Elas mantém a temperatura do corpo.
      É muito raro ter temperaturas negativas em Lisboa. Fique tanquila com relação a isso!
      Uma ótima viagem!

  5. Olá estou gostando das suas dicas estou programando minha viagem entre 09/12 e 22/12/15.
    Dois adultos e uma criança de 7anos alguma dica especial, pretendo ficar em Lisboa.
    Abraços

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Manoel!
      Como vai?
      Fico feliz que esteja gostando de nossos posts.
      Lisboa tem muitos programas bacanas para crianças: Oceanário (esse não pode faltar), Castelo de São Jorge (outro imperdível), o Zoológico (bem fácil de chegar e bem organizado), o Pavilhão do Conhecimento (bem pertinho do Oceanário), o Museu de História Natural e a Cinemateca Júnior (bem no coração da cidade – aos sábados sempre tem uma programação especial) são algumas boas opções 🙂
      Boa viagem e depois venha nos contar aqui no Cultuga o que mais gostou da terrinha 🙂

  6. Ola estarei indo para portugal pela primeira vez em outubro logo na primeira semana para uma viagem de 15 dias e recomendado levar roupas mais quentes e bota ?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Emanuela!
      Como vai?
      Depende das cidades que você pretende visitar, pois apesar do país ser pequenino, a diferença de temperatura – sobretudo a noite – varia bastante. Para Lisboa, por exemplo, você ainda deve pegar dias agradáveis com máximas de uns 22 graus e mínimas de uns 14 graus. Aconselho que na época da sua viagem visite o site http://www.accuweather.com e selecione as temperaturas das cidades que deseja visitar. Pode ajudá-la bastante 🙂
      Boa viagem!

  7. Elielma Cardoso em

    Olá, estou amando suas dicas, vou a Portugal dia 24/03/2015, e na minha mala já estava incluindo alguns saltos, graças a sua dicas não levarei, até porque queremos andar muito, já vi que não estará tão frio como sou de Curitiba estará parecido com o nosso. Me diga , como eles se vestem? levo roupas básicas de um inverno curitibano?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Elielma!
      Fico feliz que esteja gostando das nossas dicas 🙂
      Deixe os saltos em casa, sim! Dessa forma, você evita acidentes e anda bem confortável.
      Essa última semana foi um pouco atípica por aqui, com uma prévia da primavera. Entretanto, ainda assim, é melhor vir preparada para uma eventual mudança mais brusca. Creio que vestir-se como o inverno curitibano está perfeito. Veja aqui a previsão para o mês em Lisboa: http://www.accuweather.com/pt/pt/lisbon/274087/march-weather/274087 Você tem uma bota quentinha sem salto ou com aquele salto baixinho mais quadrado? Pode ser uma boa também.
      * Adoooooro Curitiba, sabia? Saudades dessa cidade tão querida!
      Uma ótima viagem e aproveite bastante 🙂

  8. Carmen Segobia em

    Também vou, pela primeira vez, a Portugal, em um tour de 10 dias em outubro. As informações anteriores me foram muito úteis. Abraço

  9. Olá Priscila, tdo bem?

    Boas dicas…e obrigado por compartilhar com nós tuas experiências!

    Pretendo ir para Lisboa e Fátima dia 17/11 a 30/11, não gosto do calor, então seria uma boa época para conhecer Portugal?

    Desde já agradeço pela atenção.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Rodrigo!
      Como vai? Aqui está tudo bem!
      Agradeço o carinho pelo nosso conteúdo!
      O mês de novembro é bastante frio. Tenha em mente que o dia escurece mais cedo e a possibilidade de dias de chuva é um pouco maior. Entretanto, é perfeitamente possível fazer uma boa viagem pelo país. Portugal tem seu charme durante o ano todo 🙂
      Você pode dar uma olhada nas médias históricas para esse mês aqui: http://www.accuweather.com/pt/pt/lisbon/274087/month/274087?monyr=11/01/2015
      Boa viagem!

  10. Olá Priscila!

    Bom dia..então como mencionei no comentário acima, irei para Lisboa, Amsterdã e Bruxelas, sendo Lisboa para Amsterdã aéreo (já comprei as passagens), mas de Amsterdã para Bruxelas não comprei você tem alguma orientação que possa me ajudar?

    Grato pelas informações anterior!

    att: Rodrigo.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Rodrigo!
      Em 2009, fiz a rota Lisboa-Bruxelas-Rotterdam. De Lisboa para Bruxelas fui de Brussels Airlines. Depois, peguei um trem de Bruxelas para Rotterdam. Foi uma boa experiência. Como Amsterdam fica uns 40min de Rotterdam, creio que você possa fazer esse caminho de trem também, com bons preços. Dá uma checada 🙂
      Boa viagem!

  11. Cida Queiroz em

    Olá Priscila, estou adorando as dicas são interessantíssimas, estou programando em ir à Portugal em outubro e já deu pra sentir a maravilha só pelas dicas. Abraços !!!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Que delícia, Cida! Conte com o Cultuga para o que for preciso 🙂
      Uma ótima viagem e um forte abraço

  12. Adorei as dicas!

    Vou para Portugal no começo de Outubro, no primeiro final de semana ficarei em Lisboa e os outros 13 dias na cidade de Guarda. Gostaria de saber se lá há barzinhos e baladinhas não muito caras rs.

    Obrigada!

  13. Jenniffer Dias em

    Olá Priscila, Gostei muito das suas dicas, e toda semana dou uma olhada para ver se tens novidades. Eu meu marido e meus dois filhos estamos de mudança para Lisboa em Setembro. Estamos bem ansiosos pois, ele irá cursar um mestrado e as crianças estão em idade escolar. Algumas pessoas me disseram que se eu deixar para procurar escolas para meu filho mais velho (5 anos) apenas quando chegar ai, não vou conseguir vaga em nenhuma escola pública. Também tenho dúvidas sobre onde iremos morar pois a universidade fica em Campolide, ai não sei se é muito caro e bom de morar com crianças. Será que você poderia me ajudar?
    Bjs!!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Jennifer! Como vai?
      Agradeço o carinho pelo conteúdo do Cultuga 🙂
      Sobre a escola, infelizmente não posso ajudá-la, pois não tenho filhos. Entretanto, o ano escolar tem início em setembro. Por isso devem ter dito a você sobre a dificuldade de arrumar uma vaga em uma escola pública. A matrícula possivelmente encerra antes disso. Talvez você consiga mais informações sobre o assunto na Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares: http://www.dgeste.mec.pt/ e junto a própria Câmara da Lisboa: http://www.cm-lisboa.pt/zonas/ocidental/equipamentos-e-servicos/escolas/ensino-publico
      Com relação a moradia, dependendo a área do Campolide é tranquilo para morar. Vocês podem ver também nos arredores do Jardim Zoológico (Sete Rios), Entrecampos, Campo Pequeno e Campo Grande. Um pouco mais distante, está Alvalade, que também é bem familiar, plano e arborizado.
      Espero que tenha ajudado! Um forte abraço!

  14. Carolina Moreira em

    Olá Priscila tudo bem?
    Estou adorando as dicas!
    Vou para portugal no começo de outubro vou ficar 15 dias, vou ficar na cidade de guarda, vou precisar levar casacos pesados?

    Desde já agradeço.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Carolina!
      Como vai? Aqui está tudo bem 🙂
      Agradeço o seu carinho!
      Hum.. Talvez valha a pena levar pelo menos um bem quentinho, para você ficar mais tranquila. Aqui nesse site dá para ver a temperatura do mês do ano passado e tirar uma base: http://www.accuweather.com/pt/pt/guarda/273402/month/273402?monyr=10/01/2014 Durante o dia é mais tranquilo, a noite é que fica bem frio por lá, sobretudo nas áreas mais altas da Serra da Estrela.
      Uma excelente viagem!

  15. Maria de Lourdes em

    Olá Pricilla! Adorei suas dicas vou para Portugal, em meados de outubro , fico ate o final do mes, quero conhecer um pouco de cada regiao, se tiver alguma dica daquelas, que só quem conhece muito bem o lugar, sabe, por favor me conte.

  16. Olá Priscila, tudo bem?
    Pretendo viajar para Portugal na primeira semana de Outubro. Pretendo visitar Lisboa, Fátima, Sintra e Tomar. Em relação à temperatura não tenho preocupação porque gosto de frio. Minha preocupação é em relação às chuvas… Chove muito no inicio de Outubro?
    Grato pela informação!
    Abraço!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Rodrigo
      Não é uma época de chuvas tão frequentes. Claro que pode acontecer… Mas as chuvas começam mesmo em novembro.
      Uma excelente viagem!

  17. VITOR e NEIDE em

    Priscila, olá.

    Iremos à Lisboa na próxima semana e já temos reserva com o Airbnb.
    Gostaria de sugestão sobre internet no celular (telemóvel…); pesquisei alguma coisa nas 3 operadoras (Vadafone, TMN e NOS) mas confesso não saber qual seria uma escolha razoável.
    Se puder nos dar alguma dica, agradecemos!!!

    Abraços!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Vitor e Neide
      Como estão?
      Olha, as operadoras realmente são bem parecidas. Pela facilidade, vocês poderão escolher a Vodafone, que tem estande no Aeroporto de Lisboa 🙂
      Uma excelente viagem para vocês! Aproveitem muito!

  18. Olá Priscila, vou p Portugal no início de outubro e estou com muitas dúvidas sobre roupas p levar, durante o dia camiseta de manga curta e calça jeans eh o suficiente ? Muito obrigada !!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Fernanda
      Como vai?
      O outono é bastante imprevisível. Aconselho que veja a previsão do tempo alguns dias antes da sua viagem. Um site que eu adoro é esse: http://www.accuweather.com/pt/pt/lisbon/274087/weather-forecast/274087
      Assim, você poderá ter uma noção melhor, sobretudo das cidades que pretende visitar. A temperatura por todo o país pode ser bastante variável.
      Durante o dia costuma ser agradável em outubro. Entretanto, a noite já fica mais fria. E lembre-se que pode chover. Portanto, um calçado impermeável vai superbem!
      Uma excelente viagem 🙂

  19. Olá, Priscila!
    Agradeço a atenção desde já!
    Irei a Portugal(porto, Coimbra, Sintra, Lisboa) no fim de setembro, praticamente começo de outubro!
    Vi que vou pegar uma temperatura entre 14 a 24 graus!
    Gostaria de saber se a tarde é tranquilo usar blusa de linho de manga comprida ou se vou morrer de calor?!
    A noite já esfria mais, não é?! Usar sobretudo a noite é demais para essa época?

    Obrigada!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Laisa
      Tudo bem?
      Pois é… Essa é a época mais instável desse período, por ser a troca de estações. Nos dias de sol, entre 11h e 15h/ 16h, é possível que você ainda sinta algum calorzinho. Fica mais tranquilo usar uma blusinha com cardigan ou jaqueta jeans, por exemplo. Fica bem fácil de tirar e colocar, caso você sinta calor. Mas a sua blusa de linho vai ser perfeita para, caso você vá passear cedinho, entre 8 e 9h da manhã e também para acompanhá-la no fim da tarde até a noite. Sintra, por exemplo, costuma ventar bastante. Se você for ao Palácio da Pena e ao Castelo dos Mouros, que ficam no topo da serra, poderá sentir bastante frio. Vá agasalhada, independente do horário.
      Com relação ao sobretudo, se ele for muito pesado, é demais para a época, sim. Não precisa trazer. Um casaco comprido, daqueles 3/4, e dois cachecóis – um mais leve e um bem quentinho – já dão conta, na minha opinião 🙂
      Espero que tenha ajudado!
      Um forte abraço e uma excelente viagem!

  20. Olá boa noite!!! Vou pra Portugal início de outubro e fico 25 dias, gostaria que me desse dicas de tudo que é possível, pois é minha primeira vez na europa, vou encontrar amigos e o meu amor que é português. Beijos

  21. Andrea Barbosa em

    Ola
    Otimo seu blog !!!

    Estarei em Portugal entre os dias 05 a 14 Nov2015. Na mesma epoca o ano passado estive na Italia, e estou em duvidas quanto ao tempo, pq recebi informaçoes que Portugal seria mais quente.
    Poderia dar dicas de roupas praticas para levar, gastos com alimentação e dicas de restaurantes.

    Obrigado

  22. Olá!
    Estou indo a Portugal (Coimbra) neste sábado, 26.09 e retorno apenas em fevereiro para o Brasil. Gostei das dicas. Pergunto: achas necessário levar sobretudo para encarar o período, especialmente janeiro ou vale a pena adquirir um por Coimbra?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Lívia
      Depende dos seus objetivos. Se você tem o costume de viajar no inverno para o exterior ou mora no sul do País, pode ser, sim, a oportunidade de comprar um bom sobretudo em Portugal. Porém, se o casaco é apenas para essa época e ele ficará depois guardado por muito tempo no seu armário, é melhor pensar em soluções com roupas que você já tem e verificar se elas podem ser adaptadas ao frio daqui – principalmente se você já tem um casaco muito bom para o frio. Uma boa bota impermeável é perfeita para a época e acaba sendo mais interessante para o seu dia a dia, seja no Brasil ou no exterior. Uma roupa térmica também. Esses são investimentos menores e superimportantes 🙂
      Boa viagem!

  23. Angela Moraes em

    Obrigada por essas dicas tão boas para nós brasileiros e pela reportagem linda de Portugal. Estou me programando para conhecer esse país tão lindo, imagino pessoalmente, estou maravilhada.

  24. MONICA LENOIR PASSOS em

    Priscila,
    Vou a Portugal no inicio de outubro . Já entrei no site do tempo e vi que estará bem parecido com a temperatura no Brasil. Já inclui camisas de tecido fino de mangas longas, segunda pele e dois cachecóis. 1-Mas dá para usar bermudas e vestidos frescos nessa época? 2- Precisa levar bota?
    Obrigada

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Monica
      Como vai?
      O tempo esse ano está uma loucura. Essa semana ainda está fazendo bastante calor a tarde aqui em Lisboa, mas um bom friozinho a noite. Eu não optaria por vestidos frescos, sobretudo porque a média das temperaturas máximas de outubro é de 21 – 22 graus – a não ser que seja um vestido que você possa usar com uma meia calça, por exemplo. Esse ano, como está um pouco mais quente, você pode até pegar perto de 25 graus entre 11h – 15h. Porém, você ficaria mais a vontade com uma calça jeans e uma blusinha nessa temperatura, sabe? Acaba por ser mais versátil, principalmente para sair mais cedo do hotel ou voltar mais tarde. A segunda pele só será necessária para cidades mais frias e para o período da noite. Vale a pena trazer a bota se você for para localidades mais frias do país, como a região da Guarda, por exemplo. Porém, se ela for impermeável e sem salto (ou com um pequeno salto quadrado), vale a pena trazer, pois você pode pegar algum dia de chuva nesse período e essa acaba sempre por ser uma boa proteção.
      Um forte abraço e uma excelente viagem!

  25. Andréa Barbosa em

    Parabéns seu blog e completo !!!!

    Viajo no dia 04 Novembro a Portugal, apenas 10 dias em excursão.
    Estou com dúvidas
    – aeroporto de lisboa ou Porto e fácil entendimento malas e saída ou devo esperar igual o aeroporto de Madri? Vou estar com uma senhora de 75 anos e uma crianca de dez anos.
    -posso seguir sua dica de roupas para Outono ou sugere algo, pq uma amiga esteve em Agosto e teve q comprar roupa pq pegou uma semana de frio e chuva?
    – Sei q e delicado mas se fosse sugerir quanto seria sua base de gasto diário com alimentação e passeio?
    – o que não posso não comer ou conhecer na sua opinião?
    -Qual a dica de lembrancinhas?
    -Famosa casa que vende os pastéis de Belém e fácil localização?

    Obrigado viu

    O que poder responder já fico feliz pela ajuda

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Andréa
      Como vai?
      Os aeroportos do Porto e de Lisboa são de fácil mobilidade e entendimento. Creio que vocês não terão nenhum problema com relação a isso. Com relação a mala, você poderá usar as nossas dicas aqui do post e também checar a temperatura em um site que gosto muito de usar: http://www.accuweather.com/
      Sobre as lembrancinhas, você pode pegar algumas dicas nesse post, que está bem bacana: http://www.cultuga.com.br/2015/10/souvenirs-e-lembrancinhas-de-viagem-em-portugal-onde-comprar/ E para a casa dos Pastéis de Belém, vocês logo vão vê-la quando visitarem Belém. Ela é de fácil localização.
      Com relação ao gasto diário, outros locais para visitar de acordo com o seu roteiro, restaurantes ou especialidades portuguesas e outras dicas/ dúvidas, oferecemos um serviço de consultoria, com atendimento personalizado por Skype. Vou enviar ao seu e-mail os detalhes dos nossos serviços para que possa conhecer, ok?
      Um forte abraço e uma excelente viagem

  26. Lucia Moyses em

    Oi Vou para o porto e Galicia no inicio de fevereiro Vai estar muito frio? chove muito essa epoca? Obigada

  27. Olá Priscila, vou a Portugal no início de setembro, vai está frio? Devo levar roupas de inverno somente?

  28. Olá, eu e meu marido estamos planejando ir em 03/12/2016 e passar uns 8 dias, essa época o inverno já é rigoroso? e lhe pergunto, é possível aproveitar em 8 dias?
    Obrigada.

  29. Patricia C. M. P. dos Santos em

    Olá!
    Sou Patricia, e eu e meu marido estamos planejando ir para Lisboa nos dias 17/10 a 25/10/16 comemorar nossas bodas de prata. Gostaria de algumas dicas de onde ir e o q levar na mala.
    Bjs e obrigada!

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Patricia
      Tudo bem?
      Nós temos várias dicas de Lisboa e região aqui nesse link: http://www.cultuga.com.br/category/regioes-de-portugal/lisboa/ Caso queiram ficar hospedados em um hotel romântico em alguma vila próxima da capital, veja as nossas sugestões em Sintra e Óbidos: http://www.cultuga.com.br/2016/02/lua-mel-lugares-romanticos-em-portugal/
      Em outubro a temperatura começa a cair, mas nada muito preocupante. De qualquer forma é bom levar um casado, bota (não use salto fino, é desconfortável andar na calçada portuguesa), tênis confortável e cachecol. Esses são itens importantes. Em outubro não chove tanto quanto novembro e dezembro, mas é bom que esteja previnida. 🙂
      Se precisar de ajuda para organizar o seu roteiro, você poderá contar também com a nossa consultoria. Será um prazer ajudá-la: http://www.cultuga.com.br/2014/04/assessoria-de-viagem-roteiro-personalizado-portugal/
      Um grande abraço!

      • Patricia C. M. P. dos Santos em

        Olá Rafael!
        Adorei as dicas de vocês, principalmente o que não se deve fazer em Portugal, todos meus avós eram portugueses, portanto conheço bem o jeito português….São sisudos, exigentes, mas tem um enorme coração!! Tenho certeza que vou amar conhecer a terra dos meus antepassados, estar aí para mim é ter um sonho realizado!! Vou aproveitar ao máximo!!!
        Beijos!!!

        • Rafael Boro
          Rafael Boro em

          Olá, Patrícia
          Que bom saber que você gostou das nossas dicas! 🙂
          Certamente será uma viagem especial e as memórias dela serão ainda mais incríveis por você ter tido uma ligação com os seus avós portugueses. Aproveite muito Lisboa e os outros cantinhos do país que você conseguir ir.
          Um grande abraço!

  30. Maria Emilia em

    Olá,Priscila
    Gosto muito das suas dicas. O site tem tudo que preciso saber.É a segunda vez que uso e abuso das informações contidas nele. Já estive em Portugal no verão.Mas este ano vou em Outubro .Ele me ajudou a não colocar nas malas objetos que com certeza não vou precisar usar.Muito obrigada! Um grande abraço.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá Maria Emilia
      Tudo bem?
      Que delícia de comentário! Obrigada pelo carinho 🙂
      Seja sempre bem-vinda ao Cultuga e a Portugal!
      Um forte abraço e uma excelente viagem

  31. Juliana Guedes em

    Olá, Priscila!
    Viajo dia 28/10, entre Lisboa e Porto, e fico até 06/11. Essa época já cai muito a temperatura? Li todos os comentários, mas na grande maioria o pessoal pergunta inicio de outubro ou final de novembro em diante. Amo frio, morei no Canadá no inverno, mas fico com receio de exagerar e levar roupas mais pesadas e passar calor durante o dia e não ser tão necessário tbm pra noite. Que tipo de casaco vc indica pra essa época?? E chuvas, já são mais frequentes, já que é transição de outubro/novembro?? Aaahh, uma curiosidade, no outono é bem definida a estação? tipo, folhagens, visual da cidade ….
    Adorei o site!
    Beijos

    • Rafael Boro

      Olá, Juliana
      Tudo bem?
      A temperatura cai um pouquinho mais no final de outrubro. Em Lisboa, por exemplo, muitas vezes a máxima não passa dos 20 graus e a mínina chega aos 11. No Porto chega a uns 2, 3 graus a menos.
      Já que você gosta de frio rs, um casaco que ajuda a barrar o vento e que não seja tão pesado pode ser legal. Blusas e camisas compridas são boas alternativas para essa época. Uma dica que pode te ajudar é entrar agora nos sites de marcas de roupa, como Zara e Springfield, para ver um preview da coleção de outono.
      As chuvas já começam a aparecer. Mas não é tão comum ter dias seguidos de chuva sem parar. Então é sempre bom ter um guarda-chuva (pode comprar durante a viagem – tomara que não chova durante a sua visita a Portugal 😉 )
      As estações são bem definidas aqui. Então você vai ver as folhas com um tom avermelhado ou amarelado nas árvores e no chão. A calçada portuguesa fica muito bonita quando se mistura com a folhagem.
      Um grande abraço e boa viagem!

    • Juliana Guedes em

      Verdade! Boa ideia essa de olhar os sites de moda na época de viagem, ajuda muito!
      Vou adorar visitar o país nessa estação, minha preferida!

      Brigadão pela gentileza ….

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Saulo
      Tudo bem?
      Qualquer que seja a época, Portugal sempre vale a pena 🙂 Costumamos dizer que não há época errada, basta que esteja com a roupa certa!
      Entretanto, novembro é um mês instável, com dias de chuva e sol e variação na temperatura. É preciso se programar e ter sempre um “plano B”.
      Um forte abraço

  32. Olá Priscila, bom dia!
    Não sei se pode me ajudar, mas, qualquer esclarecimento seu com certeza será bem útil.
    1) Estou noiva de um alemão. Estamos com vôos e hotel marcados para nos encontrarmos em Lisboa no mês de novembro. Se quisermos nos casar aí, isto seria possível? Poderia me dar alguma informação a respeito? Pelo menos para eu iniciar uma busca?
    2) Sou brasileira e moro em Brasília. Já sou aposentada. Se eu e meu noivo (ele é alemão), optássemos por morar em Portugal, que trâmites legais devemos buscar?
    Fico muitíssimo grata com sua atenção ou, de qualquer pessoa que se interesse em me ajudar.
    Um grande abraço de Cleo.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Cleo
      Como vai?
      Não tenho essa informação sobre o casamento para te passar. Penso que seja ideal procurar o Consulado ou a Embaixada da Alemanha em Portugal para buscar essa orientação.
      Com relação a morar em Portugal, ele precisará de uma certidão emitida pela Câmara Municipal da cidade que desejam morar e você deverá procurar o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para solicitar a sua autorização de residência por reagrupamento familiar.
      Caso precisem de suporte burocrático, busque a Ei!, que é uma empresa portuguesa especializada em imigração: http://eimigrante.pt/
      Um forte abraço

  33. Adorei suas dicas vou no mês de dezembro dia 02 e vamos ficar 20 dias….. estava na duvida do que levar….. obrigada.

  34. Olá.
    Adoro o seu site. Tem muitas dicas importantes!
    Estarei chegando em Lisboa agora em 13 de setembro, em lua de mel.
    Ficaremos 6 dias em Lisboa no HF Fenix.
    Já li que posso pegar um taxi ou o ônibus por 3,50 na saída do aeroporto. Por isso já de8sisti do transfer. Obrigada pela economia!
    Também já vi que a temperatura vai ser agradável (max 27°). Então não vou levar casacos pesados não… só cavaquinhos leves tênis e sapatilhas, correto?
    Dá pra usar sandálias abertas nessa época?
    Mas como todas as noites passaremos em Lisboa, gostaria de saber dicas de passeios que podemos fazer durante o dia e voltarmos para dormir em Lisboa.
    Da para irmos a Algarve, Cintra, Cascais,…???
    Onde mais?
    E o que fazer a noite em Lisboa?
    Bons restaurantes?
    Quais?
    Desde já agradeço

  35. Ahh Rafael,
    Obrigada pelas excelentes dicas!!!
    Só mais uma coisinha…
    Sobre os passeios, é melhor contratá-los por aqui ou aí mesmo em Portugal?
    Vimos aqui na internet passeios para Sintra, Caiscais, Estoril e Cabo da Roca; Fátima, Batalha, Nazaré e Óbidos; e Fado com jantar. Pelo que pesquisamos são passeios de 1 dia, cada. Então estamos em dúvida se saímos daqui já com os passeios contratados ou se compramos aí… o que vale mais a pena? Vc teria idéia dos valores desses passeios comprados aí? E se for melhor comprar aí, em que locais faremos isso? No próprio hotel?
    Desde já agradeço imensamente a atenção!!!

    • Rafael Boro

      De nada, Renata!
      Com relação aos passeios, tanto faz. Na verdade, a única vantagem de contratar de uma agência brasileira seria a facilidade de pagamento, em parcelas. Se pretendem pagar à vista, no dia do passeio, poderão fazer a cotação pela Internet das empresas portuguesas e marcar o tour com aquela que mais gostam. Sobre contratar no hotel na hora, por vezes, o valor pode ficar mais alto.
      Das empresas portuguesas que prestam esse serviço, gostamos da Portugal Premium Tours, com a qual já tivemos a oportunidade de trabalhar juntos e conhecemos o responsável pela empresa, que é uma pessoa querida por nós: http://www.premiumtours.pt/ – os valores dos tours estão já indicados no site e pode falar em nosso nome. Tenho a certeza que vão gostar da experiência 🙂
      Uma ótima viagem!

  36. Oi Priscila, bom dia
    Gostei muito de seu site. Irei para o Porto esse final de semana e depois sigo para o sul de Portugal. Depois de ler suas dicas farei algumas substituições na mala, pois estava levando muita roupa de verão.

    Também descendo de imigrantes portugueses e amo essa nossa terrinha.

    Um grande abraço

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Cida
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho e aproveito para desejar uma excelente viagem 🙂
      Seja sempre bem-vinda!
      Um forte abraço

  37. Olá! Vou passar 1 ano em Portugal e estou navegando em cada parte do blog. Está me ajudando muito!
    Gostaria de fazer uma pergunta em relação ao que levar na bagagem. Vou em meados de outubro, então, o que me recomendam: levar muitos casacos e acessório de inverno do Brasil ou levar menos e deixar para comprar aí? Tais coisas são muito caras?

    Abraços!

    • Rafael Boro

      Olá, Bianca
      Tudo bem?
      Ficamos felizes que as dicas do Cultuga estejam te ajudando. 🙂
      Em outubro ainda não é tão frio. É mais no final do outono que as temperaturas começam a cair. A melhor coisa é deixar para comprar aqui em Portugal. Traga do Brasil uma coisa ou outra para caso não consiga fazer compras nos primeiros dias. Em Lisboa há muitas lojas com ótimos preços, como a Primark (a mais barata de todas e com muitas opções), a Zara, H&M e a Springfield.
      Um abraço e aproveite muito esse um ano por aqui!

  38. Olá Priscila, gostaria de saber mais sobre a temperatura no mês de outubro, se levo só roupa de inverno… adorei o site, e amo Lisboa, tanto que é a terceira vez que voltarei para essa cidade maravilhosa, só que é a primeira vez que vou no mês de outubro.
    Um abraço

    • Rafael Boro

      Olá, Fernanda
      Tudo bem?
      Agradecemos o carinho com o Cultuga! 🙂
      Outubro é um mês bem gostoso para viajar por Portugal. As chuvas podem aparecer, assim como alguns dias mais frios, mas nada que atrapalhe a sua viagem. Em Lisboa, a temperatura máxima não costuma passar dos 25 graus, enquanto as mínimas podem chegar aos 12 graus.
      Um grande abraço e boa viagem!

  39. Olá Fernanda e Rafael,

    Estou indo para Portugal dia 12/10 e ficaremos até dia 22/10, passaremos por Porto, Coimbram Regiao do Algarve e Lisboa, minha preocupação é sobre o tempo, chuvas, etc.. vi pela meteorologia que há grande possibilidade de chuvas! Issso é comum nesta época? No link Portugal mês a mês, nao vi pro Mes de Outubro, por que?
    Um grande abraço e parabens pelo site!

    • Rafael Boro

      Olá, Isabela
      Tudo bem?
      Agradecemos o carinho com o Cultuga!
      Em outubro pode chover, porém, mais na segunda quinzena. Você faz bem em acompanhar a meteorologia. Assim fica mais fácil de organizar a viagem. 🙂
      O post de outubro entrou ontem no ar. Espero que você goste: http://www.cultuga.com.br/2016/09/portugal-em-outubro/
      Um grande abraço e boa viagem!
      Obs. Vamos ficar torcendo para não chover 😉

  40. Olá! Li suas dicas sobre o outono e adorei mas ainda continuo em dúvida sobre que tipos de roupa levar.. Já olhei uma previsão estendida da temperatura mas ainda fico na dúvida pq nunca peguei temperaturas mais frias, então quais são os tipos de roupas ideais? É frio até durante o dia? Eu vou pra Lisboa no início de novembro, desde já obrigada!

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Beatriz
      Tudo bem?
      Que bom que gostou das nossas dicas!
      Novembro já começa ter um pouco da cara do inverno. As temperatura não variam muito e pode ter chuva. De manhã e à noite faz mais frio, durante o dia melhora, principalmente se o sol aparecer. Porém, dificilmente as temperaturas máximas os 24, 25 graus.
      É preciso levar na mala um tênis ou bota impermetável, cachecol, casaco corta vento, roupa “segunda pele” e meias térmicas. Caso não tenha, vá até a loja Decathlon, que indicamos aqui no post. Lá você consegue comprar ropas próprias para o frio. Vale lembrar que todas as lojas de roupas já estão com as coleções Outono-Inverno. 🙂
      Um abraço e boa viagem!

  41. Além de ser minha xará…rsrsrs…amei as dicas! Estou chegando aí no próximo sábado ansiosa pelo outono ameno e pelas delícias portuguesas! Obrigada!

  42. Olá, Priscila
    Pretendo ir a Portugal em julho.
    Gostaria de obter informações do clima, roupas, passeiros

  43. Olá Priscila e Rafael,

    Já fui a Portugal em Junho-Junlho mas fiz apenas Lisboa e Porto, mas ano que vem vou em 01 de Outubro, início de Outono, e gostaria de ir também em Algarve e Cascais. Acha que vale a pena por conta do clima estar ameno?
    Ou coisa, qual a ordem que vocês acham interessante visitar, Sul primeiro e depois Norte e Lisboa entre eles?

    Parabéns pelo site!
    Forte abraço

    • Rafael Boro

      Olá, Jody
      Tudo bem?

      Agradecemos o carinho com o Cultuga!
      É possível sim conhecer a região do Algarve e Cascais no início do outono. A temperatura não costuma cair tanto nos primeiros dias de outubro. Esse ano, por exemplo, chegou a fazer 30 graus na segunda quinzena de outubro.
      A melhor rota é essa que você falou: começar pelo Algarve, passar por Lisboa e terminar no Porto! 🙂

      Um grande abraço e boa viagem!

      • Jody Sanhes em

        Olá Rafael!
        Obrigado pela resposta.
        Possivelmente meus pais irão em Agosto e subir pra fazer norte da Espanha desta vez. Vou recomendar vocês a eles.
        Abraços!

        • Rafael Boro
          Rafael Boro em

          De nada, Jody!
          Fico feliz que tenha gostado da sugestão. 🙂
          Obrigado pela recomendação. Estamos à disposição! Desejo uma ótima viagem aos seus pais!
          Um grande abraço!

  44. Pingback: Roteiro romântico em Lisboa: 5 dicas para se apaixonar pela luz de Lisboa

  45. Olá Priscila como vai?

    Estou planejando ir à Lisboa em setembro de 2017, creio que já esteja chegando o frio por aí. Queria saber de vocês sobre hospedagem, o que é melhor, ver direto com o hotel ou naqueles sites de reserva. E como irei viajar sozinha, qual o melhor bairro para ficar… Pretendo passar de 15 a 20 dias, então não poderia ser uma diária muitoooo cara….rsrsr
    Espero até lá conseguir fazer a consultoria com vocês para saber os melhores lugares para ir.

    beijinhos

    • Rafael Boro

      Olá, Kelly
      Tudo ótimo e você?
      Setembro ainda é verão por aqui. O outono começa dia 21. Geralmente, as temperaturas do final de setembro e início do outubro não são tão baixas. Mas sempre é bom trazer algo mais quente.
      Nós gostamos de fazer a reserva pelo Booking. Hoje em dia, é muito comum os hotéis estarem nesse tipo de site. Pode ficar tranquila que é fácil de navegar e seguro.
      Não se preocupe. Lisboa não é uma cidade perigosa. As regiões próximas das estações de metro Marquês de Pombal, Avenida, Parque, Saldanha e São Sebastião são ótimas. Há diversos tipos de hotéis e com todos os preços. 🙂
      Caso precise da nossa consultoria, pode contar com a gente. Será um prazer ajudá-la.
      Um grande abraço!

  46. Muito legal seu site Priscila e Rafael.

    Em Abril irei a Portugal com meu sobrinho. Queria saber como estará o tempo por volta do dia 15/04 e que tipo de roupa devo levar.

    Obrigada por dividir conosco tantas coisas legais sobre esse Pais Portugal.

    Francis

  47. Olá, gostaria gostaria de ir de Lisboa ao Porto de trem, mas ao tentar comprar pelo site a passagem alfapendular, só tem até Porto Campanha, gostaria São Bento, é assim mesmo? Posso comprar? E depois como faço a transferência? Obrigada.

  48. Flávia Kohls em

    Olá, o site de vocês é super bacana!
    Estou numa dúvida cruel! Comprei passagens para 21 de outubro desse ano (2017) e fico até 29/10. Mas pelo que tenho lido, acontece muitas chuvas, né nessa época que pretendo ir? Estou ate triste, acho que escolhi a época errada. Acham que eu deveria trocar e ir na segunda quinzena de Setembro, para não correr o risco de passar minha viagem com chuva? Grande abraço, vocês são ótimos!

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Flávia
      Tudo bem?
      Agradecemos o carinho com o Cultuga! 🙂
      A probabilidade de chover no final de outubro é bem maior do que a primeira e a segunda quinzena de setembro, que ainda é verão. Como você tem poucos dias de viagem, se você conseguir, seria ideal mudar para setembro (a primeira quinzena é um pouco mais cara que a segunda).
      De qualquer forma, estamos torcendo para que não chova nenhum dia de setembro e outubro. 😉
      Um grande abraço e boa viagem!

  49. oi, estou com uma dúvida! vamos a Portugal no final do mês de junho e ficaremos 15 dias. Mas vamos fazer um tour por várias cidades de carro. Vou ficar uns 3 dias em lisboa no hotel ibis com reserva antecipada , mas nas outras cidade não! iremos escolher os hotéis chegando na hora. Será que irá ter problema na entrada no país com a imigração?

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Alcione
      Tudo bem?
      Caso você não tenha a reserva dos hotéis, é importante ter todos os outros documentos necessários, caso o funcionário da imigração venha a pedir. Porém, o maior problema está em escolher os hotéis na hora. Junho já é alta temporada e, portanto, os preços são mais altos e as boas opções acabam rápido. Sempre vai haver locais, mas podem não ser tão confortáveis.
      Um abraço e boa viagem!

  50. Tânia Maria Granzotto em

    Olá, vamos prá Portugal em outubro e reservamos um peugeot 308. Será que nele encontraremos o GPS desbloqueado? Ouvi dizer que as empresas de aluguel de carros bloqueiam o GPS para poderem ganhar na locação dele. Será verdade? Reservamos pela autoeurope e não queremos levar o nosso GPS daqui. Obrigada

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Tânia
      Tudo bem?
      Não sei. Isso deve variar de empresa para empresa. Uma alternativa é comprar um chip de celular de uma empresa portuguesa (Vodafone, por exemplo, que vende no aeroporto de Lisboa), assim você poderá usar o Google Maps. Nós sempre usamos o telefone e funciona muito bem. 😉
      Um abraço e boa viagem!

  51. Dirce Evaristo em

    Olá Flavia e Rafael!!

    Parabéns pelo site…. peguei muitas dicas boas. Estou com viagem marcada para Portugal em 12.10.2017 até 29.10.2017. Um dos roteiros é Pinhão. Qual a melhor maneira de chegar por lá, de carro ou pelo RioDouro.

    Bjs

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Dirce
      Tudo bem?
      Fico contente que tenha gostado do Cultuga! 🙂
      A melhor maneira é de carro, pois você consegue chegar de qualquer parte do país. A estrada que liga o Porto ao Pinhão, beirando o Douro, é muito bonita. Pelo rio, somente a partir do Porto. Entretanto, nessa época do ano não deve mais haver cruzeiros especiais até o Pinhão.
      Aproveite bastante essa linda viagem!
      Um abraço!

  52. Boa tarde! Estou indo para Barcelona, Madrid e de Porto vamos de carro até Lisboa, 15 dias.
    Gostaria que me ajudasse nas roupas que devo levar, sapatos e tipo de sacola de mão. Obrigada.

Deixe um comentário